No próximo sábado (7), Dia da Independência do Brasil, alguns serviços municipais não estarão disponíveis. Outras programações especiais serão realizadas através das secretarias de Cultura e de Turismo e Lazer
Neste final de semana, em comemoração ao feriado do Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura do Recife disponibilizará em dobro a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que ficará disponível das 7h às 16h no sábado (7) e domingo (8). O Olha! Recife também estará com tours disponíveis no domingo (8), com inscrições abertas já a partir desta sexta-feira (6), pelo site www.olharecife.com.br. Os parques da cidade estarão abertos normalmente.
Para quem busca uma imersão cultural, outra ótima opção é o Paço do Frevo, museu localizado na Praça do Arsenal, que abrirá, neste feriado, das 11h às 18h. Além da clássica exposição do frevo, patrimônio imaterial da cidade, o espaço sedia a mostra "Mancha de Dendê não sai", que celebra o legado de Moraes Moreira.
Não muito longe dali, também acontecerá o Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz, responsável por transformar a Avenida Rio Branco em um palco para grandes artistas — escritores, poetas e mais —, oferecendo debates, conversas, shows, lançamentos de livros e programação infantil, gratuitos e abertos ao público. A programação se inicia às 09h do sábado (7) e segue até às 21h, enquanto no domingo começa às 09h30.
Confira mais detalhes e o que abre e fecha neste feriado do 7 de setembro em Recife:
SAÚDE - Os serviços de urgência e emergência permanecem funcionando 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto); nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).
O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, estará aberto para partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro Sony Santos, anexo ao HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para mulheres cis e trans e homens trans com útero, vítimas de violência.
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) funcionará de plantão por meio do whatsapp 3355-7712, das 8h às 17h.
A vacinação de influenza, covid-19 e atualização de calendário vacinal terá os seguintes horários no sábado (07): shopping Tacaruna (Santo Amaro), shopping Riomar (Pina) e shopping Recife (Boa Viagem), das 12h às 19h; Shopping Boa vista, das 11h às 19h.
CULTURA - Neste feriado, o frevo e a literatura garantem a programação cultural para todas as idades na cidade de todas as artes. Das 11h às 18h, o Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, convida a um passeio pelas histórias e acordes do ritmo que é patrimônio cultural imaterial da humanidade e do Brasil. Também está em cartaz no museu, mantido pela Prefeitura do Recife, a exposição "Mancha de Dendê não sai", que celebra o legado de Moraes Moreira.
Das 9h às 21h, ali bem pertinho, o Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz vai transformar a Avenida Rio Branco em palco para escritores, poetas e amantes das letras celebrarem a diversidade e a força da nossa literatura, oferecendo debates, conversas, shows, lançamentos de livros, programação infantil, muita declamação e muita glosa, tudo gratuito e aberto ao público.
A programação do sábado começa às 9h, com a tradicional Feira de Livros Miguel de Cervantes. À tarde, a partir das 14h30, haverá lançamentos de livro, mesas de debate, performances e batalha de rima, até 21h. Entre os destaques: a mesa “Pontes Literárias”, com Bárbara Belloc (Argentina), Lourival Holanda e Wellington de Melo; a performance teatral “De Adeus e Borboletas ou A Música do Silêncio”, com os atores Adriano Cabral, Márcia Cruz, Miguel Cabral e Nina Souza; a mesa “César, Maria e Osman: 300 Anos de Literatura”, Anco Márcio, Delmo Montenegro e Renata Pimentel e mediação da homenageada, Heloísa Arcoverde; além das Batalhas Cervantinas, reunindo cinco representantes das ruas da poesia contemporânea recifense; e do espetáculo “Jogo de Cintura”, com a músicas, poesias, revoluções e ancestralidades de Bell Puã.
No domingo (8), tem muito mais celebração, a partir das 9h30, com shows do grupo Tintim por Tintim e de Lulu Araújo, para a criançada. À tarde, tem mais mesa de debate, com a participação de autores internacionais, como Bárbara Belloc (Argentina) e Luís Serguilha (Portugal), de grandes nomes da cidade, como Luna Vitrolira e Clarice Freire e até de personalidades digitais como o pernambucano de apenas 18 anos, Pedro Vinicio, que reúne quase 800 mil seguidores no Instagram, com seus traços e textos, de simplicidade e honestidade cômicas e certeiras. Tem ainda mesa de glosa só de mulheres e espetáculos da Cia. Fiandeiros e da cantora Kelly Rosa.
TURISMO E LAZER - Por conta do feriado nacional da Independência, celebrado no sábado (7), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível em dobro, neste final de semana. Das 7h às 16h, tanto sábado quanto domingo, a população poderá usufruir do percurso exclusivo e privilegiado que conecta mais de trinta bairros da cidade.
O Olha! Recife estará com tours disponíveis no domingo (8), com inscrições abertas já a partir desta sexta-feira (6), pelo site www.olharecife.com.br. No sábado não haverá passeio. Os parques da cidade estarão abertos normalmente.
MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura, abre as portas neste sábado (7), feriado nacional da Independência do Brasil.Os visitantes poderão conferir as belezas naturais da fauna e flora da Mata Atlântica passeando pela reserva que funciona das 09h às 15h, com entrada gratuita.
ESPORTES - Nesse sábado, o Corredor Recife de Esporte e Lazer funcionará normalmente. As Academias Recife e a Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) da Via Mangue, por sua vez, não funcionarão.
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - O projeto Praia sem Barreiras será realizado na próxima sexta (6), no sábado (7) e no domingo (8) normalmente. O horário é das 8h às 13h, e ocorre na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. A ação consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para participar da ação, basta comparecer ao local. É importante ressaltar que a atividade poderá ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta.
Além disso, nos dois dias deste final de semana, como de costume, não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.
As exceções são o Centro Popinho, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. Também mantêm o funcionamento os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, que permanecem com a oferta de refeições para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.
MERCADOS E FEIRAS - As feiras livres e mercados públicos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 18h. No feriado da Independência, o horário de funcionamento será das 6h às 13h, igual aos domingos.
Assª. Ascom/PMR
Por Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.