Esta terça-feira (10) foi especial para 70 alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes, com o encerramento da VI edição da ação SEOPINHO. A parceria entre a Prefeitura e o Serviço Oftalmológico de Pernambuco – SEOPE entregou aos estudantes óculos para a correção de erros refracionais como miopia, astigmatismo e hipermetropia. A entrega ocorreu no Colégio Municipal Humberto Barradas, em Jaboatão Centro. Ainda no local, a Prefeitura também ofereceu serviços odontológicos para as crianças e adolescentes, através do Odontokids.
A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e de Educação e Esportes. “A parceria com SEOPE é fundamental na ampliação do acesso e identificação de alterações oftalmológicas e preservação da saúde ocular das crianças jaboatonenses, base para o aprendizado escolar", declarou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
“A ação ajudou a identificar problemas de visão que acarretam dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento escolar, possibilitando não apenas a realização dos exames, mas a entrega dos óculos”, afirmou a secretária municipal de Educação e Esportes, Mônica Andrade.
“Ela sentia muita dor de cabeça, reclamava. Aí surgiu a oportunidade na escola”, contou a dona de casa Camila Martinele, mãe de Emanuelly Victoria, de 12 anos, estudante da Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião. “No começo, eu percebi que ele estava com dificuldade para aprender na escola. Vai ajudar bastante, até porque tem pessoas como eu, que não têm condições de pagar tudo de uma vez”, disse a autônoma Eliete Ferreira, mãe de João Paulo, de 11 anos, do Colégio Municipal Humberto Barradas. As instituições de ensino foram as participantes deste SEOPINHO.
Na cerimônia de entrega, a representante do SEOPE, Albânia Nunes, celebrou a cooperação entre a empresa e a gestão municipal e também agradeceu aos pais e responsáveis presentes na ocasião. “A gente só tem a agradecer, pela parceria, ao nosso prefeito, Mano Medeiros. Essa ação realmente é bem efetiva. Também quero agradecer a todos vocês, por tirarem aquele dia para irem até o SEOPE, priorizando a visão dos filhos de vocês. Eu espero que seja algo muito efetivo e válido”, desejou.
O VI SEOPINHO foi composta por três etapas. As duas escolas participantes reúnem mais de 400 alunos, que passaram por uma triagem com a equipe municipal de estratégia de saúde da família. Destes, foram identificadas 150 crianças e adolescentes que precisavam de avaliação oftalmológica, sendo encaminhadas para o serviço do SEOPE. Na última etapa, realizada nesta terça-feira (10), os que apresentaram problemas de visão receberam óculos.
Fotos: Matheus Britto/PMJG
Ascom/PMJG
Por Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.