segunda-feira, 31 de março de 2025

01 de abril, dia D do Golpe Civil Militar (1964–1985), vai começar a encenar pelas ruas do Recife, o Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro, com pequenas representações nos pontos de repressão da Ditadura Militar, ocorridos aqui no Recife.

 

É difícil quando nos dias de hoje, ainda, vemos ou ouvimos alguém dizer que não houve ditadura no Brasil, mas de uma coisa nós temos certeza: conhecer a  nossa História é fundamental para aprendermos com o nosso passado.  É com essa visão de prestar um serviço à sociedade através da arte, que o Grupo de Teatro João Teimoso, no próximo dia 01 de abril, dia D do Golpe Civil Militar (1964–1985), vai começar a encenar pelas ruas do Recife, o Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro, com pequenas representações nos pontos de repressão da Ditadura Militar, ocorridos aqui no Recife.

O Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro, vai iniciar no próximo dia 01 de abril e será iniciado com um passeio de Trenzinho narrando toda essa trajetória. O ponto de partida será ao lado da Alepe, na rua da União, passando pela Av. Dantas Barreto, local em que Jonas José Albuquerque de Barros, com 17 anos, e Ivan Rocha Aguiar, 23, foram assassinados no início do golpe de '64 em Pernambuco; e assim o trenzinho segue seu itinerário pela Casa da Cultura, antiga Casa de Detenção do Recife,  na rua Floriano Peixoto, e prossegue narrando a história do período nefasto passando pela sede do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) do Recife, um órgão estatal com a função de reprimir os indivíduos que poderiam desempenhar ações subversivas à ordem pública, na rua da união. E segue pelo Antigo Quartel do Segundo Exército, local em que Paulo Freire e tantos outros intelectuais foram presos, passando depois pelo antigo Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi), que funcionou ao lado do antigo quartel do quarto exército, como uma agência de repressão política (1964-1984)  e termina o percurso na praça do Monumento Tortura Nunca Mais que é um exemplo dessa busca pelo não esquecimento da perseguição e da tortura sofrida no regime militar, localizado na rua da Aurora, com mais outra encenação. Na dramatização, um paralelo entre a violência de ontem e a violência policial de hoje. 

O Grupo João Teimoso que completa 24 anos de fundação neste mês de abril, acredita na arte como uma excelente arma de conscientização e desde 2019 circula com a peça *Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões. No enredo, histórias de mulheres que lutaram, foram presas, torturadas e mortas no período da Ditadura Militar no Brasil. É um grupo de teatro com forte atuação no estado e que desenvolve ações em diversas frentes da cultura pernambucana.

Esse primeiro Circuito, será  para convidados e algumas pessoas interessadas, o trenzinho tem capacidade para 30 pessoas em cada passeio.

O projeto teve alguns apoios de sindicatos, mas não conseguiu alcançar o valor estimado para a realização . Logo, fazendo jus ao Teimoso que carregam no nome,  o Grupo  resolveu levar o projeto à frente, pela importância de trazer à tona a memória dos anos da Ditadura à cidade do Recife e na esperança, também , de formar novas parcerias para continuar o projeto e se inscrever nos editais de fomento.

"Vamos lembrar a nossa história, para que nunca mais aconteça e nossa democracia se fortaleça", diz o diretor do Grupo João Teimoso, Oséas Borba. 

Serviço:

Dia: 01 de Abril de 2025

Hora: 14 horas

Informações pelo whatsapp: (81) 98897-1513 (Oséas Borba)

Ficha Técnica:

Assessoria de Imprensa e Comunicação: Mariângela Borba 

Direção Geral: Osėas Borba Neto 

Coordenação de Produção: Chell Moriim 

Elenco: Chell Moriim, Virgínia Kelly, Diego Lira, Ellen Salez, Rogério Barbosa e Rafaella Pallatos.

Equipe de Apoio: Matheus Albuquerque, Karine Lima e Tales Pimenta



Assª. Mariangela Borba

Por Paulino Andrade/FN

Estabilidade e licença-maternidade para todas as gestantes garante STF

 


Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista

Em sede de repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que todas as mulheres grávidas que trabalham, independentemente do tipo de contrato que possuem, têm direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória no emprego.

