sexta-feira, 31 de outubro de 2025

William Bonner está se despedindo do "Jornal Nacional" hoje, sexta-feira, 31 de outubro de 2025

 




Fotos Capitada com Celular da Tela de TV por, Paulino Andrade/FN


William Bonner está se despedindo do "Jornal Nacional" hoje, sexta-feira, 31 de outubro de 2025, após 29 anos na bancada do telejornal. 

O que você precisa saber:

Última apresentação: Esta noite será a última vez que Bonner apresentará o JN como âncora principal e editor-chefe.

Substituto: César Tralli assumirá o comando do "Jornal Nacional" ao lado de Renata Vasconcellos a partir da próxima segunda-feira, 3 de novembro.

Futuro de Bonner: Ele não está se aposentando da Globo. A partir de 2026, Bonner passará a apresentar o "Globo Repórter" junto com Sandra Annenberg, dedicando-se também a reportagens especiais.

Motivo da saída: A decisão foi um pedido do próprio jornalista, planejado há alguns anos, para ter mais tempo para a família e atividades pessoais, buscando uma mudança de rotina após quase três décadas no principal noticiário do país.


De, IA

Por, Paulino Andrade/FN

Jaboatão realiza Dia D de Vacinação Antirrábica Animal neste sábado (1º de novembro)

 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove, neste sábado (1º de novembro), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, com o objetivo de proteger cães e gatos contra a raiva, zoonose de alta letalidade e considerada um grave problema de saúde pública. A ação acontecerá das 9h às 17h, em 150 postos de vacinação distribuídos por todas as regionais do município.

A meta de imunização é vacinar 61.827 cães (80% da população canina estimada) e 23.471 gatos (100% da população felina), totalizando mais de 85 mil animais protegidos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município possui uma população estimada de 100.756 animais, sendo 77.285 cães e 23.471 gatos (dados da SES-PE).

O Dia D em Jaboatão contará com a mobilização de 450 profissionais, entre agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, motoristas, analistas em saúde e médicos veterinários, além de 168 voluntários estudantes de Medicina Veterinária da UFRPE, UNINASSAU, UNIBRA e UNIFG.

Segundo o prefeito Mano Medeiros, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a raiva e proteger a população. “Ao vacinar cães e gatos, os tutores cumprem a lei, cuidam dos seus animais e contribuem para a saúde pública. A vacinação é um ato de cidadania e responsabilidade coletiva”, destacou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade, inclusive fêmeas prenhes. “A vacina é gratuita e aplicada exclusivamente por profissionais autorizados”, completou a secretária municipal da pasta Zelma Pessôa.

Como estratégia de ampliação da cobertura vacinal, tutores com dez ou mais animais (entre cães e gatos) poderão solicitar a vacinação em domicílio. O agendamento pode ser feito pelo telefone (81) 9 9535-0187, informando endereço completo e número para contato.

Ao todo, 150 pontos de vacinação estarão disponíveis em todas as sete regionais do município, abrangendo bairros como Socorro, Cavaleiro, Curado, Muribeca, Cajueiro Seco, Barra de Jangada, Candeias, Piedade, Guararapes, Jardim Jordão, entre outros.

A lista completa dos locais pode ser consultada no site da prefeitura (jaboatao.pe.gov.br) e no site De Olho na Consulta (De olho na consulta ), além das redes sociais da prefeitura. Saúde.

Dia D de Vacinação Antirrábica

Data: 1º de novembro de 2025 (sábado)

Horário: das 9h às 17h

Locais: 150 postos de vacinação em todas as regionais de Jaboatão dos Guararapes

Vacinação domiciliar (para 10 animais ou mais): (81) 9 9535-0187


Ascom/Rogilson Rodrigues - PMJG

Por, Paulino Andrade/FN

Jaboatão encerra mês do Outubro Rosa com grande caminhada pela conscientização da saúde da mulher

 

Encerrando um mês inteiro de mobilização em prol da saúde da mulher, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta sexta-feira (31), a IV Caminhada Outubro Rosa. O evento, considerado o maior ato de conscientização sobre o câncer de mama no município, reuniu centenas de pessoas nas ruas de Cavaleiro em um gesto coletivo de prevenção e cuidado.

A concentração aconteceu na sede da Regional 2, na rua Severino Monteiro, e seguiu pelas principais vias do bairro até a praça Murilo Braga. Durante o percurso, os jaboatonenses e representantes de diversas secretarias caminharam juntos em uma celebração marcada por música, alegria e mensagens de esperança. O evento contou ainda com aulas de Zumba e atividades recreativas, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover o bem-estar e incentivar o autocuidado.

