terça-feira, 12 de novembro de 2024

Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República no Jaboatão

 


Foto: Chico Bezerra

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulga o funcionamento de serviços no feriado da Proclamação da República, comemorado sexta-feira (15). Não funcionarão os serviços administrativos no Palácio da Batalha, em Prazeres, e no Complexo Administrativo, em Jardim Jordão. Outros serviços oferecidos pela gestão municipal também serão alterados por causa da data. Confira.

Educação

Não haverá aula nas escolas das rede municipal de ensino.

Saúde

Estarão funcionando 24 horas o Centro de Parto Normal Rita Barradas (Sucupira) e a UPA Municipal Sotave (Prazeres). As demais unidades de saúde municipais estarão fechadas. O SAMU também mantém funcionamento normal, por meio do telefone 192.

Mercados e feiras

As feiras livres e os mercados públicos das Mangueiras, Cavaleiro e Jaboatão Centro funcionarão normalmente, das 6h às 18h. As feiras livres, no entanto, tendem a encerrar mais cedo as suas atividades.

Procon

Não haverá expediente. O canal de denúncias estará disponível pelo WhatsApp 81 9.7323-7953.

Defesa Civil

O trabalho da Defesa Civil nos finais de semana e feriados é realizado por equipes de plantão 24h em bases avançadas (Monte Verde, Muribeca e Curado II) e também através dos serviços de atendimento na sala integrada de emergência. Os registros dos atendimentos são feitos através dos números 0800 281 2099 e do WhatsApp 81 99195-6655.


Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

PETRONAS Brasil investe em projetos com foco em educação, arte e preservação ambiental

 Força Meninas, MACETE, Orquestra Chiquinha Gonzaga e Inhotim são as instituições patrocinadas pela empresa



A PETRONAS Petróleo Brasil Ltda. (“PETRONAS Brasil”), subsidiária da multinacional de energia da Malásia, PETRONAS, anuncia patrocínios, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), com investimento total de aproximadamente R$ 2,7 milhões durante um ano.


Um dos programas é a expedição itinerante "Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro", da organização Força Meninas, cujo objetivo é incentivar meninas e adolescentes a explorarem carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, sigla em inglês). Nesta mesma linha, o MACETE é um projeto voltado para a educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Já a Orquestra Chiquinha Gonzaga tem como objetivo fomentar a música junto a meninas de comunidades. Na área de preservação ambiental, o apoio é para o projeto de conservação da biodiversidade brasileira do Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina e o maior Jardim Botânico do Brasil.


“A PETRONAS Brasil acredita que a educação e a inclusão são pilares essenciais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável, além de criar uma sociedade mais inclusiva e equilibrada. Por isso, temos orgulho de apoiar projetos como Força Meninas, MACETE e Orquestra Chiquinha Gonzaga, que promovem o aprendizado e criam oportunidades para que os jovens descubram seu potencial e construam carreiras promissoras”, afirma Suhana Sidik, Head da PETRONAS Brasil.


“A sustentabilidade é outro pilar fundamental para a PETRONAS. Apoiar projetos como o Inhotim confirma nosso compromisso com a preservação do meio ambiente, e estamos muito entusiasmados em ter um pedaço da Malásia dentro do maior museu a céu aberto da América Latina”, acrescenta a executiva.


Expedição itinerante “Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro”: promovendo o aprendizado de STEM para meninas por meio de uma expedição nacional


Com foco em estudantes de escolas públicas de 10 a 15 anos, o projeto já alcançou cerca de 15 mil jovens em 10 cidades do Brasil. A próxima parada será em Contagem (MG), em 12 de novembro, com a participação dos colaboradores da PETRONAS Lubrificantes do Brasil (PLB).


Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto percorre diversas regiões do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, e passa por outras cidades, como Camaçari (BA), Currais Novos (RN), Barra dos Garças (MT), além de São Paulo (SP) e Contagem (MG).


A carreta itinerante da expedição oferece estações interativas, oficinas e palestras que estimulam a exploração, a autorreflexão e o desenvolvimento de aptidões futuras. Os estudantes também participarão da apresentação da peça de teatro infantil "Uma Janela Para o Mundo", que retrata histórias inspiradoras de mulheres que transformaram seus ambientes de trabalho pelo estudo.


O foco no aprendizado STEM ecoa o centro de ciências experimental da PETRONAS para crianças e jovens - o Petrosains. Localizado em sua sede em Kuala Lumpur, na Malásia, o Petrosains apresenta cerca de 300 exposições imersivas, criando um ambiente divertido e interativo para aproximadamente 130.000 crianças de 550 escolas anualmente.


Projeto MACETE: unindo Matemática, Arte, Ciência, Empreendedorismo, Tecnologia e Ética


O projeto MACETE (Matemática, Arte, Ciência, Empreendedorismo, Tecnologia e Ética), realizado pelo The Human Project (THP) no nordeste do Brasil, visa aprimorar a Tecnologia Social (TS), integrando conhecimentos das áreas exatas com a criatividade, o empreendedorismo e a expressividade da inovação. A iniciativa promove estudos de STEAM e Empreendedorismo entre grupos historicamente vulneraveis, realizando oficinas para alunos do ensino fundamental e médio.


O MACETE é apoiado pelo Setor de Ciências Naturais de Representação da UNESCO no Brasil, que coopera técnica e institucionalmente com o IPTI.


Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga: capacitação de meninas por meio da educação e das artes


Com a missão de colaborar com ações de equidade de gênero, a Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga é uma ampla iniciativa educacional e artística para as estudantes da rede pública. O projeto oferece formação completa para as participantes, desde oficinas de instrumentos musicais até grandes concertos que acontecem no Brasil e no mundo.


A Orquestra é composta por 50 alunas, entre 13 e 19 anos, e estimula o protagonismo de meninas, jovens e mulheres nas mais variadas atividades da cadeia produtiva da música, gerando impactos concretos para as estudantes, famílias, comunidades e a sociedade.


Na Malásia, a PETRONAS patrocina a Orquestra Filarmônica da Malásia, sediada no Anfiteatro de Concertos PETRONAS há 26 anos, com capacidade para até 920 pessoas por espetáculo. Assim como já acontece no país do sudeste asiático, o objetivo no Brasil é deixar um legado artístico e construir um futuro próspero de profissionais na música.


Inhotim: apoiando a preservação do maior museu a céu aberto e jardim botânico da América Latina


Considerado o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim é um museu e jardim botânico localizado em Brumadinho (MG). O instituto possui a mais importante coleção de arte contemporânea do Hemisfério Sul, além de um extenso conjunto de espécies botânicas nativas e de todos os outros continentes. Devido à relevância do projeto, a PETRONAS Brasil reforçou o grupo de patrocinadores, com o objetivo de ressaltar a importância da preservação de espécies botânicas, assim como apoiar as comunidades locais. Seu alcance é extremamente significativo, tendo recebido mais de 4 milhões de visitantes apenas em 2023. Além disso, mais de 920 mil crianças, jovens e professores já foram beneficiados desde sua criação, em 2006.


