Atuação rápida e eficaz resultou na prisão em flagrante do indivíduo e na prestação de socorro à vítima, um homem de 51 anos que sofreu agressões com objeto cortante
Em mais uma ação de combate à violência dentro dos coletivos na Região Metropolitana, as forças de segurança de Pernambuco realizaram uma prisão em flagrante por assalto na tarde desta quarta-feira (25). A atuação rápida e eficaz de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) resultou na detenção do suspeito, que contou com o apoio da Polícia Militar, e na prestação de socorro à vítima, um homem de 51 anos que sofreu lesões com objeto cortante.
A ocorrência aconteceu no início da tarde desta quarta (25), dentro de um coletivo BRT, quando um suspeito armado com uma faca anunciou o assalto e agrediu um passageiro no momento em que o veículo trafegava pela avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife. Após agredir o passageiro, o suspeito desceu do coletivo e tentou fugir pulando nas águas do Rio Beberibe, mas foi capturado na outra margem pelos bombeiros militares que trabalham no Centro de Manutenção (CMAN) da Corporação.
Os bombeiros, então, fizeram a comunicação ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) da Secretaria de Defesa Social (SDS), solicitando apoio da PM, que conduziu o indivíduo à Central de Plantões da Capital (Ceplanc) para as providências legais cabíveis. Para esse chamado, o CBMPE utilizou duas motos de resgate e uma ambulância. A vítima sofreu um ferimento na face e escoriações nas costas, sendo encaminhada a um hospital particular da capital.
EXTENSA FICHA CRIMINAL - Apesar da pouca idade, 20 anos, o suspeito possui uma extensa ficha criminal, que começou ainda antes de atingir a maioridade. Dentre os crimes praticados pelo indivíduo estão ameaça, lesão corporal, corrupção de menores e tentativa de estupro, além da posse de celular roubado/furtado. Ele estava solto desde dezembro do ano passado, tendo sido enquadrado pelo crime de estupro.
REDUÇÃO DE OCORRÊNCIAS - O roubo a ônibus vem registrando queda em Pernambuco, reflexo das ações integradas de Segurança Pública implementadas no Estado. Apenas em abril, foi registrada uma expressiva redução da ordem de 34,8%, saindo de 46 casos contabilizados em 2024 para 30 casos no mesmo período deste ano.
Já no último mês de maio, o número de ocorrências desse tipo de crime caiu 4,5% em relação ao mesmo período de 2024. Das 570 mil viagens realizadas, em média por mês, pelo Sistema de Transporte Metropolitano, 45 registros de roubos a ônibus ocorreram em maio do ano passado, caindo para 43 ocorrências no mesmo período de 2025. Os resultados são consequência de um trabalho focado e articulado entre inteligência, presença ostensiva e operações especiais.
Essa retração também é percebida quando se analisam os números anuais: em 2023, foram registrados 596 casos de roubo a coletivos; em 2024, o total caiu para 555, o que representa uma redução de 6,88%. As estatísticas são da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, responsável por consolidar e divulgar os dados todo dia 15, sempre referentes ao mês anterior.
OPERAÇÕES ESTRATÉGICAS - Parte fundamental desses avanços se deve à Operação Transporte Seguro, que realiza ações preventivas e repressivas em ônibus e terminais da Região Metropolitana do Recife. A atuação da PMPE inclui patrulhamento embarcado, abordagens estratégicas, presença ostensiva e inteligência policial para o mapeamento de áreas críticas. Nos fins de semana, feriados e dias de jogos, a Operação Medina entra em ação para conter crimes como a depredação de veículos e a prática do chamado “surf em ônibus”.
Importante ressaltar a atuação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), que tem realizado importantes prisões nos últimos meses, colaborando com a redução dos números. Além disso, a Força-Tarefa Coletivos realiza uma leitura detalhada dos padrões de crime, identificando horários e locais de maior vulnerabilidade. Isso permite que os agentes atuem com mais precisão, localizando com rapidez grupos ou indivíduos envolvidos nos delitos.
Ascom / PMPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.