quarta-feira, 13 de novembro de 2024

TI Barro recebeu a campanha “E se fosse você?”

 

A gerente de fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, Kathia Sena, esteve hoje (13), no Terminal Integrado do Barro, acompanhada de técnicos de educação e fiscalização do Consórcio, em parceria com a Secretaria de Defesa Social/Polícia Militar, promovendo a ação “E se fosse você?”, que tem como objetivo fazer com que o motorista se sinta no lugar das pessoas cadeirantes, cegas e com mobilidade reduzida, promovendo abordagem enfatizando à empatia ao próximo no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR.

A campanha, que é realizada pela Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM, abordou também os passageiros, ressaltando a importância da responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro, conscientizando também os condutores que passavam pelo local com distribuição de panfletos.

No local, Sena, proferiu minipalestra aos motoristas daquele TI alertando sobre o respeito aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência, às filas, além dos respectivos pontos de parada, entradas dos terminais e preservação do patrimônio público. Além disso, motoristas e usuários foram convidados a embarcar nos ônibus utilizando óculos embaçados, muletas, caneleiras de peso e protetor auricular ou cadeira de rodas. O intuito é estimular o respeito e o cuidado dos demais usuários e operadores com as pessoas idosas e pessoas com deficiência, que têm prioridade no sistema de transporte público.

Além disso, por determinação do Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, técnicos de vistoria do Consórcio participaram da ação analisando os itens de acessibilidade, como a Plataforma Elevatória Veicular – PEV, assentos preferenciais, balaustre, cinto de segurança do cadeirante e a comunicação visual voltada para a acessibilidade. Os ônibus que não estavam de acordo com a legislação vigente, foram autuados e determinado seu recolhimento.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

FOTOS: PAULO MACIEL // CONSÓRCIO DE TRANSPORTE METROPOLITANO



Assª. Jô Lima/Grande Recife

Por Paulino Andrade/FN

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