A iniciativa possibilitará à PETRONAS Brasil inaugurar o seu Jardim Malaio no Inhotim. O Jardim Temático Pictórico, mais visitado do local, contará com espécies botânicas nativas da Malásia, país sede da PETRONAS. Vale ressaltar que a empresa ajudará as ações do Instituto em sua missão de manter, propagar, estudar e divulgar conhecimentos sobre botânica. 


Esse projeto se alinha aos esforços de conservação da PETRONAS junto ao Imbak Canyon, em Sabah, na Malásia. Desde 2010, a empresa tem firmado uma parceria com o Grupo Yayasan Sabah para conservar uma área de proteção florestal no estado. Um dos principais programas financiados pela companhia é o Imbak Canyon Studies Centre (ICSC), uma instalação de 27 hectares dedicada à pesquisa da diversidade da floresta tropical, que oferece um centro para os cientistas estudarem e preservarem o ecossistema único.


A PETRONAS Brasil tem como objetivo promover relações positivas com as comunidades, protegendo e melhorando o bem-estar de seus colaboradores, parceiros e comunidades locais. Os esforços da empresa são orientados por três pilares fundamentais, que são: Potencializando o Conhecimento, Plantando o Amanhã e Elevando Vidas.


Sobre a PETRONAS Brasil


A PETRONAS no Brasil integra três segmentos de negócios: Upstream, Downstream e Marítimo.


No Upstream, a PETRONAS Brasil participa de operações offshore em blocos do pré-sal desde 2019. Atualmente, está classificada entre os 10 maiores produtores de petróleo do Brasil. Por meio da MISC, opera o FPSO Marechal Duque de Caxias para a Petrobras, unidade capaz de produzir 180 mil barris de petróleo e processar 12 milhões de m3 de gás.


Já no Downstream, possui uma fábrica de lubrificantes em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros de lubrificantes por ano, atendendo às demandas do Brasil e da América Latina. Além disso, desde julho de 2024, a PETRONAS lançou postos de combustíveis com licenciamento da marca, fortalecendo sua presença e atuação no mercado nacional. 


No negócio Marítimo, por meio de sua subsidiária AET-Tankers, a PETRONAS opera 13 Shuttle Tankers (navios de petróleo) no país.


Assª. Helena Sereza

Por Paulino Andrade/FN

Judoca Bia Souza, ouro em Paris 2024, celebra novo patrocínio de olho nas Olimpíadas de Los Angeles 2028

Atleta se junta à corredora pernambucana Mirelle Leite, à jogadora da Seleção, Antônia Silva, e à nadadora Ana Marcela no Time Neoenergia 


 Ela protagonizou um dos momentos mais inesquecíveis da história do judô brasileiro. Ao subir no lugar mais alto do pódio em Paris 2024, Bia Souza tornou-se a primeira mulher brasileira estreante em Jogos Olímpicos a ser campeã olímpica em provas individuais. Agora, ao ser anunciada como a nova embaixadora do Time Neoenergia, a atleta ajudará a fortalecer ainda mais a presença feminina dentro e fora do tatame. Sua chegada também consolida a liderança da Neoenergia como a companhia que, hoje, é reconhecida, no setor de energia, como a que mais apoia o esporte feminino no Brasil.


“Renunciei a muitas coisas até a conquista do ouro olímpico. É como gosto de dizer: uma vida por um dia. Com a parceria da Neoenergia, tenho a chance de mostrar a meninas e mulheres que a minha trajetória de força e superação valeu a pena. O esporte pode proporcionar inúmeras vitórias que vão muito além das medalhas”, afirma Bia Souza. Aos 26 anos, a atleta foi abraçada pelos brasileiros. No dia da competição em Paris, somava 13 mil seguidores no Instagram. Hoje, acumula mais de três milhões de fãs nas redes sociais.


Mais apoio para treinamentos

A judoca passará a contar com um importante apoio para auxiliá-la a elevar ainda mais a qualidade de sua preparação em futuras competições. Bia Souza é a sétima atleta a entrar para o Time Neoenergia cujo foco é promover a equidade de gênero e impulsionar o esporte feminino no Brasil.  O patrocínio também reforça a parceria entre a Neoenergia e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), firmada este ano até 2025, para apoiar desportistas de diversas modalidades olímpicas, beneficiando atletas mulheres.

“Queremos capacitar mais mulheres a conquistarem pódios olímpicos e campeonatos mundiais, levando energia e inspiração. A Neoenergia tem muito orgulho de fazer a diferença no desenvolvimento do esporte feminino no país. Além disso, a escolha de Bia Souza amplia nosso alcance, bem como reforça nosso propósito de valorização do papel da mulher na sociedade”, destaca Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.


O que poucos sabem que é Bia – da categoria pesado, acima de 78 kg –possui uma carreira com resultados relevantes alcançados antes dos Jogos Olímpicos de Paris. Ela é 3º sargento do Exército Brasileiro e já subiu 21 vezes em pódios de campeonatos mundiais e pan-americanos, de 2017 a 2024. Teve sua primeira grande conquista no mundial em 2017, com a prata em Budapeste no torneio de equipes mistas. Na mesma cidade, já em 2021, levou o bronze no torneio individual. É tetracampeã no Pan-Americano (2017, 21, 22, 23), tricampeã no Mundial (2019, 21, 23).


Conexão com Peruíbe

Criada em Peruíbe, no litoral de São Paulo, desde os sete anos de idade, Bia também terá a chance de reforçar o engajamento da marca com a cidade, onde a Neoenergia é responsável pelo fornecimento de energia elétrica, por meio da distribuidora Neoenergia Elektro. Foi lá que ela iniciou sua trajetória no judô incentivada pelo pai.


A escolha pela atleta também se deu pela conexão dela com valores de diversidade racial e de gênero da companhia. Até 2030, a Neoenergia tem o compromisso de aumentar em 40% o número de mulheres e de pessoas pretas e pardas em cargos de liderança.


Além de Bia Souza, o Time Neoenergia é formado por atletas de várias modalidades. São elas: Ana Vitória Magalhães, a Tota, campeã brasileira de ciclismo de estrada e de contrarrelógio; Bruna Kajiya, tetracampeã mundial de kitesurfe; Mirelle Leite, bicampeã Sul-americana nos 3.000 metros com obstáculos no Sub-23; Ana Marcela, campeã olímpica de águas abertas em Tóquio 2020; Celine Bispo, campeã sul-americana juvenil de natação; e Antônia Silva, jogadora de futebol e medalha de prata em Paris 2024.

Ascom/Neoenergia-PE

Por Paulino Andrade/FN

XP abre vagas em Pernambuco para interessados em iniciar carreira de assessor de investimentos

 


A XP, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, anuncia a abertura de vagas no  Recife para o programa XP Future, que seleciona e capacita profissionais com habilidades comerciais para se tornarem assessores de investimentos. A iniciativa, que já formou e empregou mais de 700 novos assessores em todo o Brasil, será realizada em 30 cidades brasileiras. Os interessados precisam ter 18 anos ou mais e se candidatar pelo site até o dia 25 de novembro.  

