Com o objetivo de orientar e se aproximar ainda mais dos moradores da zona rural, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, realizou, nesta quinta-feira (17), mais uma reunião com um grupo de pessoas que vivem no campo. A ação, que reuniu moradores do Engenho Penanduba – Via do Trabalho, apresentou a iniciativa de implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs).
Os núcleos consistem na identificação de voluntários nas comunidades locais, que atuarão como elo entre o poder público e os moradores de cada região. A função desses voluntários é prestar assistência e apoio aos vizinhos, além de comunicar à Prefeitura, com agilidade, sobre situações de risco, como danos causados por fortes chuvas, ameaças de deslizamentos, necessidade de compartilhamento de alertas, entre outras ocorrências.
"Essa é uma solicitação que tenho feito às secretarias: que os servidores estejam mais próximos dos moradores, tanto na área urbana quanto na rural. Esse trabalho precisa ser integrado e representa um compromisso da nossa gestão com os jaboatonenses", destacou o prefeito Mano Medeiros.
Segundo a gerente de Planejamento e Ação Social da Defesa Civil, Ana Cláudia, “a zona rural também apresenta seus próprios desafios e especificidades, e é fundamental que a Defesa Civil escute a população e realize os devidos encaminhamentos. Esta é apenas uma primeira aproximação, mas não será a última. Em qualquer situação de risco, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil para solicitar vistorias, colocação de lonas, entre outros serviços. Os atendimentos podem ser acionados gratuitamente pelo 0800 ou pelo WhatsApp, por onde é possível abrir um chamado de forma simples e rápida”, explicou.
Moradora e representante do Engenho Penanduba – Via do Trabalho, Ângela Conceição reconheceu a importância da ação de aproximação com as localidades rurais. "Cada atividade como essa é de grande ajuda, pois todos precisam, e essa área rural tem muitas pessoas carentes. Tem gente que possui transporte, o que facilita, principalmente em época de chuva, mas muitos não têm. Então, tudo que chega para melhorar nossa qualidade de vida é positivo", afirmou a liderança local, destacando que, só na região, vivem aproximadamente 60 famílias.
Para entrar em contato com a Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, o cidadão deve ligar para os números 0800 281 2099 ou (81) 99195-6655. Os telefones funcionam 24 horas por dia.
Fotos: Divulgação
Ascom / PMJG
Por, Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.