Nesta terça-feira (15), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude, promoveu uma visita técnica de artesãos do município à 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião, um grupo de 15 pessoas que integram os programas da Economia Solidária e da Feira da Mulher Empreendedora percorreu os corredores do pavilhão de eventos. Os participantes estavam acompanhados pelo técnico do Sebrae/PE, Eduardo Maciel, que apresentou detalhes das peças expostas pelos artesãos da feira.
Para o prefeito Mano Medeiros, “esse tipo de visita, com profissionais do nosso município que atuam com artesanato, é muito enriquecedora. Eles conhecem novas técnicas, têm acesso a artesãos de outras cidades e estados, e se inspiram para ampliar suas possibilidades de atuação e valorizar suas práticas”, destacou o gestor.
Segundo o gerente de Empreendedorismo e Economia Solidária do Jaboatão dos Guararapes, Paulino Albuquerque, a visita integra um conjunto de ações voltadas à qualificação e valorização desses profissionais. “Começamos com capacitações e orientações; depois veio a preparação das peças para serem submetidas à curadoria, resultando na seleção dos 18 artesãos que estão expondo na Fenearte. Paralelamente, realizamos a emissão das Carteiras Nacionais do Artesão. Agora, seguimos para uma nova etapa, que inclui ações voltadas à valorização da identidade visual do artesanato jaboatonense e o fortalecimento do associativismo, promovendo mais união e colaboração entre eles”, explicou.
Entre as participantes estava Marileide Soares, responsável pela loja colaborativa de Prazeres. Artesã há 15 anos, atualmente ela trabalha com crochê feito com linha 100% algodão, voltado para itens infantis. “Já participei da Fenearte por três anos, mas este ano decidi dar espaço para outras meninas da loja colaborativa. A visita foi ótima, porque além de ver os estandes, tivemos uma palestra com o Sebrae. Apesar de já conhecermos muita coisa, sempre há algo novo para aprender. Foi muito interessante poder acompanhar tudo”, afirmou.
Sala do Empreendedor – Além dos artesãos jaboatonenses, a visita técnica contou com a presença de servidoras das três Salas do Empreendedor do município: Curado, Mangueira e Cavaleiro. Na Fenearte, elas também acompanharam as orientações do técnico do Sebrae, Eduardo Maciel, sobre as peças de artesanato, os detalhes dos itens produzidos por mestres artesãos, bem como os critérios que devem ser observados durante a curadoria. A proposta é tornar as Salas do Empreendedor mais atuantes, reforçando esses espaços como canais de comunicação e de fomento ao artesanato no município.
Fotos: Divulgação
Ascom / PMJG
Por, Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.