“Temos um esforço adicional para fazer o assessor chegar a todas as regiões do Brasil para democratizar o acesso à educação financeira. Essa iniciativa é uma grande aposta da XP para continuar impulsionando a indústria de assessoria de investimentos, além de trazermos e capacitarmos os melhores talentos do mercado para criar equipes fortes que contribuam com o nosso negócio, estratégia e ambição”, diz o líder de Expansão do Norte e Nordeste, Paulo Pereira Filho.

O XP Future foi criado em 2021 para fortalecer a indústria de investimentos por meio da capacitação de novos profissionais, cada vez mais demandados pelos investidores. Quem for selecionado no processo seletivo receberá treinamento para se tornar assessor — terão mais chances aqueles com vontade de aprender, forte aptidão comercial, boa comunicação e capacidade de solucionar problemas.

Todos os candidatos serão avaliados e pré-selecionados em uma entrevista por telefone que avaliam o perfil comercial e a capacidade do candidato se adaptar aos valores e propósitos da companhia. As etapas do processo seletivo envolvem dinâmicas em grupos e entrevistas com profissionais da XP. A última etapa, a ser realizada no dia 7 de dezembro, reunirá presencialmente líderes da companhia de forma simultânea em todas as cidades com inscrições abertas.

Os aprovados na seleção participam do programa, que tem duração de 12 meses, com aulas dedicadas ao desenvolvimento do conhecimento técnico sobre o mercado e produtos financeiros, com suporte das lideranças da XP, e aperfeiçoamento comercial. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações CPA-20 ou CEA.   

Sobre a XP 

A XP é a plataforma líder em serviços financeiros no Brasil. A empresa faz parte da XP Inc., que tem como propósito transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Fundada em 2001, a empresa criou um modelo inovador de assessoria de investimentos. Prova disso, é o reconhecimento público obtido ao vencer, pelo quinto ano consecutivo, a categoria melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo, na premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pelo jornal Folha de S. Paulo. Para mais informações, acesse o site XP: xp.com.br 

O link do site para participar: https://job-boards.greenhouse.io/candidaturasdirecionadasxpinc/jobs/7664157002?gh_src=1ddba0002us


Assª. Gabriella Guerra

Por Paulino Andrade/FN

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Na tarde desta segunda-feira, 11 de novembro o radialista, Paulino Andrade pousou para fotos junto com o cantor, Raynan das Multidões e o também radialista, J. Carlos Moreno

 As duas fotos foram feitas nas dependências do auditório da UNIFG - Universidade dos Guararapes, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, onde será realizado o III Encontro de Comunicadores de Jaboatão dos Guararapes, promovido pela FECOS - Federação das Entidades de Comunicação Social.




Da Redação: B. Folha de Notícias

Leia Sempre: folhadenoticiascomunidades.blogspot.com E Fique por dentro de muitas coisas que acontecem no Brasil e no Mundo!

Bandeira verde em dezembro alivia contas de luz, mas economia depende de hábitos conscientes

 Mudança nas bandeiras tarifárias traz alívio para os consumidores, enquanto alternativas de energia renovável ganham força como forma de reduzir custos a longo prazo


O Ministério de Minas e Energia estima que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, o que significa que, por enquanto, os consumidores brasileiros não terão acréscimos na tarifa de energia elétrica. Segundo especialistas, essa mudança é atribuída às chuvas registradas em outubro e no início de novembro, que melhoraram as condições para a geração de energia no país.


Em novembro, os brasileiros já sentiram um alívio nas contas de luz, com a bandeira tarifária alterada para a cor amarela, que sinaliza condições menos favoráveis para a geração de energia, mas com um custo adicional mais baixo. Desde o dia 1º de novembro, cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos tiveram um acréscimo de R$ 1,885, em comparação aos R$ 7,877 da bandeira vermelha patamar 2, em vigor durante o mês de outubro, quando as condições de geração eram mais críticas.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alerta que, embora a redução nas bandeiras tarifárias traga alívio, o uso consciente de energia continua sendo fundamental para evitar surpresas nas contas. A expectativa é de que, com a continuidade das chuvas e o acúmulo de água nos reservatórios, a tarifa seja mantida sem acréscimos em dezembro, proporcionando um respiro importante ao consumidor após meses de tarifas elevadas.


Dicas para economizar mais


Apesar da melhoria no cenário tarifário, a Aneel destaca a importância de hábitos mais conscientes no uso de energia elétrica. Dentre as orientações, estão medidas simples, mas eficazes, para reduzir o consumo e evitar surpresas nas contas. Entre as principais sugestões, destacam-se:


Aproveitar a luz natural: Sempre que possível, evite acender as luzes durante o dia e utilize a iluminação natural.

Secar roupas ao ar livre: O uso de secadoras elétricas aumenta significativamente o consumo de energia. Sempre que possível, opte pelo varal.

Evitar o pico de consumo: Entre 18h30 e 21h30, há uma alta demanda por energia elétrica, o que pode resultar em custos mais elevados. Tente adiar o uso de eletrodomésticos de alto consumo para outros horários.

Verificar a borracha da geladeira: Uma vedação inadequada na porta pode fazer o aparelho trabalhar mais para manter a temperatura, aumentando o consumo de energia.

Uso consciente do chuveiro elétrico: Os chuveiros representam uma das maiores fontes de consumo nas residências. Reduzir o tempo e a temperatura pode resultar em economia significativa.

Investir em energia solar: Apesar do custo inicial elevado, a instalação de painéis solares pode reduzir a conta de luz em até 95%, segundo especialistas. A longo prazo, o retorno do investimento é considerável.

 


Soluções inovadoras para tarifas mais baixas e energia limpa


Em um cenário de tarifas de energia ainda voláteis, alternativas inovadoras têm surgido para amenizar o impacto das bandeiras tarifárias. Uma dessas soluções é a Electy, uma plataforma digital pioneira no mercado de energia renovável, que oferece aos consumidores a possibilidade de reduzir suas contas de luz com contratos ajustados ao perfil de consumo de cada usuário. A empresa se destaca ao proporcionar uma economia de até 30% em comparação com as tarifas tradicionais, sem abrir mão da sustentabilidade.


“Em meio à crescente adesão ao mercado livre de energia, soluções como a nossa surgem como uma alternativa para quem busca não só economia, mas também uma forma mais eficiente e sustentável de consumir eletricidade”, destaca Vicente Camillo, cofundador da Electy.


Essa solução ganha relevância especialmente em um momento de altos custos com a energia elétrica. Ao conectar diretamente consumidores a geradores de energia limpa, a startup viabiliza o acesso a tarifas mais acessíveis, além de proporcionar uma alternativa às flutuações das bandeiras tarifárias, que impactam diretamente o bolso do consumidor. A empresa também contribui para a redução das emissões de carbono, permitindo que seus clientes se beneficiem de energia renovável, enquanto colaboram para um futuro mais sustentável.


“Em menos de dois anos, a Electy tem se consolidado como uma força transformadora no setor energético brasileiro. Com um modelo de negócios pioneiro, conseguimos simplificar o processo de contratação de energia renovável, permitindo que tanto consumidores residenciais quanto empresas obtenham acesso a tarifas até 30% mais baixas em comparação com as tarifas tradicionais. A nossa plataforma digital intuitiva facilita essa transição para a energia limpa, sem que o consumidor precise sair de casa ou enfrentar a complexidade dos processos convencionais”, explica Paula Klajnberg, cofundadora da Electy.