De acordo com a decisão, mesmo que a profissional ocupe um cargo comissionado ou tenha um contrato temporário, ela não poderá ser demitida sem justa causa desde o início da gravidez até cinco meses após o parto.

Para o STF, a proteção à maternidade é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. O objetivo é garantir mais segurança à mãe e ao bebê nos primeiros meses de vida. Assim sendo, a proteção vale para todas as trabalhadoras, sem distinção entre quem é contratada pela CLT, de forma temporária ou pelo regime estatutário.

A tese firmada no Tema 542 é a seguinte: “A trabalhadora gestante tem direito ao gozo de licença-maternidade e à estabilidade provisória, independentemente do regime jurídico aplicável, se contratual ou administrativo, ainda que ocupe cargo em comissão ou seja contratada por tempo determinado.”

A decisão tomada pelo STF, com repercussão geral, no Tema 542, deverá ser seguida por todos os tribunais e órgãos públicos do Brasil.

Saiba mais:

Material perfurocortante - Acidente de trabalho

A Justiça do Trabalho condenou um hospital a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil a faxineira que sofreu acidente de trabalho envolvendo material perfurocortante (agulha). A mulher precisou realizar exames e tomar medicamentos. A inversão do ônus da prova, aplicada ao caso, decorre do fato de que a maioria dos acidentes laborais resulta da falta de prevenção de riscos ambientais. É mais fácil ao empregador provar que cumpriu suas obrigações contratuais do que o empregado demonstrar o descumprimento.

Por Paulino Andrade/FN

Orquestra Bravo encanta o Marco Zero no fechamento dos festejos de aniversário do Recife

 Encerramento das comemorações pelos 488 anos da capital pernambucana foi com clássicos da música erudita e popular


Foi em grande estilo o encerramento das comemorações dos 488 anos do Recife, com o show da Orquestra Bravo, no Marco Zero, neste domingo (30). O evento foi promovido pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, em parceria com o Gabinete do Centro e reuniu um grande público, que vibrou com a mistura de erudito e popular.

Entre as músicas escolhidas pelo grupo para compor o repertório, além do Concerto de Varsóvia, de R. Addinsell e “Libiamo Brindisi da Ópera Lá Traviata”, de Verdi, também foi executada a “Sinfonia de Luiz Gonzaga”, que reuniu músicas do Rei do Baião como “Boiadeiro” e “Ave Maria Sertaneja”. “Achei lindo e o melhor é que foi de graça. Eu sei que as pessoas pagam caro em outras cidades para ouvir o que estamos ouvindo aqui”, disse Lourdes Nascimento enquanto mostrava tudo à pequena Laura, de 4 anos.

O casal Flávia Landim e Bartolomeu Domingues, apreciadores de concertos, parabenizaram a iniciativa da Prefeitura e a forma de democratizar a música, incluindo o forró de Luiz Gonzaga no programa. “Temos lindos teatros aqui, mas dá para fazer espetáculos assim tanto em locais abertos quanto no Marco Zero. É importante mesclar. Foi sensacional a Sinfonia de Luiz Gonzaga. O povo precisa de cultura e de música de qualidade”, opinou Flávia. A última música apresentada foi o famoso frevo “Voltei Recife”, de Luiz Bandeira. Os arranjos musicais foram elaborados pelo professor e maestro Dierson Torres e executados pelo Maestro Alexandre Lemos.

FOTO: Késsia Alvarenga/Prefeitura do Recife




Ascom/PMR

Por Paulino Andrade/FN

Prefeitura do Jaboatão e Governo de Pernambuco firmam parceria para início de Regularização Fundiária em Cajueiro Seco



Fotos: Leandro de Santana/PMJG

 A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Governo de Pernambuco realizaram reunião de partida para o início do trabalho de regularização fundiária no bairro Cajueiro Seco, na Escola Alzira da Fonsecal, na Rua 11, nesta sexta-feira (28). A iniciativa conjunta envolve a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, mais especificamente da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, junto a empresa estadual Pernambuco Participações e Investimentos (PERPART).

Na primeira etapa, a regularização dos títulos de propriedade receberão um investimento feito via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de R$ 600 mil.  

