quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Usuários das Casas de Acolhimento do Recife celebram o ciclo natalino 

 O Natal dos Acolhidos ocorreu durante esta quarta-feira (18)  no Clube dos Previdenciários, no bairro da Guabiraba, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, e contou com a presença do prefeito João Campos


A 4ª edição do Natal dos Acolhidos beneficiou cerca de 450 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, que são acolhidos em uma das 13 casas de funcionamento integral da rede de proteção social especial de alta complexidade do município. As atividades tiveram início às 8h e se estenderam até às 16h, desta quarta-feira (18), no Clube dos Previdenciários, situado no bairro da Guabiraba. O prefeito do Recife João Campos participou do almoço de celebração. 


“Nós fazemos o acolhimento de mais de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade no Recife, trabalhamos todos os dias ininterruptamente por essas pessoas e no Natal não poderia ser diferente. Nossa missão com o Natal das Casas de Acolhimento é cuidar de todos e todas e desejar um feliz Natal com dignidade em um espaço de amor e respeito”, declarou o prefeito João Campos.


Além de café da manhã, almoço e coquetel da tarde, os presentes puderam curtir a festa junto aos arte educadores que promoveram atividades recreativas, momentos de interação e bingos. O grupo também contou com banho de piscina, serviço de revelação de fotos ao longo do evento e um parque de brinquedos infláveis para as crianças. A realização contou com a mobilização de 150 trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD).


“Este é um evento importante para todas as pessoas que são acolhidas na nossa rede de assistência social, aqui recebemos desde a criança até ao idoso. É um momento de confraternização, não só para os acolhidos, mas também para os servidores que trabalham no dia a dia com esse cuidado e com a proteção social dessas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade na cidade do Recife”, afirmou Ana Rita Suassuna, secretária da SDSDHJPD.


Matilde Vicente, 22, é usuária da Casa de Acolhimento Recomeço, em Campo Grande, e celebrou o Natal dos Acolhidos. "Quem está aqui está sendo privilegiado. É um espaço que dá a você tudo aquilo que você necessita e isso faz muito bem ao nosso emocional, realmente é um apoio muito grande que recebemos”, disse ela. 


UNIDADES DE ACOLHIMENTO - Atualmente a rede de acolhimento do Recife conta com 17 unidades. São 14 casas de funcionamento integral, um abrigo noturno,  duas hospedagens sociais. As de funcionamento integral são seis casas para crianças e adolescentes (Doce Lar, Acalanto, Acolher, Aconchego, Novos Rumos e Raio de Luz), quatro casas para adultos e famílias (Casa de Passagem Diagnóstica, Josué de Castro, O Recomeço e Centro de Reintegração Social-CRS), três casas para idosos (Porto Seguro, Iêda Lucena e Edusa Pereira) e uma casa para em prol da população LGBTI+ (Roberta Nascimento). O Abrigo Noturno Irmã Dulce funciona das 19h às 7h. As hospedagens sociais também funcionam em horário integral e garantem as três refeições diárias.


Todas as Unidades de Acolhimento mantidas pela Prefeitura do Recife atuam conforme o que está previsto na Política Nacional de Assistência Social (2004) e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009), oferecendo Proteção Integral e trabalhando no sentido de garantir a reinserção familiar e comunitária dos usuários acolhidos, com funcionamento 24 horas, ofertando moradia, seis refeições diárias, espaço para guarda de pertences, atendimento psicossocial com encaminhamentos para rede de serviços socioassistenciais, disponibilizando todo suporte ao usuário enquanto durar o acolhimento.


Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife




Ascom/PCR

Por Paulino Andrade/FN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.