Até o final de 2024, a Electy estima que seus clientes terão economizado até R$ 15 milhões, refletindo a efetividade do modelo de negócios da empresa, que tem experimentado um crescimento exponencial. A projeção é de alcançar 70 mil clientes até 2025, um número que demonstra a crescente confiança dos consumidores, tanto residenciais quanto corporativos, em soluções de energia mais econômicas e sustentáveis.


Esse sucesso, no entanto, vai além da economia. A Electy se posiciona como um agente de transformação no setor energético, acelerando a democratização da energia renovável no Brasil. Além de proporcionar tarifas mais baixas, a plataforma já neutraliza 100 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 5 milhões de árvores. A empresa acredita que a verdadeira mudança está em tornar a energia limpa não apenas uma alternativa mais acessível, mas uma escolha simples e inteligente para todos — beneficiando tanto as finanças dos consumidores quanto o meio ambiente.


Sobre a Electy


Em menos de dois anos de operação, a Electy já se estabeleceu como líder na cobertura de energia mais barata e limpa no Brasil. O propósito da startup é conectar as pessoas à energia mais barata e limpa tornando a energia renovável acessível para todos os consumidores. Como o primeiro marketplace de energia renovável do país, a Electy conecta diretamente consumidores a geradores de energia renovável, promovendo uma transformação significativa no setor energético brasileiro. Atuando em Geração Distribuída e Mercado Livre, a startup - reconhecida como "Startup de Impacto" pelo Web Summit em 2024 pelo segundo ano consecutivo – oferece as melhores ofertas de energia para residências e empresas sem necessidade de investimentos.


Assª. Rodrigo Bocatti

Por Paulino Andrade/FN


Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife leva a experiência do Recife para a UFPE no Mercado 2024 

 

Fortalecendo o papel da Prefeitura do Recife de fomentar na comunidade acadêmica o debate e as oportunidades nas áreas de empreendedorismo e inovação, por meio do Programa UniverCidade, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará presente na UFPE no Mercado. O evento, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, é conhecido por ser a maior feira de trainee e estágio do Norte e Nordeste e tem a expectativa de receber mais de 8 mil participantes. 


A UFPE no Mercado busca fortalecer a ponte entre universidade e mercado, proporcionando um ambiente dinâmico para o desenvolvimento de carreiras e networking, sendo uma oportunidade para empresas e estudantes interagirem diretamente, abrindo portas para estágios, vagas de trainee e empregos. Os participantes terão a oportunidade de assistir a diversas palestras com nomes renomados do setor e ter acesso a produtos e serviços oferecidos por empresas nacionais e multinacionais e pela gestão pública. 


Neste contexto, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará com um estande onde detalhará sobre as iniciativas do UniverCidade, que tem o papel de estimular a integração entre as Instituições de Ensino Superior, o ambiente de inovação local e o setor produtivo, consolidando o Recife como um polo de desenvolvimento tecnológico e científico e promovendo a colaboração ampla entre as partes. Essa sinergia é essencial para impulsionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, proporcionando um ecossistema dinâmico.


Dentre as ações que compõem o UniverCidade, destacam-se várias iniciativas de impacto significativo. O Eita! e o EitaLabs, por exemplo, voltados para a inovação aberta. O Escritório de Parcerias Inovadoras fomenta as pequenas soluções e as conectam com o setor público. Outro destaque é a recém-lançada Rede NIT (Rede dos Núcleo de Inovação Tecnológica da cidade do Recife), que busca fortalecer a comunidade de núcleos de inovação. 


Sobre a UFPE no Mercado


Organizado por profissionais juniores da ACE Consultoria, desde a sua criação em 2011, a UFPE no Mercado tem sido referência em unir o meio acadêmico ao mercado de trabalho. Em sua última edição, em 2019, o evento reuniu 22 empresas e mais de 10.000 inscritos, consolidando-se como um dos maiores do país. Agora, após quatro anos de pausa, o evento volta ao seu formato presencial com a expectativa de manter a tradição e contribuir ainda mais para o desenvolvimento profissional dos jovens da região. 


"Estamos felizes em retomar essa iniciativa e oferecer novamente um espaço onde educação e mercado se encontram, criando novas oportunidades para nossos estudantes", destaca João Gouveia, organizador da edição deste ano. 


Serviço

UFPE no Mercado 2024

Data: 12 e 13 de novembro de 2024 

Local: Centro de Convenções da UFPE


Assª.  Anna Paula Novaes

Coordenadora de Conteúdo da TV Conecta Recife

Assessora de Imprensa da Emprel

Por Paulino Andrade/FN

Aposentadoria proporcional

 


Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista


Você sabia que com fundamento no direito adquirido ainda é possível requerer a aposentadoria proporcional?

Com a edição da Emenda Constitucional nº 20/1998, houve a extinção da aposentadoria proporcional. Contudo, foi instituída uma regra de transição.

A regra de transição vigorou até a edição da Emenda Constitucional nº 103/2019.

Dessa forma, para que você obtenha a aposentadoria proporcional, com base no direito adquirido, você deve ter cumprido os requisitos para a aposentação proporcional até o dia 12 de novembro de 2019. Os requisitos exigidos são: a) ser contribuinte anterior a 16/12/1998; b) ter idade mínima de 53 anos, homem, e 48 anos, mulher: c) 30 anos de contribuição homem e 25 mulher e o cumprimento do pedágio de 40% homem e 20% mulher, sobre o período que faltava para atingir esse tempo a partir de 16/12/1998; e d) carência de 180 meses de contribuições.  

Mas, como já dito acima, a Emenda Constitucional nº 103/2019, a qual introduziu a reforma da Previdência, vigente a partir de 13/11/2019, em seu art. 35, ll, revogou expressamente o benefício da aposentadoria proporcional.

Com a extinção imposta pela EC nº 103/2019, somente os que completaram as exigências até 12/11/2019, poderão gozar do direito adquirido incorporado em seu patrimônio jurídico.


Saiba mais:

Trabalho em horário extra em casa - Gerente

 

A 1ª Turma do TRT21 condenou o Banco Santander a pagar horas extras à ex-gerente pelo tempo em que ela ficava em casa utilizando o sistema New Space. O sistema é usado pelo Santander para digitalização, guarda e recebimentos de documentos na Internet. Durante todo o contrato de trabalho, ela acessou o sistema em casa, para o envio e recebimento de malotes. Isso porque, no curso do expediente, o volume de trabalho não permitia esse acesso, o que ocorreu por cerca de 20 horas a cada trimestre.

Por Paulino Andrade/FN

 

Política de proteção à mulher do Jaboatão é reconhecida internacionalmente



A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes foi selecionada para mais um importante prêmio, desta vez da Rede Mercociudades, composta por membros de onze países da América do Sul. O reconhecimento é para a “Política Integrada de Combate à Violência contra a Mulher” desenvolvida pelo município. A iniciativa do Jaboatão dos Guararapes será divulgada e reconhecida durante a XXIX Cúpula de Mercocidades, que será realizada de 4 a 6 de dezembro, em Esteban Echeverría, Argentina.