Na reunião, foram alinhadas as diretrizes em torno do projeto, a definição das responsabilidades e o plano inicial para a execução dos trabalhos. Também foram apresentadas a equipe técnica, que apresentou a distribuição de funções e tirou algumas dúvidas dos moradores.

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância do engajamento da população local no projeto. "Essas pessoas vão passar a ter o título de posse das suas residências, das suas casas, de propriedade mesmo. Elas vão deixar de ser invisíveis. Não vão ser mais, não vão ter a sua propriedade", disse o prefeito.

Representando o Governo do Estado, Ícaro Tenório, diretor executivo da PERPART, apresentou as responsabilidades e atribuições do governo estadual dentro do projeto.

"A  gente veio pra trazer dignidade pra vocês. Não só dignidade, mas trazer o que é de vocês de direito. Ninguém está vindo aqui fazer favor. A gente está vindo aqui fazer o que é de vocês. O que sempre foi de vocês", disse Ícaro Tenório.

No encontro, ainda ficou estabelecido que seriam agendadas reuniões de acompanhamento e visitas das equipes da PERPART para conversar diretamente com cada família.

Também estavam presentes: o secretário municipal de governo, Daniel Pessoa; Francisco Papaléo, secretário de desenvolvimento urbano e ambiental; o chefe de gabinete do prefeito, Laurent Licari; e vereadores.

SERVIÇOS

Os moradores de Cajueiro Seco também foram beneficiados com o mutirão de serviços do Acesso Mais Saúde. Serviços como atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, testes rápidos para HIV e hepatites, estavam disponíveis para os munícipes.

Ascom/PMJG
Por Paulino Andrade/FN

Mano Medeiros prestigia inauguração da nova fábrica da Quantum em Jaboatão

 

A nova fábrica da Quantum foi inaugurada neste sábado (29), com a previsão de começar a produzir oito mil pães por hora, chegando ainda nessa primeira etapa a 15 mil por hora. O investimento foi de R$ 12 milhões. A expectativa para os próximos 10 anos é triplicar a produção. A empresa já existe há 17 anos no Recife, mas agora transfere a matriz para Jaboatão. A inauguração foi prestigiada pelo prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama Andrea Medeiros.

“Isso aqui é geração de emprego, geração de renda e desenvolvimento. Desejo boas-vindas ao nosso município, aos fornecedores que aqui estão, aos clientes que aqui também estão", disse o prefeito.

A empresa fica localizada em um galpão com 4.500 metros quadrados, sendo 1.500 metros quadrados de área produtiva. Inicia com a abertura de 90 postos de empregos diretos. Além do espaço para produção dos pães do tipo hambúrguer, o espaço contará com uma loja para venda ao consumidor final.

Segundo o proprietário Anderson da Silva Ataíde, a nova fábrica tem a tendência de ter produtos artesanais, mas com padronização industrial com máquinas e fornos.  "É muita alegria. Faz bastante tempo que a gente está preparando esse momento. E assim, nunca chega, nunca chega, nunca chega. Finalmente chegou. E é uma satisfação enorme ter trazido a Quantum para Jaboatão dos Guararapes. Essa cidade nos abraçou, nos acolheu de uma forma maravilhosa”, disse.

O prefeito estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Abreu e Lima, além da diretoria da empresa.

Mercado

Atualmente, a Quantum possui aproximadamente 1.200 clientes, sendo o mercado de Pernambuco representando a maior fatia com 74%, 13% da Paraíba, 12% da Bahia e o restante de Alagoas e Rio Grande do Norte.

Em Pernambuco, a participação da fábrica no segmento de mercado de hamburguerias é de aproximadamente 40%.

FOTOS: JOSUÉ DA MATA




Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Dia do Cuscuz: Mano Medeiros enaltece parceria entre prefeitura e TV Jornal

 

O evento do "Cuscuz Gigante" já faz parte dos tradicionais festejos do Jaboatão dos Guararapes. Neste domingo (29), o prefeito Mano Medeiros esteve acompanhado pela primeira-dama Andrea Medeiros, no Parque da Cidade, bairro de Prazeres, para participar das festividades em alusão ao Dia Mundial do Cuscuz - comemorado no dia 19 de março.

