Uma semana após a tragédia no Morro da Conceição, a Prefeitura do Recife já removeu 40% dos entulhos deixados pelo desabamento do teto do Santuário e levou três caçambas de resíduos não reutilizáveis para o aterro sanitário. Além disso, a gestão municipal colaborou com a Igreja para viabilizar a venda dos materiais que podem ser reaproveitados, como estruturas metálicas, por exemplo. Desde a sexta-feira (30), diversos órgãos e secretarias municipais estão atuando no local, sob a coordenação do Centro de Operações do Recife (COP), com mais de 100 servidores municipais envolvidos no trabalho. A retirada dos resíduos deve ser concluída até o final do mês.
“A estrutura metálica pode ser vendida para a igreja angariar fundos. Demos suporte para que a igreja fizesse o contato com algumas empresas e negociasse o valor de venda. Só nesta sexta, a empresa escolhida recolheu cerca de cinco toneladas de material reutilizável. Queremos que o Morro volte à normalidade o mais rápido possível”, afirma o chefe do COP, Anderson Soares. Minutos após a tragédia, o COP direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU, Guarda Municipal, Emlurb, Controle Urbano e diversas secretarias, como Saúde, Governo e Desenvolvimento Social, para atender a ocorrência. Em tempo recorde, a Prefeitura concluiu, no sábado (31), a instalação de um pavilhão para realização de missas, celebrações e outras atividades.
DEFESA CIVIL - A Defesa Civil do Recife atuou em diversas frentes desde o dia da tragédia, como isolamento da área; atendimento social às pessoas afetadas e suas famílias; e o escoramento da área embaixo do coreto. Foi feita também análise externa da estrutura do imóvel.
SAÚDE - A Secretaria de Saúde do Recife montou um esquema especial para dar suporte integral às vítimas, além de familiares, da ocorrência no Morro da Conceição. No dia do desabamento, 29 pessoas foram atendidas em unidades de saúde, sejam policlínicas, UPAs ou hospitais, tanto da rede municipal como estadual. Quatro mulheres foram levadas para unidades da rede municipal de saúde do Recife. Dessas, três foram para a Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima e uma recebeu atendimento na Policlínica Amaury Coutinho. Tiveram escoriações leves e já receberam alta, após a assistência de saúde.
No total, das 29 pessoas, somente duas ainda permaneciam internadas, sendo uma no Hospital Getúlio Vargas, da rede estadual de saúde, e outra no Hospital Memorial Jaboatão, conveniado ao SUS. Ambas aguardam cirurgias ortopédicas.
Conforme as vítimas foram recebendo alta, a Secretaria de Saúde do Recife entrou em contato com elas para oferecer atendimento com um equipe multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e assistentes sociais, entre outros. A USF José Bonifácio dos Santos, localizada Morro da Conceição, funcionou em regime de plantão, no dia e no final de semana após o ocorrido, para prestar socorro e suporte a vítimas, familiares e moradores.
Ao todo, 188 pessoas foram atendidas na unidade e, quando necessário, foram encaminhadas a outras unidades da rede. Dessas, 80 pessoas precisaram de assistência psicológica no local, sendo referenciadas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Espaço Azul, em Casa Amarela, e Esperança, na Tamarineira. A USF do Morro está atuando com o reforço de dois psicólogos, sendo um pela manhã e outro pela tarde, para atender pessoas que procurarem o serviço. Um veículo foi disponibilizado para conduzir pacientes que precisem de atendimento em saúde mental em unidades de referência do Recife.
ASSISTÊNCIA SOCIAL - A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife garantiu o auxílio funeral às duas famílias das vítimas fatais da tragédia do Morro da Conceição. Além disso, na segunda-feira (2), realizou a entrega de 100 cestas básicas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição para complementar o estoque da instituição e evitar ainda mais problemas no âmbito da segurança alimentar. As equipes da secretaria seguem acompanhando as famílias atingidas.
CONTROLE URBANO E COMÉRCIO POPULAR - As equipes das secretarias executivas de Controle Urbano e Comércio Popular estão colaborando na remoção de materiais e das placas solares, além de auxiliar na desobstrução de áreas essenciais para os trabalhos no local.
CTTU - A CTTU foi acionada na sexta-feira (30) e, imediatamente, enviou efetivo ao local do acidente no Morro da Conceição para garantir a segurança viária das pessoas e a mobilidade dos veículos de serviço e de emergência. Para isso, toda a área foi isolada, de maneira a garantir que o socorro chegasse no tempo necessário. Nos primeiros dois dias, a CTTU manteve efetivo 24h no local e, agora, mantém um efetivo durante todo dia para apoio à comunidade e à chegada dos serviços.
GUARDA MUNICIPAL - No dia do desabamento, a Guarda Municipal enviou ao local 7 viaturas com 25 agentes. A retirada dos destroços está sendo acompanhada por 5 guardas durante o dia e 6 durante a noite e madrugada.
Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
Ascom/PMR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.