segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Jaboatão dos Guararapes promove ação para prevenção da diabetes e cuidado múltiplo com a saúde



Na semana do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou nesta segunda-feira (11) o "Nutri em Ação",  iniciativa que orientou a população sobre a prevenção à doença e outros cuidados necessários para uma vida saudável. O evento integra a campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, e aconteceu na praça do viaduto Geraldo Melo (PECOM), no bairro de Prazeres.


“A ação é focada na diabetes por ser uma atividade alusiva ao 14 de novembro, mas a gente trouxe todo um contexto de saúde olhando para a integralidade do sujeito. Temos usuários que não vão às Unidades de Saúde, é uma característica sobretudo dos homens. Como estes não costumam ir, vamos até eles”, explicou a coordenadora E-multi do Jaboatão, Juliana Lucena, que disse se tratar de uma atividade “extra muro”. “Estas atividades são importantes para ampliar o cuidado para toda a população”, completou.


Carlos Antônio é diabético e foi medir a glicemia na Ação. Ele contou que descobriu a doença há cerca de 2 anos, mas que vem se cuidando. “Faço academia, caminhada, pedalo. Sou meio devagar para medir a glicemia, mas vou comprar um aparelho para isso, tem que se cuidar”, afirmou. Já Diego Soares está focado na prevenção. “Já faz um tempo que eu quero ter um controle, então é bom ficar medindo para ver se tem alguma alteração”, comentou.


A iniciativa foi pensada inicialmente pelas profissionais nutricionistas da E-multi do Jaboatão, mas conta com a participação de toda a equipe E-multi e da Atenção Básica. Por isso, foram oferecidos no local, além de orientações nutricionais e medição da glicemia, orientações farmacêuticas, sociais, prática de atividade física, aferição de pressão, vacinação, HGT, e medição de peso e altura para que o munícipe saiba seu IMC (Índice de Massa Corporal).


Diferencial

Este ano, a Prefeitura do Jaboatão, por meio do Nutri em Ação, levou aos munícipes a Auriculoterapia, que é uma terapia alternativa. Trata-se de uma prática que vem da medicina tradicional chinesa e que auxilia no tratamento de sintomas e doenças  por meio da estimulação de pontos específicos na parte visível da orelha.


A Equipe E-multi do município citou benefícios como melhora do sono e da ansiedade. Jaboatão é um dos municípios pernambucanos que utiliza práticas integrativas como esta no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fotos: Matheus Britto




 Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.