"Fico muito feliz nessa parceria com a TV Jornal, agradeço sempre de coração, por estar aqui junto desse povo, levando aqui cultura, alegria e divertimento para a nossa população nesse dia tão especial, que é o dia do Cuscuz.", disse Mano Medeiros.

A festa - uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a TV Jornal -, recebeu a população que compartilhou  400 quilos de cuscuz feitos numa cuscuzeira gigante.

"A gente só tem que agradecer pelas parcerias. A gente vem cada dia na nossa cidade, arrumando espaço, criando ações e isso aqui dá renda, proporciona para todos nós jaboatanenses uma tarde agradável, uma tarde diferente, além de comer cuscuz de graça", completou Mano.

O público ainda se divertiu com a apresentação do sanfoneiro Deivinho e muito forró. A feirinha com venda de artesanato e comidas, dos programas de Economia Solidária e Mulher Empreendedora da Prefeitura também foi um atrativo para os amantes de cuscuz.

O prefeito estava acompanhado de membros do secretariado e toda equipe da TV Jornal.

Fotos: Josué da Mata




Ascom/PMJG

por Paulino Andrade/FN

sexta-feira, 28 de março de 2025

Prefeitura do Recife inaugura Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Tejipió

 Com investimento de R$ 4,1 milhões dentro do programa Escola no Grau, nova sede da unidade de ensino terá capacidade para atender 520 estudantes em salas climatizadas

A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta sexta-feira (28), a nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários, localizada no bairro de Tejipió, na Zona Oeste da cidade. Trata-se de mais uma etapa do programa Escola no Grau, que visa construir e requalificar unidades de ensino - foram 120 de 2021 até agora. A nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários vai atender a 520 alunos, ampliando em 30% a oferta de vagas para estudantes distribuídos do grupo IV ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O investimento é de R$ 4,1 milhões.

“Hoje é um dia muito especial, lembro do momento em que viemos dar a ordem de serviço aqui da Escola Municipal Casa dos Ferroviários e lembro antes disso, a demanda que era todas as vezes que falamos de Tejipió, do sonho dos moradores por essa escola que estava há mais de 14 anos sem funcionar, onde os alunos que passaram por aqui, os professores e as famílias esperavam um lugar melhor. Realizamos esse sonho hoje e para fazer isso foi preciso contar com o trabalho de muita gente, de um programa municipal de requalificação e construção das escolas, o Escola No Grau, para ser executada e inaugurada, já passamos de centenas de obras de requalificação das unidades escolares da nossa cidade, chegamos a 450 equipamentos de educação no Recife. Esse é um número grande que mostra o tamanho da rede municipal. Vamos seguir trabalhando para colocar a educação do Recife no pódio do Brasil, de quem faz bem feito, com resultados importantes, nós vamos cumprir com todos os compromissos na educação”, afirmou o prefeito João Campos.

Totalizando cerca de 1600 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos, o novo prédio da Escola Municipal Casa dos Ferroviários tem dez salas de aula, biblioteca, laboratório, sala de recursos multifuncionais, secretaria, diretoria, coordenação e sala dos professores, cozinha, despensa, lavagem e triagem, almoxarifado, sala de banda escolar, bateria de banheiros, incluindo os de acessibilidade e quadra coberta.

“É com enorme felicidade que iniciamos o ano de 2025 com a inauguração da nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários. Agora, estudantes e professores retornam ao antigo local da escola, mas com um novo prédio, moderno e repleto de qualidade. A nova estrutura foi pensada para oferecer o melhor para o bem-estar de toda a comunidade escolar. Esta conquista, que representa um sonho de mais de 10 anos da comunidade, é motivo de celebração para todos nós. Estamos juntos comemorando este grande avanço na educação", destacou Fred Amâncio, secretário de Educação do Recife.

ESCOLA NO GRAU-  O Programa Escola no Grau possui cinco grandes eixos: ampliações, requalificações, construção de novas unidades educacionais, construção de quadras cobertas e de novas sedes, tornando a rede ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes. Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões de reais, o programa visa requalificar 200 escolas e creches - das quais 120 já foram entregues. Além disso, foram finalizadas 20 novas unidades ( 5 escolas e 15 creches); 13 novas sedes (creche); 23 ampliações e 13 quadras.


Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife









Ascom/PMR

Por Paulino Andrade/FN

Prefeito Mano Medeiros comemora implantação de complexo logístico com investimento privado de R$ 400 milhões

 

Dentro da proposta de estimular o desenvolvimento econômico do município, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, visitou o complexo logístico recém-construído, localizado em Muribeca. A obra tem uma área construída com quase 140 mil metros quadrados, gerando 4.800 empregos diretos e indiretos, na obra e na operação do complexo.  O investimento é R$ 400 milhões. A prefeitura municipal garantiu o apoio para infraestrutura, iluminação, licenciamento e saneamento, além de outras parcerias.

A obra para a construção do novo complexo logístico começou em 2023.  Foram erguidos três novos galpões: um de 58 mil metros quadrados, outro de 40 mil e um terceiro com 8 mil. O prefeito Mano Medeiros visitou o espaço acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Francisco Papaléo; o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Salomão; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes; Roberto de Abreu e Lima; além do assessor especial, Evandro Avelar.

Para Mano Medeiros, com o erguimento do novo complexo, Jaboatão dos Guararapes se consolida como um dos principais polos logísticos do Estado. "A nossa gestão vem se destacando com essa intenção de acelerar o desenvolvimento econômico. Isso se deve pela acessibilidade, mobilidade e infraestrutura que o município oferece. Quem circula pelas BRs 101 e 232 pode perceber o nosso crescimento. A construção desses pólos logísticos é o caminho para geração de renda e emprego", destaca Mano.

O empresário Romero Maranhão Filho, da Máxima Empreendimentos, que em parceria com a HSI Investimentos, esteve à frente da obra e recepcionou, ao lado de sua equipe, o staff da prefeitura. Para Romero, a realização da obra garante mais um passo de evolução do município sob o prisma a economia. "Jaboatão sempre foi um grande polo logístico. Estamos aumentando ainda mais esse poder. Estamos a seis quilômetros do aeroporto e numa via que dá acesso à BR 232. É uma "last mile", que agiliza o fluxo de entrega de mercadoria", afirmou.

Fotos: Josué da Mata




Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Recife fecha fevereiro com mais de três mil novos empregos formais gerados

Dados do Caged mostram que setores de serviços, construção civil e indústria foram os responsáveis por mais um período de alta na criação de postos de trabalho na capital pernambucana



Fevereiro foi mais um mês com saldo positivo no número de empregos formais gerados no Recife: 3.351 novos postos de trabalho foram criados na capital pernambucana - dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado dos últimos 12 meses (de março de 2024 a fevereiro de 2025), a cidade gerou 22.067 empregos formais.

“Este resultado positivo confirma a trajetória de crescimento consistente no mercado de trabalho local. Isso nos anima ainda mais para continuar trabalhando na direção da atração de novos investimentos e oferecendo alternativas viáveis para a geração de emprego e renda na nossa cidade. O resultado também mantém o Recife entre as capitais do Nordeste que mais ofertam e celebram os empregos formais”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima. 

O registro das mais de três mil novas contratações é resultado de 20.978 admissões e 17.627 desligamentos, aumentando o estoque de empregos na cidade para 565.312. O setor de serviços foi o grande destaque, com um saldo positivo de 2.991 empregos - resultado de 13.847 contratações. A construção civil também apresentou desempenho positivo, com 407 vagas líquidas, seguida pela indústria (163) e pela agropecuária, que abriu  7 novos postos. 

Estratificando em termos de escolaridade, os profissionais com ensino médio completo tiveram o melhor desempenho, com 1.736 contratações. Analisando a faixa etária, a maior concentração de novos empregos foi entre os jovens de 18 a 24 anos, totalizando 1.767 contratações.

Ascom/Iara Lima - PMR

Por Paulino Andrade/FN



CBTU anuncia o fim do Cartão Unitário no sistema de bilhetagem Novo sistema de bilhetagem substituirá o cartão unitário a partir de junho



 A partir de 31 de março de 2025 e até o dia 31 de maio, os usuários do Metrô do Recife poderão realizar o cadastro para obter o Cartão Múltiplo de forma gratuita. O motivo é a mudança no sistema de bilhetagem do Metrô que, a partir do dia 1º de junho de 2025 não aceitará mais o cartão unitário.

