Com foco na conscientização dos motoristas que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, da melhor forma de atender as pessoas com deficiência, gestantes, idosos e pessoas com baixa mobilidade, técnicos da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa e da Gerência de Fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, estiveram hoje (16), na garagem da empresa permissionária Consórcio Recife, que opera na Zona Norte do Recife, quando foi realizada a ação “E se fosse você?” para cerca de 27 motoristas, promovendo uma abordagem enfatizando a empatia ao próximo.
No local, a gerente de fiscalização, Kathia Sena, além de proferir minipalestra alertando sobre a importância da realização dessa ação, convidou os motoristas para embarcarem em um ônibus utilizando óculos escuros e bengala para cegos, muletas e cadeira de rodas, com intuito de estimular o respeito e o cuidado dos operadores com essas pessoas que têm prioridade no sistema de transporte público.
“Buscamos a empatia/alteridade do pessoal de operação para esses segmentos. Nosso objetivo é expandir essa ação, levar para todas as empresas operadoras e os terminais integrados, pois mais significativo é ter o respeito ao outro e ter o acolhimento para essas pessoas na hora do embarque e desembarque”, enfatizou Kathia, destacado que a ação busca colocar o motorista no lugar das pessoas com deficiência e com a mobilidade reduzida, dos idosos, das mulheres grávidas, para que eles sintam na pele a dinâmica daquela pessoa ao usar o transporte público.
Para Salomão Neves, 46 anos, e há 22 anos exercendo a profissão de motorista de ônibus, a ação evidencia a realidade que as pessoas com deficiência passam ao tentar pegar o transporte público. “Hoje pude vivenciar e ter a visão da realidade dessas pessoas e entender as dificuldades que eles passam. É de grande importância que possamos passar segurança para eles, ao saber operar os equipamentos e a forma de tratar”.
Já o motorista Roberto de Souza, 25 anos, ressalta que nos seus 19 anos de profissão sempre preza pela empatia ao próximo, destacando que no seu dia a dia a gentileza gera gentileza. “Temos que nos colocar no lugar do outro. A população precisa entender e ter paciência de esperar um pouco, pois se eu estou parando o ônibus é para ajudar alguém que está necessitando.
A campanha, que em 2024 passou pelos Terminais Integrados CDU, Barro e Rio Doce, evidencia a importância da responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro, conscientizando também os condutores que passavam pelo local com distribuição de panfletos.
Ascom / Jô Lima / Grande Recife
Por Paulino Andrade/FN
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