quinta-feira, 17 de julho de 2025

Parque Jefferson de Freitas ganha Parcão para pets e tutores no Jaboatão Centro

 


Foto: Divulgação

A população do Jaboatão dos Guararapes pode comemorar a entrega do primeiro Parcão do município, nesta sexta (18), a partir das 16h, no bairro do Jaboatão Centro. Trata-se de um espaço público destinado à recreação e socialização de cães em um ambiente seguro e cercado, que faz parte das obras de requalificação da área, de mais de 10 mil metros quadrados, do Parque Jefferson de Freitas. 

O prefeito Mano Medeiros destaca que o Parcão contribui para a promoção do bem-estar coletivo, além de preservar as áreas verdes da cidade, e incentivar a ocupação saudável dos parques públicos. “Ao reunir tutores de cães em um espaço comum, favorece a socialização entre os moradores, fortalecendo o senso de comunidade e o convívio entre diferentes gerações”, disse o prefeito.

O novo espaço pet proporcionará um ambiente seguro e controlado para cães socializarem, correrem e brincarem livremente, enquanto seus tutores desfrutam de momentos de lazer. Essa iniciativa também contribui para a saúde física e mental dos animais. A Prefeitura reafirma seu compromisso com políticas públicas voltadas à causa animal e à valorização dos espaços urbanos. O Parcão visa tornar Jaboatão uma cidade mais inclusiva, acolhedora e sustentável para todos os seus moradores.

Requalificação - O Parque Jefferson de Freitas passou por uma ampla revitalização, incluindo reforma dos banheiros, recuperação da pista de cooper, instalação de gradil, melhoria nas quadras poliesportivas e substituição das redes nos gols e cestas. Mesmo durante as obras realizadas, o parque permaneceu aberto para o lazer e à prática esportiva. 

Para participar das atividades com acompanhamento profissional, como a academia do idoso e de musculação com equipamentos em aço inox, aula funcional e aulas de zumba; os moradores podem se inscrever através do aplicativo MUDE, ou de acordo com a orientação dos professores que foram treinados para darem todo suporte aos alunos. A população também encontra pista de skate e brinquedos infantis. A academia de musculação funciona de segunda a sexta, das 5h às 9h e das 16h às 20h. O parque fica na Rua Alberto Barreto, onde existia o Estádio Jefferson de Freitas.


Ascom / PMJG

Por, Paulino Andrade/FN


Moradores da Rua: 09 na comunidade da UR-11 Jaboatão, vem sofrendo com serviço mal feito no calçamento de paralelepípedos

 


Moradores da Rua: 09 que fica na comunidade da UR-11 no município do Jaboatão dos Guararapes, vem sofrendo com o serviço do calçamento feito a base de paralelepípedos. O problema é que esse serviço começou tem bastante tempo, só que os moradores acreditam que são feito com material tipo, SONRISAL, faz hoje amanhã já está tudo quebrado, esburacados de novo.

Segundo informações de alguns moradores, esse serviço foi feito mais ou menos umas três vezes em menos de (60) dias mais a buraqueira volta a aparecer rapidinho, por isso estão chamando de serviço feito com material tipo, SONRISAL, "isso é dinheiro público jogado fora, não fazem o serviço bem feito pra ficar constantemente acontecendo isso estragando verbas dos contribuintes com um serviço que não está adiantando de nada", disse um morador que não quis se identificar.

Colocamos (11) fotos não por exagero e sim pra seja vista da melhor maneira possível a situação no local. Os moradores dizem também que, por esse motivo a rua fica sem acesso aos carros dificultando a entrada de carros de entregas de gás, chegada de Uber, moto taxi, SAMUR em fim, dificultando a vidas dos moradores em tudo.

É possível ver duas fotos mostrando uns blocos de cimento bloqueando a rua colocado há (45) dias, amanhã sexta-feira, 18. Onde segundo moradores, isso é colocado assim que as obras são concluídas para evitar acesso dos automóveis para não desmanchar os serviços feitos por alguns dias, mais do jeito que fica em poucos dias, nem precisa ter bloqueio de nada, ela volta a se quebrar automaticamente em poucos tempos com o material SONRISAL, como estão chamando.

Eles solicitam à Compesa ou órgãos responsáveis para que seja feito um serviço de melhor qualidade.












Por, Paulino Andrade/FN

Falta de medicamentos continua aterrorizando pacientes das áreas das UR-06 e 11 Jaboatão dos Guararapes-PE

 


Faltar medicamentos em unidades de saúde em Pernambuco, isso não é coisa de hoje, isso vem de muitos e muitos janeiros, mas no município de Jaboatão dos Guararapes, a coisa se estende de uma maneira que deixa a população sem saber o que fazer para cuidar da sua saúde.