O novo cartão oferece mais praticidade e benefícios, proporcionando maior agilidade na recarga de qualquer valor, dentro do limite máximo de R$ 600. Além disso, os créditos não terão prazo de validade. O primeiro cartão será gratuito e, caso haja necessidade de reposição, a segunda via custará R$ 2,00, mais o valor da passagem. 

Cadastro para aquisição gratuita do Cartão Múltiplo:

Locais de cadastro:

Estação Recife;

Estação Cajueiro Seco.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta: 6h às 20h;

Sábado: 6h às 12h.

Documentos necessários:

CPF;

Documento oficial com foto (RG, CNH etc).

Reforçamos a importância de os passageiros realizarem o cadastro dentro do prazo, para garantir uma transição tranquila para o novo sistema de bilhetagem. Lembramos que após o dia 31 de maio, O CARTÃO UNITÁRIO NÃO SERÁ MAIS ACEITO.

Para mais informações nos pontos de cadastros ou ligue para (81) 2102-8744 / (81) 2102-8508


Ascom/CBTU - Recife

Por Paulino Andrade/FN


Agricultoras do Jaboatão dos Guararapes têm aula especial de novas receitas culinárias para o II Festival da Macaxeira

 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, em parceria com o Sebrae/PE, deu início, nessa quinta-feira (27), a uma série de qualificações com mulheres agricultoras que vivem do plantio e venda da macaxeira. A atividade é uma preparação das participantes, antecedendo o II Festival da Macaxeira do Jaboatão, que acontece nos próximos dias 03 e 04 de abril, na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Jaboatão Centro.

Na ação, as empreendedoras rurais recebem orientações e dicas sobre o beneficiamento do alimento, fazendo com que elas possam aprender e vender novas receitas derivadas do produto, além de trabalhar o cardápio para o festival, a precificação e as formas de pagamento digital. A iniciativa conta com o apoio do Instituto César Santos. No total foram preparadas oito receitas doces e salgadas, entre elas: Mil folhas de macaxeira frita; Bobó de macaxeira e camarão frito; Bombocado de Macaxeira; Pão de macaxeira com queijo manteiga; e Cocada de macaxeira.

Para o prefeito Mano Medeiros, "essa é uma ótima oportunidade que essas agricultoras do município têm de se aperfeiçoar, valorizar os seus produtos e aprender diferentes possibilidades culinárias para esse alimento tão tradicional e nutritivo da nossa região. E além de tudo isso, garantir um aumento da renda familiar com essas novas receitas", explicou.

Segundo Patrícia Félix, agricultora do Engenho São Salvador, o dia de aprendizado foi muito especial. "Só agradecer à equipe da Prefeitura e ao professor por tudo que foi passado. Foi um dia maravilhoso e que venham mais dias como esse". Representando o Instituto César Santos, o chefe Rogério Ribeiro foi quem trabalhou os pratos utilizando a raiz. "Algumas das receitas foram pensadas especialmente para o projeto do festival. São preparos com um grau de dificuldade razoável, nada muito complexo, mas que elas conseguem executar e que conseguem agregar bastante valor àquilo que a gente produz. Se eu tenho um produto com grau médio de dificuldade, é muito mais fácil vender do que aquele que qualquer pessoa sabe fazer porque é simples", lembrou o profissional.

A trilha de qualificação de preparação para o II Festival da Macaxeira do Jaboatão passa ainda pelo Engenho Penanduba, recebendo agricultoras de outras localidades rurais do município.




Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Jaboatão realiza entrega de 134 tablets para Agentes Comunitários de Saúde da Atenção Primária

 


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de 134 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Atenção Primária da Regional 2 (Cavaleiro), nesta sexta (28), na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. "A iniciativa qualificou o processo de trabalho dos agentes, o que também contribui para a melhoria da atuação das equipes de Saúde da Família", disse a secretária de Saúde, Zelma Pessôa.

