terça-feira, 9 de dezembro de 2025

COP30 A Final como ficou a situação?

 

A COP30 buscou colocar o Brasil no centro das discussões sobre Amazônia e transição energética.

Apesar do "fracasso" em pontos-chave, houve um grande número de participantes (42,6 mil), sendo a quarta maior COP da história. 

Em resumo, a COP30 foi um evento misto, com avanços significativos em financiamento e participação, mas com uma grande derrota na questão central da transição dos combustíveis fósseis, levando o governo a iniciar um novo processo interno para definir a política energética brasileira. 


Principais Resultados e Impasses:

Combustíveis Fósseis: Os países não chegaram a um acordo sobre um "mapa do caminho" para a eliminação gradual de uma economia baseada em combustíveis fósseis. O tema ficou de fora da declaração final, o que gerou frustração entre ativistas e algumas nações.

Pacote de Belém: A conferência foi encerrada com a aprovação de um documento que estabelece acordos e avanços em outras áreas, como o financiamento climático e o enfrentamento ao desmatamento.

Financiamento Climático: Houve progressos nas discussões sobre como mobilizar recursos financeiros (pelo menos US$ 1,3 trilhão por ano até 2035) para ajudar os países em desenvolvimento a combaterem as mudanças climáticas e se adaptarem aos seus impactos, a chamada "rota Baku-Belém".

Participação e Localização: Sendo a primeira COP realizada na Amazônia, em Belém, o evento teve uma forte participação social e simbolismo, reunindo cerca de 42,6 mil pessoas, a quarta maior da história. 

Em resumo, a COP30 foi marcada por avanços significativos na pauta de financiamento e adaptação, mas a falta de um compromisso firme e global para abandonar os combustíveis fósseis foi a principal limitação do encontro. 


Inform. (IA)

Por, Paulino Andrade/FN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.