São medicamentos básicos, inclusive os de pessoas que fazem tratamento de diabetes etc. e isso vem acontecendo há muito tempo, coisas que se tivesse uma política pública no município funcionando corretamente, isso já tinha sido resolvido há muito tempo, pessoal não sabem mais o que fazer, não tem a quem recorrer. Entra prefeito, sai prefeito e ninguém resolve essa situação. Aí é quando passamos também e se perguntar! cadê o pessoal dos direitos humanos? essa área é também pertencente ao movimentos desse pessoal já que eles não tem a quem recorrer, ou até mesmo o secretário de saúde do Estado de Pernambuco, ou no ultimo caso a (OMS)  Organização Mundial da Saúde, não estamos exagerando não, é que a coisa ficou de um jeito que as pessoas não sabem mais o que fazer, é um verdadeiro descaso com o ser humano que não tem condições de cuidar da sua saúde sem precisar de tantas humilhações.

VEJA LISTA DE ALGUNS MEDICAMENTOS QUE ESTÃO EM FALTA NA UNIDADE MARIA DE SOUZA RAMOS NA COMUNIDADE DA UR-11 JABOATÃO.

. Benzilpenicilina

. Enalapril

. Hidroclorotiazida

. Losartana

. Metformina

. Insulina NPH

. Sivastatina

. Soro

. Tira Reagente (ferramenta usada para testes rápidos e qualitativos de urina).

. Agulha.

Estas foram as informações repassadas ao B. Folha de Notícias na manhã desta quinta-feira, 17 de Julho de 20225.


Da Redação: B. Folha de Notícias.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Prefeitura leva artesãos do Jaboatão dos Guararapes para visita técnica na 25ª Fenearte

 

Nesta terça-feira (15), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude, promoveu uma visita técnica de artesãos do município à 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião, um grupo de 15 pessoas que integram os programas da Economia Solidária e da Feira da Mulher Empreendedora percorreu os corredores do pavilhão de eventos. Os participantes estavam acompanhados pelo técnico do Sebrae/PE, Eduardo Maciel, que apresentou detalhes das peças expostas pelos artesãos da feira.

Para o prefeito Mano Medeiros, “esse tipo de visita, com profissionais do nosso município que atuam com artesanato, é muito enriquecedora. Eles conhecem novas técnicas, têm acesso a artesãos de outras cidades e estados, e se inspiram para ampliar suas possibilidades de atuação e valorizar suas práticas”, destacou o gestor.

Segundo o gerente de Empreendedorismo e Economia Solidária do Jaboatão dos Guararapes, Paulino Albuquerque, a visita integra um conjunto de ações voltadas à qualificação e valorização desses profissionais. “Começamos com capacitações e orientações; depois veio a preparação das peças para serem submetidas à curadoria, resultando na seleção dos 18 artesãos que estão expondo na Fenearte. Paralelamente, realizamos a emissão das Carteiras Nacionais do Artesão. Agora, seguimos para uma nova etapa, que inclui ações voltadas à valorização da identidade visual do artesanato jaboatonense e o fortalecimento do associativismo, promovendo mais união e colaboração entre eles”, explicou.

Entre as participantes estava Marileide Soares, responsável pela loja colaborativa de Prazeres. Artesã há 15 anos, atualmente ela trabalha com crochê feito com linha 100% algodão, voltado para itens infantis. “Já participei da Fenearte por três anos, mas este ano decidi dar espaço para outras meninas da loja colaborativa. A visita foi ótima, porque além de ver os estandes, tivemos uma palestra com o Sebrae. Apesar de já conhecermos muita coisa, sempre há algo novo para aprender. Foi muito interessante poder acompanhar tudo”, afirmou.

Sala do Empreendedor – Além dos artesãos jaboatonenses, a visita técnica contou com a presença de servidoras das três Salas do Empreendedor do município: Curado, Mangueira e Cavaleiro. Na Fenearte, elas também acompanharam as orientações do técnico do Sebrae, Eduardo Maciel, sobre as peças de artesanato, os detalhes dos itens produzidos por mestres artesãos, bem como os critérios que devem ser observados durante a curadoria. A proposta é tornar as Salas do Empreendedor mais atuantes, reforçando esses espaços como canais de comunicação e de fomento ao artesanato no município.

