sexta-feira, 3 de maio de 2024

Justiça Eleitoral leva urnas ao metrô do Recife para treinamento da votação Ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 3, na Estação Central

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levou para a Estação Central do Metrô do Recife duas urnas eletrônicas para que a população, voluntariamente, pudesse treinar como votar. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 3. O Recife foi a primeira cidade fora do Distrito Federal a receber esta ação idealizada pelo TSE.


O objetivo é conscientização sobre a importância do sistema eletrônico de votação bem como preparação para as Eleições Municipais de 2024, que será em 6 de outubro deste ano. O material utilizado foram duas urnas eletrônicas programadas na modalidade de teste, isto é, com candidatas e candidatos fictícios, em que os usuários do metrô puderam utilizar a urna eletrônica, votando em vereador e prefeito. Ao todo, 82 pessoas se voluntariaram para o treinamento na urna eletrônica, votando em candidatos ficcionais, como bombeiro, enfermeira, natação ou golfe.


“É uma ação educacional e institucional com o objetivo de aproximar a eleitora ou o eleitor que tirou o título e ainda não teve a oportunidade de manusear a urna eletrônica, bem como para quem tem alguma dúvida de uso do nosso sistema eletrônico de votação”, explicou o coordenador de sistemas do Tribunal, Mlexener Romeiro.


Para a dona de casa Milka Patrícia de Araújo, a ação é importante porque acredita que pode agilizar o atendimento no pleito de outubro, uma vez que os eleitores estarão mais treinados. “Acredito que vai ajudar, inclusive a evitar filas grandes porque vai está todo mundo sabendo o que fazer”, disse.

TRE/PE

Por Paulino Andrade/FN

Veja: www.twitter.com/@folhanoticiaspe www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.