Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Sebrae/PE promovem visita de agentes de viagem ao Roteiro Turismo Rural
Como parte da estratégia de fomentar o Roteiro Turístico Rural — Jaboatão Rural, lançado no último mês de março pelo prefeito Mano Medeiros, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes em parceria com o Sebrae/PE, promoveu nesta terça-feira (08), uma visita guiada com agentes de viagem de todo o Estado aos primeiros equipamentos selecionados pela iniciativa. Conhecida como Famtour, a vivência durou o dia todo, e o grupo, com mais de 20 profissionais da área, conheceu de perto todo o potencial turístico da zona rural do Jaboatão, envolvendo características como culinária, cultura, tradição do cultivo de diversos produtos, história colonial.
O primeiro ponto visitado foi o Sítio Recanto da Tilápia. Os profissionais de turismo tiveram contato com a produção das raízes de macaxeira e cará, o processamento das culturas e o memorial rural que recria uma típica casa de taipa, além de degustar alimentos que têm como ingrediente principal a macaxeira. Na sequência, foi visitada a Chácara Xamânica, local que resgata as origens indígenas e onde os visitantes conhecem mais sobre a utilização de plantas medicinais e participam de rituais xamânicos.
A parada para o almoço foi no Aconchego Família Rural, que oferece um pesque-pague e um restaurante de comida caseira, além da experiência de conhecer uma casa de farinha, que produz alimentos derivados da mandioca. O quarto equipamento foi o Engenho Macujé, que resgata a tradição colonial e que conta com o casario datado de 1918. O passeio técnico finalizou na Colônia Salesiana, no bairro de Vila Rica, que abriga a primeira Basílica do mundo construída em Zona Rural.
Para a diretora de Turismo e Agricultura da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Roberta da Fonte, “esta experiência dos agentes de viagem conhecerem os equipamentos do roteiro do Turismo Rural é uma etapa fundamental para fomentar o desenvolvimento econômico da região, proporcionando uma rica oportunidade para os moradores das comunidades, para os profissionais e para os turistas que terão uma nova forma de olhar para o nosso território, além do turismo de sol e mar”, observou.
Segundo Adriana Cavalcanti, consultora do projeto Turismo Rural do Sebrae/PE, “este é um momento em que os agentes podem ter um olhar técnico, entendendo que foi um trabalho que começou do zero. Pesando também no quanto a vida dessas pessoas dos equipamentos foi transformada com a possibilidade do turismo chegar na região”, disse.
Representante da BTW Viagens, de Caruaru, Ernandes Silva ficou encantado com toda a experiência. "É isso que precisamos, um turismo mais humanizado. Está sendo uma honra participar desse Famtour para levar toda essa experiência para os nossos clientes. E tenho certeza que essa emoção que estamos sentindo, os nossos clientes também vão brilhar os olhos para conhecer mais esse turismo de Jaboatão", declarou.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Por Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.