A política integrada concorreu na categoria “Segurança e combate à violência contra a mulher” e foi selecionada pelo Comitê de Seleção da Chamada de Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero, organizada pela Unidade de Gênero e Município da rede Mercociudades. O objetivo é identificar e mapear políticas desenvolvidas por cidades sul-americanas que tenham um impacto significativo no combate à desigualdade de gênero em seus territórios.

O trabalho desenvolvido por Jaboatão dos Guararapes está baseado em dois eixos de atuação: Acolhimento com Proteção, que tem o objetivo de apoiar e orientar mulheres que se encontram em situação de risco e violência. Este amparo acontece através do atendimento interdisciplinar nos eixos psicológico, social e jurídico, que acontece no Centro de Referência da Mulher Maristela Just. O segundo foco de atuação é a Capacitação com Geração de Renda, por meio do Espaço Mulher Empreendedora e das feiras e lojas colaborativas, que podem proporcionar autonomia financeira às mulheres.

“O diferencial da nossa política é integrar as duas frentes de atuação, que é acolher e promover a justiça para aquelas mulheres vítimas de violência e oferecer alternativas para a independência financeira, através dos cursos profissionalizantes e do apoio à formalização e comercialização”, explica a secretária da Mulher, Juliana Paranhos.

Atualmente, a Rede Mercociudades conta com 380 cidades membro de 10 países da América do Sul.  São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


Fotos: Chico Bezerra/PMJG 



 Assª. PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Campanha de Natal Jaboatão Solidário começa a arrecadar doações 

 




A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início à campanha de Natal Jaboatão Solidário, que faz parte do programa de voluntariado e doações Amor por Jaboatão, coordenado pela primeira-dama, Andrea Medeiros. A iniciativa tem por objetivo arrecadar donativos que serão entregues a instituições filantrópicas e comunidades em situação de vulnerabilidade social, para garantir um Natal digno a muitas famílias. Quem tiver interesse em participar da campanha poderá doar brinquedos, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal até o dia 23 de dezembro.


Os pontos de arrecadação são os seguintes: Complexo Administrativo da Prefeitura, localizado na Estrada da Batalha, número 1.200,  em Jardim Jordão; Palácio da Batalha, que fica na Avenida Barreto de Menezes, 1.648, em Prazeres; The Garden Open Mall, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, número 209, em Piedade; e na Casa da Cultura, ao lado da praça Nossa Senhora do Rosário, no Jaboatão Centro.


A primeira-dama, Andrea Medeiros, reforça a importância de  colaborar com a campanha. “Essa ação de voluntariado busca despertar na sociedade civil o espírito de solidariedade, levando ajuda a quem mais precisa. O poder público tem suas limitações, por isso é importante que a população apoie essa causa, dando as mãos e fazendo a sua parte. Lembrando que essa iniciativa não leva somente a doação em si, como também carinho, alegria e acolhimento a crianças e adultos em situação de vulnerabilidade”, explica Andrea.


No Jaboatão, mais de 226 mil pessoas vivem em situação de pobreza, com renda de até R$ 218 per capita. E mais de 356 mil dependem de benefícios sociais. Para obter mais informações a respeito da campanha e do programa Amor Por Jaboatão, acesse o site: https://amorpor.jaboatao.pe.gov.br/


Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN



Jaboatão dos Guararapes promove ação para prevenção da diabetes e cuidado múltiplo com a saúde



Na semana do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou nesta segunda-feira (11) o "Nutri em Ação",  iniciativa que orientou a população sobre a prevenção à doença e outros cuidados necessários para uma vida saudável. O evento integra a campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, e aconteceu na praça do viaduto Geraldo Melo (PECOM), no bairro de Prazeres.


“A ação é focada na diabetes por ser uma atividade alusiva ao 14 de novembro, mas a gente trouxe todo um contexto de saúde olhando para a integralidade do sujeito. Temos usuários que não vão às Unidades de Saúde, é uma característica sobretudo dos homens. Como estes não costumam ir, vamos até eles”, explicou a coordenadora E-multi do Jaboatão, Juliana Lucena, que disse se tratar de uma atividade “extra muro”. “Estas atividades são importantes para ampliar o cuidado para toda a população”, completou.


Carlos Antônio é diabético e foi medir a glicemia na Ação. Ele contou que descobriu a doença há cerca de 2 anos, mas que vem se cuidando. “Faço academia, caminhada, pedalo. Sou meio devagar para medir a glicemia, mas vou comprar um aparelho para isso, tem que se cuidar”, afirmou. Já Diego Soares está focado na prevenção. “Já faz um tempo que eu quero ter um controle, então é bom ficar medindo para ver se tem alguma alteração”, comentou.


A iniciativa foi pensada inicialmente pelas profissionais nutricionistas da E-multi do Jaboatão, mas conta com a participação de toda a equipe E-multi e da Atenção Básica. Por isso, foram oferecidos no local, além de orientações nutricionais e medição da glicemia, orientações farmacêuticas, sociais, prática de atividade física, aferição de pressão, vacinação, HGT, e medição de peso e altura para que o munícipe saiba seu IMC (Índice de Massa Corporal).


Diferencial

Este ano, a Prefeitura do Jaboatão, por meio do Nutri em Ação, levou aos munícipes a Auriculoterapia, que é uma terapia alternativa. Trata-se de uma prática que vem da medicina tradicional chinesa e que auxilia no tratamento de sintomas e doenças  por meio da estimulação de pontos específicos na parte visível da orelha.


A Equipe E-multi do município citou benefícios como melhora do sono e da ansiedade. Jaboatão é um dos municípios pernambucanos que utiliza práticas integrativas como esta no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fotos: Matheus Britto




 Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Jaboatão participa de evento na Sede da OPAS/OMS, em Brasília, de certificação da eliminação da Filariose Linfática no Brasil

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou, em Brasília, da certificação do Brasil pela eliminação da filariose linfática, também conhecida como elefantíase. A cerimônia oficial aconteceu nesta segunda-feira (11), na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/OMS.

O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, da Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, do diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A eliminação da Filariose Linfática reconhece o esforço de muitos profissionais ao longo de 30 anos e representa um marco histórico na saúde pública do país e da América Latina.

A elefantíase é causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço em seus membros. De acordo com o Boletim Epidemiológico Doenças Negligenciadas no Brasil, divulgado em janeiro deste ano, foram realizados inquéritos de avaliação da transmissão, conhecidos como Transmission Assessment Survey (TAS), em Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife, últimos focos endêmicos de filariose linfática no país. O último TAS, realizado em abril de 2023, em Jaboatão dos Guararapes, foi entregue ao Ministério da Saúde como etapa final para compor o dossiê de eliminação, revelando a ausência de casos no município.

A secretária municipal de saúde, Zelma Pessôa, esteve no evento representando o município do Jaboatão e também o estado de Pernambuco. “Este certificado simboliza os esforços de todos os profissionais de saúde, da equipe de vigilância e do nosso governo no combate à filariose. Após anos de trabalho árduo e contínuo, conseguimos eliminar essa doença que afeta a qualidade de vida e o bem-estar da nossa população. Seguimos comprometidos em fortalecer nossas ações de vigilância e promoção de saúde para que possamos manter esses avanços e seguir no caminho de uma saúde pública cada vez mais forte e inclusiva para todos”, destacou Zelma.