Até o momento, já foram entregues 466 equipamentos digitais, distribuídos nas seguintes regionais: Regional 3 (Curado), 60 dispositivos no dia 13 de fevereiro; Regional 1 (Jaboatão Centro), mais 172 tablets entregues no dia 19 de fevereiro; outros 69 foram entregues no dia 24 de fevereiro, na Regional 7(Guararapes); mais  115 equipamentos contemplaram no dia 17 de março a Regional 5 (Prazeres); na Regional 4 (Muribeca) foram entregues 50 tablets no dia 24 de março.

Na próxima segunda (31), será a vez da Regional 6 (Praias), com a entrega de novos 128 equipamentos, no auditório do Ambulatório Escola.  Com isso, o município totalizará a entrega de 728 tablets a todos os Agentes Comunitários da Saúde, cobrindo integralmente as sete regionais de saúde.

“A entrega desses dispositivos representa um avanço importante para a modernização da Atenção Primária em Jaboatão, promovendo melhores condições de trabalho para os Agentes e fortalecendo o cuidado territorializado, contínuo e humanizado da população”, explicou Zelma. 

A digitalização das ações proporciona mais agilidade no registro das visitas domiciliares, no acompanhamento dos usuários e na atualização cadastral, promovendo maior organização e eficiência no cuidado territorial. 

“A entrega representa um marco simbólico para a valorização e instrumentalização dos agentes, eles que são a porta de entrada e elo direto com as famílias no território”, ressaltou Zelma.

Fotos: Edílson Júnior






Ascom/PMJG
Por Paulino Andrade/FN

quinta-feira, 27 de março de 2025

Jaboatão realiza aula inaugural do Curso “De Mães para Mães"

 



A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, deu início ao 1° módulo do curso “De Mães para Mães - Dialogando sobre o Autismo”. Semanalmente, durante dois meses, quatro turmas de 25 mães terão encontros às terças, na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; e às quintas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cajueiro Seco, sempre em dois turnos, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.

Realizado através do Programa Laços Azuis e voltado para mães e responsáveis por pessoas atípicas, a iniciativa oferece espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento de ações para a convivência e o desenvolvimento de crianças e adolescentes atípicos, além de proporcionar aprendizado e apoio para a construção de relações familiares mais saudáveis.

“Este curso é uma oportunidade para oferecer suporte e compartilhar experiências entre mães e responsáveis em nosso município", destacou o prefeito Mano Medeiros. A formação é parte do Programa de Políticas Sociais (PPS) coordenado pela primeira-dama do município, Andrea Medeiros. "Nosso propósito é oferecer um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento de ações para a convivência e o desenvolvimento de crianças e adolescentes atípicos", completou.

Ao final dos oito encontros semanais, as mães receberão certificado de participação. “Neste primeiro encontro, tivemos uma apresentação do programa e um bate-papo sobre como o autismo está presente na vida das pessoas e de que forma as mães podem criar vínculos com os filhos. Durante o curso, também vamos abordar temas como o brincar, entendimento da família e como as mães podem se enxergar como mulheres, entre outros assuntos", explicou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar.

Crédito das fotos: Chico Bezerra

Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Direitos previdenciários das mulheres e a inclusão social

 


Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista

Entre as medidas previdenciárias visando a redução da desigualdade de gênero, as mulheres contam com idade de acesso e tempo de contribuição reduzidos para aposentadorias, além de cálculo mais favorável.

As políticas públicas de Previdência Social oferecem regras diferenciadas às mulheres. Essas normas foram implementadas com o objetivo de diminuir a desigualdade de gênero que existe no mercado de trabalho.

Entre os direitos previdenciários das mulheres estão a idade de acesso à aposentadoria (reduzida em três anos nas aposentadorias urbanas e em cinco anos nas rurais e na das pessoas com deficiência), o tempo de contribuição (reduzido em cinco anos), salário-maternidade de 120 dias, prorrogável por mais 60 dias, e alíquota de contribuição de 5% para pessoas de baixa renda dedicadas exclusivamente ao trabalho doméstico (donas de casa).

Essas ações se refletem no perfil dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2024, as mulheres recebiam 56,4% do total de benefícios pagos pela Previdência Social. Quanto aos benefícios assistenciais, as mulheres também são maioria - representavam 60% da quantidade total no mesmo período.

Dos benefícios previdenciários, o que concentra maior número de beneficiárias é a aposentadoria por idade.