Fotos: Divulgação



Ascom / PMJG

Por, Paulino Andrade/FN

Mano Medeiros realiza vistoria ao lado do secretariado no bairro de Marcos Freire

 

Na quinta vistoria realizada pelo secretariado da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, nesta quarta-feira (16), no bairro de Marcos Freire, na Regional 4, o prefeito Mano Medeiros participou ativamente da agenda. A equipe do primeiro escalão saiu em grupo do Complexo Administrativo, no bairro de Jardim Jordão, a bordo de uma van, com o objetivo de ouvir as demandas da população, compartilhar informações sobre suas respectivas áreas e buscar soluções para melhor atender os cidadãos jaboatonenses.

“Estamos percorrendo Jaboatão para conhecer de perto uma realidade que é desafiadora. Visitamos escolas, creches e obras, e compartilhamos com gestores e moradores uma gestão humanizada, que chega até a porta da casa das pessoas, que sai dos gabinetes para entender o que a população realmente precisa. Nosso secretariado dialoga entre si e encontra nas ruas as melhores soluções para implementar, na prática, políticas públicas e obras estruturadoras”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

O secretário municipal de Governo e coordenador da ação, Daniel Pessoa, avaliou positivamente mais essa vistoria do secretariado. “Essa iniciativa do prefeito é muito importante, porque tira o secretário do gabinete. Mano sempre diz que é preciso viver o que está acontecendo, sentir o que as pessoas estão sentindo. Tivemos a oportunidade de ouvir moradores e gestores e levantar novas demandas que agora serão analisadas para encontrarmos as melhores soluções”, afirmou.

A primeira parada do dia foi na Escola Municipal Professora Tecla Teixeira de Arruda, onde o gestor da unidade, Gilson Silva, aprovou a iniciativa. “A presença da equipe na escola demonstra o compromisso em melhorar a entrega dos serviços à população jaboatonense”, afirmou.

A comitiva também visitou a Unidade de Saúde da Família Inaldo Alves de França, que estava em pleno funcionamento. Vanessa Brenda, que levou o filho Gael, de três anos, para tomar a vacina contra a gripe, elogiou o atendimento. “Foi ótimo. Sempre que precisamos vacinar as crianças ou buscar atendimento para os adultos, somos bem recebidos”, relatou.

Encerrando a vistoria, os gestores acompanharam as obras em andamento no bairro de Marcos Freire.

A primeira-dama Andrea Medeiros destacou o cuidado da gestão com os cidadãos em situação de maior vulnerabilidade. “Nossa gestão é feita com acolhimento e amor. Estamos em contato direto com a população porque entendemos que é assim que conseguimos captar as reais necessidades das pessoas”, enfatizou.

Também participaram da agenda: a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar; o secretário executivo de Regionalização, Robson Costa; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Roberto Abreu e Lima; o secretário executivo de Obras, Eduardo Torres; o secretário executivo de Articulação Política, Siniel Costa de Lima; Edson França, representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental; o gerente da Regional 4, Edson Campos; e o diretor municipal da Defesa Civil, Fagner Ramos.

Fotos: Chico Bezerra


Ascom / PMJ

Por, Paulino Andrade/FN

Justiça reconhece atividade especial de carpinteiro

 

Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu o direito de um segurado ao cômputo de períodos de atividade especial exercida como carpinteiro na construção civil, com base no enquadramento por categoria profissional, sem necessidade de laudo técnico individual ou PPP.

Segundo o acórdão, a documentação apresentada pelo autor demonstrou que ele exerceu a função de carpinteiro em empresas do ramo da construção civil, sendo suficiente, nesse contexto, o enquadramento legal por categoria profissional, conforme previsto na legislação da época. Assim, ficou afastada a exigência de comprovação por laudo técnico para os períodos anteriores a 28/04/1995.

A Turma também destacou que a jurisprudência admite o reconhecimento da especialidade da atividade de carpinteiro, quando vinculada a grandes obras da construção civil, independentemente de exposição direta a agentes nocivos, desde que comprovado o vínculo com empresas do setor.

Com o reconhecimento dos períodos especiais, o segurado passou a contar com mais de 35 anos de tempo de contribuição. A pontuação obtida na data da DER foi superior a 95 pontos, o que permitiu ao autor obter a aposentadoria integral por tempo de contribuição sem incidência do fator previdenciário, com base no artigo 53 da Lei nº 8.213/91.

Saiba mais:

Corinthians - Perda de jogador por não depositar FGTS

Decisão do 2º Núcleo de Justiça 4.0 do TRT2 concedeu tutela de evidência e reconheceu rescisão indireta entre o jogador Franco Delgado Curbelo e o Sport Clube Corinthians por falta de pagamento de depósitos de FGTS. A ordem determina que, em 5 dias, a CBF proceda à baixa do contrato de trabalho e ao fim do vínculo desportivo do profissional no Boletim Informativo Diário (BID), permitindo que ele possa se transferir a outro clube. Em caso de descumprimento, a multa a ser aplicada é de R$ 10 mil por dia.