Foto: Divulgação/PJG.


Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN
 

domingo, 10 de novembro de 2024

Monica Souza, Pernambucana de Recife, está precisando da sua ajuda para custear tratamento de câncer

 Qualquer ajuda sua para ajudar Monica Souza, será bem vinda!

Monica está com câncer há mais de 5 anos e, recentemente a situação só está piorando. Ela está com dificuldade até para se alimentar, mesmo pela sonda. Quem poder ajudar, pode mandar qualquer valor pelo

 PIX: 81 99190-8471 

Monica Figueiredo França de Souza 

Bradesco.

Instagram: https://www.instagram.com/monicasouza.oficial/

Ver fotos de Monica Souza:


Ver vídeo de Monica Souza:


Por Paulino Andrade/FN


Cantora Pernambucana, Rose Araujo pede ajuda para comprar equipamentos para seguir com a sua carreira artística

 A Cantora Pernambucana de Recife, está pedindo a ajuda dos amigos de toda parte, para que ela possa comprar equipamentos para seguir com a sua carreira artística, espalhando alegria por toda parte como ela gosta de fazer nos palcos e por aí a fora.

Rose Araújo lançou inclusive uma RIFA, para quem poder colaborar, e informa também a sua chave PIX.

Veja detalhes a baixo:

"Eu criei esta rifa, com o intuito de comprar um caixa e um microfone (Mesmo que sejam usados), para eu possa exercer minha profissão de cantora, cantando com karaokê, nas ruas e praças. Conto muito com a ajuda de todos. Marque seu número é mande pra mim com seu nome. Meu pix: 81999354507 Rosemere (Nu bank).  Boa sorte!".


Rifa:


Siga o Instagram da Cantora, Rose Araújo: https://www.instagram.com/rosearaujocentral/

Por Paulino Andrade/FN

sábado, 9 de novembro de 2024

Especialista do setor de cestas básicas destaca a importância da manutenção da política comercial do governo do Brasil com Trump

 Valorização da moeda americana e as taxas de importação de produtos e insumos utilizados na agricultura e pecuária podem impactar na mesa dos brasileiros



A volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos apresenta um panorama que, em termos de balanço de comércio exterior, não diverge substancialmente de administrações passadas, sejam elas republicanas ou democratas. Isso porque os Estados Unidos historicamente adotam uma postura econômica e comercial pragmática, focada em garantir sua competitividade global e proteger seus interesses estratégicos. A política de tarifas protecionistas e a busca por acordos bilaterais reforçam a tendência de priorizar negociações que mantenham o país em uma posição favorável, na maioria das vezes, independente da ideologia política.

Para o Brasil, parceiro relevante em exportações, especialmente no setor do agronegócio, a manutenção da política comercial com os EUA implica em uma continuidade das trocas de commodities, que integram a pauta de exportações.

“Os EUA compram do Brasil uma grande variedade de produtos, como bebidas, cacau e derivados, café, carnes de origem bovina, ave e suína, cereais e farinhas, especiarias, complexo soja, que inclui farelo, óleo e grãos, complexo sucroalcooleiro como o açúcar e o etanol, além de couros e peles, fibras têxteis, frutas, incluindo castanhas, fumo, lácteos, pescados, produtos apícolas, florestais e hortícolas, ração animal, sucos e outros”, destaca Gustavo Defendi, sócio-diretor da Real Cestas, empresa que atua no segmento de cestas básicas há mais de 20 anos.

Para o especialista, o posicionamento do Brasil e do governo deve ser objetivo, e tensões comerciais globais, somadas à oscilação do dólar, podem impactar os custos de importação de insumos e bens de consumo, o que traria reflexos diretos no mercado interno brasileiro.

“A cesta básica, essencial para a maioria dos brasileiros, pode sofrer variações em seus preços devido a fatores como a valorização da moeda americana e as taxas de importação de produtos e insumos utilizados na agricultura e pecuária. Se por um lado o Brasil mantém um superávit no comércio agrícola com os EUA, garantindo a venda de produtos, por outro, o impacto dos custos logísticos e dos insumos pode encarecer os produtos alimentares no mercado interno, daí a necessidade de uma boa relação comercial”, analisa Gustavo.

“Por esses fatores, não acredito que o governo vai usar a eleição nos EUA para marcar posição ou causar tensão na economia. É muito importante o Brasil manter a diplomacia e diálogo com todos”, finaliza o empresário.

Gustavo Defendi é sócio-diretor da Real Cestas, empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de cestas básicas. Possui experiência corporativa, financeira e contábil no mercado da indústria alimentícia, gestão financeira, inteligência de negócios, estratégia e inteligência de mercado.Formação acadêmica na Escola de Engenharia Mauá e MBA em Estratégia de Mercado na Fundação Getúlio Vargas. Certificação para conselheiro no IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Assª. Luciana Vitale
Por Paulino Andrade/FN


Prefeitura do Recife promove mudança no Gabinete de  Projetos Especiais

 O prefeito João Campos realizou uma mudança no comando no Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife.  A engenheira Cinthia Mello deixa a Chefia da estrutura de gestão para atuar na iniciativa privada. Em substituição foi nomeado interinamente Guilherme Mota Gomes,  antigo secretário-executivo do Gabinete.


“Agradeço todo o empenho e a contribuição dada por Cinthia ao longo de nossa primeira gestão. Tenho certeza de que ela, com toda sua capacidade e comprometimento, continuará tendo muito sucesso em qualquer missão que venha assumir”, destacou o prefeito João Campos.

Assª. PCR/Recife

Por Paulino Andrade/FN

Prefeitura do Jaboatão promove ação para prevenção do diabetes e cuidados com a saúde



Fotos: Matheus Britto/PMJG 

 A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira (11) um evento dedicado ao Dia Mundial do Diabetes (comemorado em 14 de novembro). Intitulada “Nutri em Ação”, a iniciativa promove o bem-estar e a qualidade de vida e irá orientar a população sobre a prevenção do diabetes e os cuidados necessários para uma vida saudável, com início às 9h, na praça do viaduto Geraldo Melo, o PECOM, em Prazeres.


Durante o evento, serão oferecidos serviços gratuitos de aferição da pressão arterial, teste de glicemia e avaliações essenciais para cuidado ao diabético. Também serão ofertadas orientações sobre práticas seguras de atividade física e manutenção do peso adequado, a partir do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), informações sobre alimentação equilibrada, planejamento de refeições e dieta saudável para diabéticos.


Além disso, profissionais de serviço social e psicólogos estarão presentes para oferecer suporte e orientação sobre questões sociais e saúde mental. O momento também será uma ótima oportunidade para atualizar a carteira de vacinação, com equipe a postos para atender a população. É preciso levar RG, CPF e cartão SUS.


"A ação é uma oportunidade de conscientizar sobre a importância da prevenção, especialmente em relação a diabetes, uma condição que afeta tantas pessoas. Nossa equipe estará disponível para oferecer orientações e serviços essenciais, ajudando a população a adotar práticas saudáveis e a cuidar do bem-estar físico e emocional”, destacou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.