A Caminhada foi promovida pelo Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), coordenado pela gestora Andréa Medeiros, em parceria com as secretarias de Saúde; Assistência Social e Cidadania; Educação; Governo; Desenvolvimento Econômico; e Infraestrutura. A iniciativa integrou o conjunto de ações realizadas pela Prefeitura ao longo de todo o mês de outubro, que incluiu mutirões de mamografia, palestras educativas nas unidades de saúde, rodas de conversa com profissionais da rede municipal, atividades de escuta e acolhimento emocional, além de ações nas escolas e espaços públicos.

De acordo com a gestora do PPS, Andréa Medeiros, o evento foi um momento simbólico de união e conscientização. “Cada passo que demos até aqui representa o cuidado e o amor à vida das mulheres de Jaboatão. Este mês foi de mobilização, de falar sobre saúde, de incentivar as mulheres a se cuidarem e de reafirmar que a prevenção é o melhor caminho. Agradeço a todos as secretárias e equipes envolvidas, e ao prefeito Mano Medeiros, por acreditar nesse trabalho e nos dar as condições para realizar uma caminhada linda como essa”, destacou.

O prefeito Mano Medeiros também ressaltou a importância da mobilização. “O Outubro Rosa é uma campanha que precisa ser contínua, porque salvar vidas começa pela informação. É dever do poder público criar oportunidades para que as mulheres tenham acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce”, afirmou.

Entre as participantes, o sentimento era de pertencimento. A dona de casa Maria das Dores Silva, de 47 anos, moradora de Cavaleiro, contou que participou de várias atividades do Outubro Rosa promovidas pela Prefeitura. “Fiz meu exame de mamografia numa ação da Secretaria de Saúde e fui muito bem atendida. Hoje estou aqui para agradecer e apoiar outras mulheres. A gente precisa falar mais sobre isso”, disse emocionada.

Já a professora Renata Oliveira, de 36 anos, destacou a importância da integração entre as áreas da Prefeitura. “Apesar de eu ser da rede privada, acompanhei o Outubro Rosa aqui no município e percebi que a campanha foi muito presente nas escolas municipais. As meninas aprenderam sobre o autocuidado, o que é um passo importante para o futuro. Ver toda essa energia na caminhada mostra que Jaboatão está no caminho certo”, afirmou.

Com o encerramento da Caminhada Outubro Rosa 2025, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes concluiu um mês de intensa programação voltada à prevenção, à valorização da vida e ao fortalecimento das políticas públicas de saúde e cidadania. O evento consolidou o compromisso da gestão em cuidar das mulheres jaboatonenses e promover uma cidade mais consciente, saudável e solidária.

Foto: Edilson Júnior / PMJG

Ascom/Rogilson Rodrigues - PMJG

Por, Paulino Andrade/FN

CTM ACIONA PLANO DE CONTINGÊNCIA DURANTE GREVE DOS METROVIÁRIOS

 


O Governo do Estado, por meio do Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano – CTM, informa que, considerando a deflagração da greve dos metroviários por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (03/11/2025), o que impactará no deslocamento dos usuários do STPP/RMR que dependem da integração temporal entre ônibus-metrô e metrô-ônibus, para amenizar os transtornos dos deslocamentos, o CTM realizará reforço na operação e mais a ativação de 03 linhas emergenciais (238-TI Jaboatão/TI Barro, 858-TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro e 2481-TI Camaragibe/TI TIP), totalizando 80 ônibus a mais na operação de 15 linhas, que operam paralelas aos corredores das linhas Centro e Sul do Metrô.

A operação de contingência será acompanhada por nossas equipes de campo e em sendo necessários, ajustes serão realizados.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 8h às 18h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 8h às 18h, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou 3182.5511/5633/5630/5519, de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h às 16h.


Ascom/Jô Lima - Grande Recife

Por, Paulino Andrade/FN

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Recife informa que a Rede Aérea do Ramal Camaragibe já está sendo energizada para testes.


 A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Recife informa que a Rede Aérea do Ramal Camaragibe já está sendo energizada para testes.

A CBTU informa ainda que as equipes técnicas de manutenção e operação vão seguir atuando de forma ininterrupta no trecho afetado para que todos os testes sejam concluídos com segurança.

A Companhia lamenta os transtornos causados e reforça que está envidando todos os esforços para devolver o serviço à população o mais breve possível.