Recife entra na reta final da reunião anual da SBPC

 Maior evento de popularização científica da América Latina segue até o sábado (19), na UFRPE, com diversas programações. Prefeito João Campos participou de conferência nesta quarta, ao lados dos ministro da Educação, Camilo Santana, e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos


A capital pernambucana entrou na reta final da  77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de popularização científica da América Latina. Sediada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o evento segue até o próximo sábado (19) com diversas programações. Nesta quarta-feira (16), o prefeito do Recife, João Campos, participou ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da conferência "Progresso é ciência em todos os territórios". Logo após, as autoridades visitaram os estandes da feira.

"A SBPC tem um papel fundamental no estímulo à ciência, à pesquisa e à formação de jovens. Momentos como este reforçam a importância de integrar ciência, educação e desenvolvimento nacional", afirmou o prefeito João Campos. "Precisamos ampliar a parceria com universidades para resolver problemas reais das cidades. A SBPC simboliza esse esforço coletivo de reconstrução e valorização do conhecimento", acrescentou o gestor recifense. 

O prefeito João Campos aproveitou a ocasião para realizar uma visita à feira, na qual a Prefeitura do Recife é uma das patrocinadoras e possui um estande que oferece uma programação dinâmica e acessível pensada para crianças, jovens e estudantes. O gestor recifense também conheceu o projeto “Cartografia dos sentidos”, um mapa interativo da capital pernambucana impresso com mais de 400m2 de extensão, que apresenta toda a cartografia da cidade para a população e que está em exposição na SBPC.

O estande institucional da Prefeitura do Recife foi concebido para celebrar a rica trajetória científica e tecnológica da capital pernambucana, referência nacional em inovação, criatividade e produção de conhecimento. Através de uma linha do tempo interativa, até o sábado o público pode mergulhar na história de nomes como Joaquim Nabuco, Josué de Castro e Gilberto Freyre, reviver os marcos institucionais da cidade — como a criação da Faculdade de Direito do Recife, do ITEP, do Porto Digital e do CESAR — e entender como o Recife se consolidou como um dos principais ecossistemas de inovação do país.

Mas o estande não olha apenas para o passado: ele também projeta o presente e o futuro da cidade. Iniciativas como o Conecta Recife, plataforma que centraliza serviços digitais para a população, demonstram como a capital vem investindo na transformação digital da gestão pública. A cidade vive hoje uma nova fase, em que tecnologia e inclusão caminham lado a lado para ampliar o acesso a direitos e melhorar a vida dos recifenses.

Além da ambientação histórica e institucional, o estande ainda oferece uma programação dinâmica, acessível e pensada para todos os públicos, especialmente os jovens e estudantes do ensino básico. Entre as atividades estão imersões em realidade virtual com o AdotaPet, desafio da Moeda Capiba, oficinas de criação de games e impressoras 3D, jogos interativos, painéis com iniciativas como o Embarque Digital, o projeto Futuras Cientistas, e rodas de conversa com temas atuais como tecnologia na educação, juventude inovadora e soluções sustentáveis.

“A participação da Prefeitura do Recife neste evento vai além da presença institucional. É uma oportunidade de mostrar como nossa cidade tem uma trajetória sólida e crescente no campo da ciência e da tecnologia, além de reforçar nosso compromisso com a educação científica e a transformação digital. O estande celebra um passado inspirador, um presente pulsante e um futuro de infinitas possibilidades para o Recife”, destacou o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha. 

SBPC JOVEM - A programação no estande da PCR integra as atividades da SBPC Jovem, braço da SBPC voltado à difusão científica entre crianças, adolescentes e educadores. Com oficinas, painéis e experiências sensoriais, o espaço da Prefeitura será ponto de encontro entre curiosidade e conhecimento, convidando os visitantes a refletirem sobre os caminhos possíveis da ciência — e o papel transformador que ela exerce nas cidades e na vida das pessoas.

SBPC MULHER - Outro destaque desta edição é a SBPC Mulher, uma comissão voltada às questões de gênero que integra oficialmente a programação pela primeira vez. A iniciativa pioneira busca refletir sobre as interseccionalidades que impactam as mulheres nos campos da ciência, educação, políticas públicas e espaços de poder, com atividades que integram arte, formação, empreendedorismo e pesquisa.

Nesta quarta-feira (16), o foco foi empreendedorismo feminino, com a apresentação do projeto Tá Com Elas, que visa fomentar a autonomia econômica das mulheres e discutir os desafios enfrentados por elas no mercado de trabalho.


FOTOS: Edson Holanda/Prefeitura do Recife







Ascom / PMR