Serviço:

Nutri em Ação

Data: 11 de novembro (segunda-feira)

Horário: 9h às 12h

Local: praça do viaduto Geraldo Melo (PECOM), em Prazeres


Ascom/PMJG

Por PaulinoAndrade/FN

Nesta segunda-feira (11/11), às 10h, na Estação Recife, será realizado o lançamento da Exposição Fotográfica Itinerante da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

 


Na segunda-feira (11/11), às 10h, na Estação Recife, será realizado o lançamento da Exposição Fotográfica Itinerante da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em homenagem aos 40 anos de existência da empresa pública federal, completados em 2024. O evento, que estará disponível até o dia 18/11, tem como tema “Reduzindo Distâncias, Construindo Futuros”. A mostra apresentará ao público algumas das faces que fazem parte de trajetória da empresa: tanto dos seus empregados, cujas dedicação e amor são partes fundamentais dessa jornada; quanto dos seus usuários, que são a razão de sua existência. 

 “É com grande satisfação e com o coração agradecido que estamos realizando essa exposição. Eu, como parte da evolução desta empresa, faço questão de homenagear todos que estiveram e estão ao meu lado durante esta jornada. São anos de luta e esforço para oferecer, à população, um transporte de qualidade que atenda a todos. Então, hoje me orgulho de ter feito parte da história de um órgão federal que é crucial para a mobilidade urbana do Brasil”, comenta o diretor-presidente da Companhia, José Marques. 

Além da exposição itinerante, a Companhia lançou um livro comemorativo às quatro décadas de existência, o qual está disponível para leitura em seu site institucional (www.cbtu.gov.br)

Home

www.cbtu.gov.br

A superintendente da CBTU Recife, Marcela Campos, destaca a importância do Metrô para Pernambuco: “ A CBTU faz parte da história de mobilidade urbana do Recife e RMR, são 40 anos transportando vidas, sonhos e esperança de um futuro melhor. Temos que celebrar, apesar dos obstáculos e dificuldades. Essa exposição e o livro comemorativo trazem um pouco dessas quatro décadas de resistência. Que venham muitas outras de investimentos e modernização”, afirma. 

A exposição itinerante teve início dia 23 de outubro, no Congresso Nacional, em Brasília, onde está localizada a Administração Central da Companhia. Em seguida, passou pela Superintendência de Maceió, em Alagoas. Recife é a terceira cidade a receber a mostra fotográfica, que seguirá para João Pessoa, na Paraíba, e será finalizada em Natal, no Rio Grande do Norte. 

Serviço

Lançamento da Exposição Fotográfica Itinerante: “Reduzindo Distâncias, Construindo Futuros”

Data: 11/11. 

Horário: 10h

Local: Estação Recife.

Assª. CBTU?Recife

Por Paulino Andrade/FN

Em Jaboatão, cães e gatos são vacinados contra a raiva, no Dia D da campanha

 Este sábado (9) foi movimentado nos 115 postos de vacinação antirrábica, localizados em diversos bairros do Jaboatão dos Guararapes. O Dia D da campanha de prevenção contra a raiva imunizou cães e gatos. A aplicação das doses começou às 9h e segue até às 17h, contando com a participação de 400 profissionais e mais de 100 voluntários. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar em torno de 80 mil pets no município.

Os tutores atenderam ao convite da Prefeitura e compareceram aos locais de vacinação, com os seus animais de estimação. Foi o caso do auxiliar de produção Flávio Oliveira, que levou Dara, de 6 anos, a um desses postos, instalado em frente ao Ambulatório Especializado Ensino-Serviço, na rua Genivaldo Barbosa de Holanda, s/n, em Prazeres. “Todos os anos trago, para ela tomar a vacina. Acho importante porque é uma proteção pra ela e também para toda a família”, declarou.

 A técnica em enfermagem, Rosângela Betânia, chegou acompanhada do seu gato Garfield, de 12 anos, para tomar a dose e ficar protegido. "Esta doença é  perigosa também para os seres humanos, por isso devemos nos proteger, assim como nosso animal de estimação. Vacinar é um ato de amor", afirmou.

De posse dos cartões de vacinação de seus pets, o aposentado Ubirajara Bezerra levou Lilica, de 7 anos, Lili, 2 anos, Lion, 4 anos, e Lulu, de 2 anos e meio, para serem vacinados. "Todos os anos vacino, não podemos descuidar dessa doença. Por isso, procuro manter a carteira de vacinação deles em dia", falou ele, com Lilica nos braços, após a cachorrinha tomar a vacina.

A superintendente de Vigilância em Saúde do município, Vânia Freitas, enfatizou a importância da campanha. “A raiva é uma doença letal também para os seres humanos e a única forma de prevenir é a vacina. Ela protege os animais e as pessoas que convivem com eles. Este ano, a Prefeitura abriu diversos postos de vacinação antirrábica, para manter o município livre desta doença”, enfatizou a gestora. “É interessante que o tutor leve o cartão de vacinação do seu pet, mas caso não esteja de posse do documento, o animal não deixará de ser imunizado”, concluiu.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o período de cobertura vacinal, iniciando a campanha antirrábica no dia 9 de outubro e seguindo até o dia 9 de dezembro. Os locais de atendimento podem ser consultados no site www.jaboatao.pe.gov.br. Outra ação importante da secretaria foi a pré-campanha de vacinação antirrábica, realizada nos abrigos de animais no município e nas Regionais 3 (Curado), 4 (Muribeca), 5 (Prazeres), 6 (Praias) e 7 (Guararapes),  com abertura de postos em locais estratégicos. 

Já para atender a área rural do município, a partir desta segunda-feira (11), as equipes irão iniciar a vacinação porta a porta nos engenhos. A ação seguirá até o dia 9 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

É importante ressaltar que Jaboatão dos Guararapes também realiza a vacinação antirrábica durante todo o ano, em três locais fixos. São eles: UBS PET no terminal de ônibus de Massangana; UBS PET na praça Murilo Braga, em Cavaleiro; e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), na PE-17, próximo à UPA de Engenho Velho. O atendimento é feito das 9h às 15h.

Pós-campanha

Quem não teve tempo de vacinar seu pet neste sábado, poderá vaciná-lo no Espaço Pet, mais conhecido como ParCão, que fica ao lado do estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade. Neste local, o atendimento acontecerá somente no período desta segunda-feira (11) até a quinta-feira (14), das 9h às 15h.

Fotos: Matheus Britto/PMJG




    Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN  

Artista plástico de Jaboatão dos Guararapes-PE, Roberto Ribeiro - Eco Arte, pede a sua ajuda para poder representar o seu estado, município e a sua arte cultural no exterior

 O Artista plástico, Pernambucano de Jaboatão dos Guararapes-PE, Roberto Ribeiro, que atua desde (1985), está pedindo a ajuda de todos que poderem colaborar para que ele posa ter a oportunidade de representar o Estado e município no exterior com as suas artes cultural.

São vários quadros e pinturas que o artista tem espalhado por aí a fora valorizando a cultura Pernambucana.

