Nada Consta

Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Radialista e repórter do Blog Folha de Notícias Paulino Andrade, fez uma visita à escultura da Perna Cabeluda, que está instalada no Recife Antigo nesta terça-feira, 14 de Outubro Junto com o seu filho autista, Wagner Andrade

 



Paulino Andrade


O Radialista Paulino Andrade, disse que passou por muitos momentos difíceis na época em que ele morava no loteamento Penedo de cima no município da sua terra Natal, São Lourenço da Mata na época em que surgiu a história da Perna Cabeluda ele não lembra exatamente o ano mas, segundo informações, foi mais ou menos em 1970.

Segundo Paulino Andrade, quando a sua mãe que já não está mais entre nós, a Dona Severina o mandava ir a alguma venda compra pão etc. a partir dali, ele já começava a tremer de medo, mais naquela época, com medo ou sem medo, os filhos tinham que obedecer os mandados dos pais e, ele ia assim mesmo.

No meio do caminho quando acontecia de aparecer alguns amigos perguntando, tú vai pra onde? ele respondia; vou na venda comprar pão, e o amigo dizia "cuidado com a perna cabeluda não!", aquilo era o suficiente para o medo aumentar mais como ele tinha que cumprir ordens da mãe, ele tinha que seguir viagem assim mesmo nas ruas do alto em Jardim Penedo onde morava, e pra aumentar ainda mais o desespero, naquela época só se via mato de lado e de outro as casa tudo distantes uma da outra. A história da Perna Cabeluda começou mais ou menos no ano 1970 como já foi dito no início dessa edição, o radialista Paulino Andrade tinha mais ou menos 7 anos de idade já que ele nasceu em 1963.

Dizem que essa história da Perna Cabeluda foi invenção do Escritor, Raimundo Carrero e que teve também participação do Jornalista, Jota Ferreira.

Vamos ler a baixo alguns detalhes que conseguimos obter pela Internet:

O que é a Perna Cabeluda?

A Perna Cabeluda é uma lenda urbana que se originou no Recife, capital de Pernambuco, durante a década de 1970. A criatura mística, descrita como uma perna forte e peluda, assombraria as ruas da cidade à noite, atacando pessoas com chutes e rasteiras. A lenda se espalhou por outras regiões do Nordeste, ganhando diversas versões. 
Contexto da lenda
Origem: A história ganhou força após relatos sobre um caso em São Lourenço da Mata. Uma das narrativas sobre a origem da lenda envolve um vigia noturno que teria encontrado a criatura.
Divulgação: A lenda foi popularizada pelo escritor Raimundo Carrero e pelo radialista Jota Ferreira nos anos 70.
A Perna Cabeluda como parte da cultura pernambucana: A lenda se tornou um ícone do folclore local e serviu de inspiração para HQs, filmes e outras manifestações artísticas. 
Ação recente no Marco Zero
Em outubro de 2025, uma escultura gigante da Perna Cabeluda foi instalada no Marco Zero, no Recife. A obra, com cerca de oito metros de altura, foi uma ação promocional do filme Recife Assombrado 2: a maldição de Branca Dias. A exposição da escultura é uma oportunidade para quem deseja fazer uma "visita à Perna Cabeluda", ou seja, conhecer de perto essa representação artística da famosa lenda pernambucana.

Veja abaixo outros detalhes sobre a Perna Cabeluda também via Internet:


Dizem que quem começou com a onda da perna cabeluda no recife foi Jota Ferreira, é verdade ou não?

Sim, a afirmação é verdadeira
. O radialista e jornalista Jota Ferreira, em parceria com o também jornalista Geraldo Freire, criou e popularizou a lenda urbana da Perna Cabeluda no Recife durante os anos 1970. 
Os detalhes sobre a história:

    Origem no rádio: A lenda surgiu durante os noticiários de Jota Ferreira na Rádio Repórter Globo, e depois ganhou mais força na Rádio Clube.
    O "crime": Jota, que apresentava um programa de notícias policiais de madrugada, inventou a história de que um vigilante noturno havia encontrado uma perna humana e peluda.
    Popularização: A "notícia" era veiculada nas madrugadas e rapidamente se espalhou pelo imaginário popular, criando um misto de medo e curiosidade no Recife.
    Objetivo: A lenda foi uma invenção para dar "gás" e aumentar o interesse pelos programas de rádio da época, e acabou se tornando um dos mal-assombros mais famosos da cultura pernambucana. 

Portanto, Jota Ferreira foi o principal responsável por dar vida e popularizar a história da Perna Cabeluda que assombrou o Recife por décadas.

Informações - IA Inteligência Artificial.

A escultura da Perna Cabeluda está instalada no recife antigo para levar conhecimentos ao público sobre o filme, RECIFE ASSOMBRADO.


Na foto a baixo está o filho autista do Radialista, Wagner Andrade, feita na manhã desta terça-feira, 14 de Outubro, 2025.





Da Redação: B. Folha de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.