Com o início das aulas do segundo semestre de 2025, o Governo do Estado, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), realizou na manhã de hoje (13), na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, a ação “Pegar Bigu e Surfar, Nem Pensar”. Durante a iniciativa, os estudantes receberam panfletos e orientações sobre a importância de denunciar esses casos às autoridades competentes, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Diante do aumento da prática criminosa do “surf” e do “amorcegamento” nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), principalmente entre os jovens, a ação tem como objetivo combater e alertar sobre os riscos de se pendurar do lado de fora ou no teto do veículo. Com essa medida, o CTM busca garantir a segurança dos passageiros, salvar vidas, preservar o patrimônio público e promover dignidade e respeito aos usuários do sistema.
Em uma conversa dinâmica com os estudantes, Kathia Sena, gerente de Fiscalização do CTM, enfatizou a ameaça à vida que representa viajar na parte externa dos ônibus, abordando a mobilidade de forma lúdica e relacionando-a às disciplinas do ano letivo. “Queremos conscientizar que isso não é um esporte, é extremamente perigoso e coloca vidas em risco. Contamos com a colaboração de vocês para orientar amigos e familiares a denunciar sempre que presenciarem esse tipo de crime. Com essas informações, podemos direcionar melhor as ações de fiscalização e as campanhas educativas, reforçando nosso compromisso com a segurança no transporte público.”, destacou.
Na ocasião, em alusão à Campanha Agosto Lilás, que transforma o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, representantes da Secretaria da Mulher destacaram a importância de garantir segurança e respeito às mulheres em todos os espaços, incluindo o transporte público. Foram distribuídos materiais informativos sobre o enfrentamento à importunação sexual, além de orientações sobre como proceder em casos de abuso ou ao presenciar tais situações dentro dos ônibus ou em outros locais.
Denúncia
Para registrar elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia — e sendo este o seu primeiro contato com os canais de atendimento do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) —, favor entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 081 0158, de segunda a sexta, das 08h às 18h, ou pelo WhatsApp 99488-3999, todos os dias, das 08h às 18h.
Caso a solução para sua manifestação não seja apresentada no prazo estipulado, o usuário, com o número de protocolo registrado em um dos canais, poderá encaminhar sua demanda ao canal de segunda instância, a Ouvidoria, por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511 / 5633 / 5630 / 5519, de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h às 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.