Agora com a sua ajuda, ele pode levar o conhecimento dos seus trabalhos para o mundo. Aqui vai a chave PIX para quem poder ajudar ROBERTO RIBEIRO - ECO ARTE: robertosalveoplanetaterra@gmail.com Banco Itaú.

Siga o Instagram do artista: https://www.instagram.com/reel/DCBnyOxujjo/?igsh=MTR3eTAwc3kzaHBxbA%3D%3D

Veja algumas fotos de artes do Artista Plástico Roberto Ribeiro.






Ver vídeo do artista solicitando a sua ajuda:



Por Paulino Andrade/FN




sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Recife se consolida entre as cidades mais promissoras do mundo, aponta consultoria Kearney

 Ranking Global Cities Index, de 2024, destaca a capital pernambucana entre os melhores destinos mundiais para atrair investimentos, alcançando o melhor desempenho no levantamento desde 2019. Prefeitura vem implementando ações para melhorar o ambiente de negócios e desburocratizando processo, aliado ao amplo processo de transformação digital


O Recife se destaca entre as cidades mais promissoras do mundo para a atração de investimentos e gerar negócios, perfilando juntamente com grandes metrópoles mundiais, como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio, Cingapura e Pequim, por exemplo. É o que mostra o relatório Global Cities Index de 2024, elaborado pela consultoria internacional em gestão estratégica Kearney. O resultado registrado neste ano foi o melhor desempenho da capital pernambucana neste ranking desde o ano de 2019, alcançando a 111ª posição de um total de 156 cidades, um avanço de 20 colocações em relação ao estudo publicado no ano passado. Além do Recife, outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, também figuram no documento.


Em 2024, o Global Cities Index avaliou 31 métricas em cinco dimensões, que possuem pesos diferentes na composição do ranking, tais como: atividade empresarial (30%); capital humano (30%); intercâmbio de informações (15%); experiência cultural (15%); e engajamento político (10%). A classificação e a pontuação das cidades, segundo a Kearney, são determinadas pela soma das médias ponderadas de cada dimensão para produzir uma nota em uma escala de 0 a 100. As fontes de informação para composição das pontuações, ainda de acordo com a consultoria, são derivadas de dados disponíveis publicamente pelas cidades.


O resultado positivo conquistado pelo Recife chega em meio à consolidação de um amplo processo de transformação digital que a Prefeitura vem aplicando na cidade, com a implantação do e-gov e do “governo zero clique”, a digitalização de processos a partir da plataforma Conecta Recife, um hub de serviços aos cidadãos, a revisão de atos administrativos para facilitar e flexibilizar a atração de investimentos na cidade e a expansão de negócios já instalados, a atualização de matrizes tributárias, o aumento vertiginoso no número de vagas na rede municipal, criação de programas como Embarque Digital e Recife no Mundo, além da melhoria do ambiente de negócios.


As ações proativas desde o início da gestão do prefeito João Campos se já materializaram na criação de quase 100 mil empregos formais com carteira assinada de janeiro de 2021 a setembro desse ano, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


OUTRAS CAPITAIS BRASILEIRAS - No ranking da consultoria Kearney, outras cinco capitais brasileiras perfilam no levantamento. A cidade de São Paulo figurou na 39ª posição nesse ano, ante a 46ª colocação de um ano atrás. O Rio de Janeiro surge no 66º lugar - antes ocupou a 76ª colocação no ano passado. Porto Alegre, que em 2023 estava no 115º lugar, esse ano aparece na 96ª colocação. Belo Horizonte cresceu oito posições, passando da 111ª para a 103ª posição. Salvador saltou da 124ª posição para o 116º lugar.

Fotos: Divulgação/Prefeitura do Recife



Assª. Imprensa/PCR

por Paulino Andrade/FN


Chuva intensa causa transtornos e queda de postes em São Paulo, e deputado propõe solução para riscos energéticos

 Nas últimas 72 horas, o volume de chuva em São Paulo sobrecarregou a infraestrutura urbana, levando ao tombamento de postes na grande São Paulo e deixando moradores sem energia na tarde desta sexta-feira (8). Em meio aos riscos trazidos por esses incidentes, o deputado federal Marcelo Crivela defende o enterramento dos fios elétricos, destacando que a medida pode reduzir acidentes e custos, além de garantir mais segurança à população



Brasil, novembro de 2024: São Paulo enfrenta um período crítico de chuvas intensas nas últimas 72 horas, aumentando os riscos energéticos e de deslizamentos em várias áreas da cidade. Nesta sexta-feira (8), o Departamento de Trânsito precisou interditar um trecho da pista sentido Cotia da Avenida São Camilo, na Granja Viana, após o tombamento de postes de energia devido ao solo encharcado, que cedeu e comprometeu a segurança local.

Esse incidente ocorreu em meio a uma obra de duplicação da avenida, realizada pela Prefeitura de Cotia, que visa aumentar a largura da via para 7 metros em um trecho de 520 metros. Com orçamento de R$ 16,7 milhões e início em abril de 2023, o projeto inclui melhorias no asfalto, construção de calçadas e um novo sistema de drenagem. Contudo, o sistema de postes suspensos instalado na calçada não resistiu às condições adversas do solo e tombou, deixando os moradores da região sem energia desde as 15h e expondo o risco estrutural do sistema elétrico suspenso em dias de chuva intensa.

Para oferecer uma solução definitiva a problemas como esse, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei proposto pelo deputado federal Marcelo Crivela, que defende o enterramento dos fios elétricos como forma de aumentar a segurança e evitar prejuízos durante períodos de instabilidade climática. “O sistema de fiação aérea tem demonstrado sua vulnerabilidade ano após ano, com quedas de postes, quedas de árvores e interrupções que causam transtornos e prejuízos à população. A proposta de enterrar os fios não só traz segurança aos moradores como representa um avanço na infraestrutura urbana, reduzindo acidentes e o custo de manutenção,” afirma o deputado Crivela.

Atualmente, menos de 1% da rede elétrica no Brasil é subterrânea, com São Paulo tendo apenas 60 quilômetros de cabos aterrados, enquanto cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm 11% e 2%, respectivamente. Em contraste, cidades como Londres e Paris começaram a enterrar seus fios no século XIX e hoje possuem grande parte de suas redes no subsolo, com Londres em andamento para tornar todo o sistema subterrâneo. Nova York já possui 71% de seu cabeamento enterrado, e Buenos Aires vem avançando na substituição desde a década de 1950.

Crivella enfatiza que o debate sobre a privatização do setor de energia, que voltou a ganhar força, precisa ser ampliado. "Creio que é fundamental irmos além e focarmos na raiz do problema", destacou. Para ele, o maior desafio está na fase de distribuição, onde a maioria das redes ainda é aérea, com cabos e transformadores expostos às condições climáticas severas, como as tempestades violentas que têm se tornado mais frequentes.

Se aprovado, o projeto deve transformar a forma como São Paulo e outras cidades enfrentam as consequências das chuvas intensas, garantindo mais estabilidade na rede elétrica e menos riscos para os cidadãos.

Assª. Caroline Soares

Por Paulino Andrade/FN