Saiba mais:

Ação imprescritível - Submissão a trabalho forçado

A 6ª Turma do TST determinou que uma ação movida por um trabalhador submetido a condições análogas à escravidão na Fazenda São Lourenço, em Dourados (MS), retorne ao primeiro grau e tramite normalmente. A reclamação trabalhista havia sido extinta nas instâncias anteriores por ter sido apresentada mais de seis anos depois do resgate do trabalhador. Para o colegiado, pretensões relacionadas a esse tema são imprescritíveis, ou seja, a ação pode ser ajuizada a qualquer tempo.

Por Paulino Andrade/FN

Imbiribeira terá os primeiros reservatórios de água da chuva sob pavimento do Recife

 As obras nas ruas Itacaré e Itamaracá já alcançaram 63% de avanço e integram o projeto de macrodrenagem da Prefeitura do Recife na bacia do rio Tejipió.


Com o objetivo de acumular e controlar o escoamento da água da chuva, o programa ProMorar iniciou, no fim do ano passado, a construção de três reservatórios subterrâneos no bairro da Imbiribeira, nas ruas Itacaré e Itamaracá. O investimento de R$ 5 milhões visa tornar a cidade mais resiliente a alagamentos. A previsão de conclusão é para junho.


“Estamos construindo três reservatórios em ruas paralelas e transversais à Mascarenhas de Moraes para ajudar na drenagem da avenida. A água da chuva ficará armazenada sob o pavimento e, nos momentos de grande acúmulo, contribuirá para o escoamento”, explicou o prefeito João Campos, durante vistoria na obra nesta quarta-feira (26). “Vamos executar mais de dez intervenções desse tipo, beneficiando a Imbiribeira e melhorando a drenagem não só do bairro, mas também da avenida principal”, acrescentou.


Na rua Itacaré, estão sendo construídos dois reservatórios de 60 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 70 centímetros de profundidade, localizados entre as ruas Cachoeira e Itajaí. As obras de drenagem da via estão em fase final. Já na rua Itamaracá, as escavações foram iniciadas para a instalação de um reservatório de 60 metros de comprimento, três metros de largura e 50 centímetros de profundidade, entre as ruas Pampulha e Itacaré. Esses “piscinões” acompanham o pico da maré, enchendo automaticamente quando ela sobe e esvaziando em seguida.


“Essa obra faz parte de um conjunto de ações para melhorar a macrodrenagem do Recife. Estamos implantando reservatórios para armazenar água nos momentos de pico de chuva. Aqui, por exemplo, teremos capacidade para cerca de 240 metros cúbicos. Nosso objetivo é preparar a cidade para eventos climáticos intensos, reduzindo pontos de alagamento e inundações”, explicou João Charamba, chefe do Gabinete do ProMorar.


Além dos reservatórios, o projeto inclui novas pavimentações, recapeamento de vias e a implantação de sinalização horizontal e vertical. Também estão sendo construídos 2 mil m² de calçadas com piso intertravado. As melhorias viárias já começaram em alguns trechos, assim como a regularização de calçadas.


A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Imbiribeira, tornando a cidade mais preparada para desafios climáticos e ambientais. As intervenções, que integram o pacote de obras do ProMorar, valorizam os espaços públicos e garantem mais segurança para a mobilidade urbana. Além dos benefícios diretos para moradores e comerciantes, a iniciativa reduzirá significativamente os impactos das chuvas na região.


Os locais foram escolhidos com base na topografia favorável, evitando o uso de bombas, e na proximidade com o canal da Mauriceia. O planejamento das técnicas e obras estruturadoras contou com a colaboração de especialistas holandeses e brasileiros durante uma maratona de estudos sobre a bacia do rio Tejipió.


Alargamento do Tejipió e Parque Alagável 

Após o alargamento e aprofundamento de um quilômetro do rio Tejipió, teve início a construção de um parque alagável no bairro do Barro, na altura do Campo do Sena. A obra também integra o projeto de macrodrenagem da bacia do Tejipió. O ProMorar prevê um investimento total de R$ 500 milhões nas bacias do Tejipió, Moxotó e Jiquiá.


FOTOS: Edson Holanda/Prefeitura do Recife










Ascom/PCR

Por Paulino Andrade/FN