Novas informações e atualizações sobre a operação do sistema no Ramal Camaragibe serão divulgadas nos canais oficiais da Companhia.


Ascom/CBTU/Recife

Por, Paulino Andrade/FN

Roberto Ribeiro Eco Arte

 

Sucesso absoluto Projeto Jabotavel, Jaboatão dos Guararapes Sustentável no dia da inauguração do seu memorial com exposição coletiva de obras de artes sua e do artista ambientalista Catamisto humanitário professor André Soares Monteiro  Roberto Ribeiro Artista Ambientalista recebeu certificado de guardião da Águia dourada espécie e ameaça de extinção das mãos do personagem famoso homicho o Homem que veio do Planeta lixo criado pelo Renomado artista André Soares Monteiro isso é cultura isso é Pernambuco isso é Brasil!

Instagram: https://www.instagram.com/ecoarte__/

De, Roberto Ribeiro Eco Arte
Por, Paulino Andrade/FN

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Anatel e Receita Federal apreendem R$ 2,5 milhões em produtos falsificados e contrabandeados no Piauí

 Entre os 288 sacos de mercadorias apreendidas estavam carregadores de celular, microfones, fones de ouvido, TV Boxes, câmeras sem fio e roteadores — a maioria sem certificação da Anatel ou selo do Inmetro


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Superintendência de Fiscalização (SFI), participou da Operação Poty, em Teresina (PI), uma ação estratégica que resultou na apreensão de cerca de R$ 2,5 milhões em mercadorias eletrônicas irregulares. A força-tarefa, realizada em 23 de outubro, teve como foco o combate à comercialização de produtos não homologados, falsificados e contrabandeados na capital piauiense. A operação integra o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP).

Força-tarefa interinstitucional

A operação foi coordenada pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP03) da Receita Federal e contou com ampla colaboração institucional. A equipe da Anatel no Piauí mobilizou 10 agentes de fiscalização, com apoio das unidades regionais de São Paulo, Ceará, Goiás e Maranhão.

A ação envolveu ainda:

• Receita Federal: 25 servidores;

• Polícia Militar do Piauí: 45 policiais, incluindo integrantes dos grupamentos BEPI, BOPI, Bopaer, Cpaes, Rone e Rocam;

• Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi): cinco fiscais.

Produtos apreendidos e riscos ao consumidor

As equipes fiscalizaram oito estabelecimentos comerciais, com as ações da Anatel concentradas em cinco lojas de produtos eletrônicos sujeitos à homologação obrigatória. Entre os 288 sacos de mercadorias apreendidas estavam carregadores de celular, microfones, fones de ouvido, TV Boxes, câmeras sem fio e roteadores — a maioria sem certificação da Anatel ou selo do Inmetro.

A Anatel alerta que a ausência de homologação representa um risco direto ao consumidor. Foi constatado que alguns produtos, como carregadores de celular de baixa qualidade, apresentavam alto risco de curto-circuito e incêndio. Além disso, grande parte da mercadoria era falsificada ou entrou no país sem o devido pagamento de impostos.

O conselheiro da Anatel Alexandre Freire, líder do tema Combate à Pirataria na Agência, destacou: "A Operação Poty, coordenada com excelência pela Anatel e pela Receita Federal, é um marco importante na defesa do consumidor piauiense. A presença da Anatel nessa força-tarefa interinstitucional demonstra nosso compromisso inegociável com a segurança e a qualidade dos produtos de telecomunicações que chegam ao mercado. Retiramos de circulação uma quantidade significativa de produtos sem homologação que, além de ilegais, representavam um risco real à integridade física dos cidadãos. Seguiremos vigilantes e intensificando o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) para garantir que apenas produtos certificados e seguros estejam disponíveis em nosso país."

A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Fonseca Teles, avaliou o resultado da operação: "Trata-se de mais uma ação de fiscalização realizada com sucesso pela Anatel e pela Receita Federal. Foram retirados do mercado produtos não homologados, de baixa qualidade e com riscos aos consumidores. Estamos com planejamento para novas ações ainda em 2025, em parceria com a Receita Federal."

Categoria - Comunicações e Transparência Pública

Agência Nacional de Telecomunicações

Por, Paulino Andrade/FN

POLÍCIA - PMPE lança Operação Asas de Aço com reforço no patrulhamento motorizado

 


A Polícia Militar de Pernambuco lançou, na tarde desta quinta-feira (30/10), a Operação Asas de Aço, que marca a implantação de uma nova modalidade de policiamento com motocicletas: o Motogarupado. A ação é coordenada pela Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMoto), sob supervisão da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), e integra as diretrizes do programa “Juntos pela Segurança”, do Governo do Estado.

