sábado, 15 de dezembro de 2012

NOTA À IMPRENSA - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL EM PERNAMBUCO



 
“Polícia Federal e Secretaria de Defesa Social divulgam balanço final da operação “NERO VII”.

A Polícia Federal em Pernambuco e Secretaria de Defesa Social/PE, através da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, deflagrou no dia 04.12.2012 e concluiu no dia 07.12.2012, a operação “NERO VII” - que visa à erradicação dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF, visando reduzir a produção e oferta de maconha no sertão do Estado de Pernambuco.

A operação contou com um efetivo de aproximadamente 80 pessoas entre policiais federais, civis (DENARC), militares (CIOSAC, CORPO DE BOMBEIROS - (equipado com 06 botes infláveis para transporte aquático, e uma viatura de resgate para efetuar atendimento pré-hospitalar), GATI, 1ª CIPM e 7ª CIPM). A logística contou com (01) um helicóptero do GTA - Grupo Tático Aéreo da SDS/PM-PE e alcançou os municípios de Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e as ilhas do Rio São Francisco.


BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO NERO VII
Pés Erradicados
83 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 83 mil pés
 28 toneladas
Plantios Destruídos
38
Mudas Destruídas
12.650
Maconha Pronta
132 quilos
















Durante o ano a Polícia Federal realiza 04(quatro) operações de erradicação de maconha o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).

Tem se verificado que grande parte da maconha apreendida no estado ou é oriunda do Paraguai ou são aquelas colhidas precocemente antes da deflagração das operações de erradicação o que resulta numa erva de péssima qualidade, além de Pernambuco a Bahia também realizada operações trimestrais. As ações demonstram claramente a diminuição da quantidade de pés plantados, sinal evidente de que as operações vêm surtindo efeito.


                                                        

Recife/PE, 13 de dezembro de 2012.
Comunicação Social SR/DPF/PE
ASCOM-Secretaria de Defesa Social

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.