Nos últimos dois meses, 173 policiais militares da CIPMoto passaram por capacitações semanais para atuarem na nova modalidade, que opera com quartetos formados por quatro policiais em três motocicletas, sendo um deles garupado e portando arma longa. O modelo de atuação proporciona maior mobilidade e poder de reação em áreas urbanas e de difícil acesso.

Antes da implantação em Pernambuco, oito policiais da CIPMoto participaram de um treinamento especializado de 45 dias na Polícia Militar do Ceará, com o grupo RAIO (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas), referência nacional nesse tipo de policiamento.

A Operação Asas de Aço contará, inicialmente, com mais de 30 quartetos, cerca de 130 policiais militares atuando em toda a Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de reforçar a ostensividade e garantir mais segurança à população pernambucana.

Ver Fotos a baixo:







Ascom/PMPE

recuperação de veículo - Em Rio Bonito, PRF recupera veículo com registro de furto

 O carro estava com ocorrência criminal desde 2023


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo de passeio furtado durante uma fiscalização na BR-101, em Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio. A ação aconteceu nesta quinta-feira (30). Um homem foi preso, suspeito do crime de receptação.

Por volta das 10h, policiais rodoviários federais faziam patrulhamento quando decidiram fiscalizar um automóvel parado às margens da rodovia. Ao consultar os sistemas informatizados, foi constatado que se tratava de um carro com registro de furto desde 2023.

Durante a verificação veicular, um homem se apresentou como proprietário. Ele alegou ter comprado o carro informalmente de um terceiro, conhecido como “Nem da Kombi”.

A equipe PRF conseguiu entrar em contato com o legítimo proprietário para fazer a devolução do bem. Ele foi surpreendido com essa notícia e acrescentou que, na ocasião do furto, estavam dentro do carro suas ferramentas de trabalho avaliadas em torno de 7 mil reais.

A ocorrência foi registrada na 119ª DP.


Polícia Rodoviária Federal

Por, Paulino Andrade/FN


Pessoas em situação de rua e o benefício BPC- Loas

 

Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista

Causou admiração e espanto a atitude do juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, da 9ª Vara Federal de Maceió – AL, eis que ele efetuou uma audiência em via pública para conceder o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) a um morador de rua.

Vale ser lembrado que o benefício assistencial de prestação continuada (BPC/Loas) é concedido a pessoas com deficiência de qualquer idade e a idosos com 65 anos de idade ou mais em situação de vulnerabilidade social. Destacando ser possível, mesmo em situação de rua, requerer o benefício.

Por meio de declaração de entidades assistenciais, laudo médico e outros documentos pode ser comprovada a condição de vulnerabilidade social.

 morador de rua deve ter 65 anos de idade ou mais ou ser pessoa com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de qualquer idade, não ter meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida pela família e possuir renda familiar por pessoa de até 1/4 do salário mínimo.

Além da comprovação da situação de rua, é necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência (pode ser de uma entidade assistencial). Para os idosos, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento. Já para as pessoas com deficiência, é preciso apresentar laudo médico atestando a deficiência.

Saiba mais:

Geolocalização de celular corporativo - Horas extras

A Justiça do Trabalho passou a reconhecer dados de geolocalização de celulares corporativos como prova válida para comprovar jornadas de empregados externos, como vendedores, técnicos e entregadores — quando o ponto tradicional é inviável - resultando em condenações de empresas ao pagamento de horas extras. A inovação reforça a necessidade de políticas internas claras, consentimento do trabalhador e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Dr. Ney Araújo

Por, Paulino Andrade/FN

Duplicação da Ladeira da Cohab avança com conclusão de etapas e abertura de novas frentes de trabalho


As obras de duplicação da Ladeira da Cohab, principal ligação entre o Ibura de Cima e a BR-101, avançaram com a conclusão de etapas e abertura de novas frentes de trabalho. A Prefeitura do Recife está investindo cerca de R$ 11 milhões na duplicação da via, que conecta a Avenida Dois Rios à parte alta do bairro e recebe, em média, 21 mil veículos por dia. A intervenção, executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), representa uma grande transformação para o local e vai ampliar a capacidade de tráfego, melhorar a acessibilidade e abrir um novo acesso pela BR, que também servirá de entrada para o futuro Parque Municipal do Ibura. Nesta quinta-feira (30), o prefeito João Campos vistoriou o avanço dos trabalhos.  

"Essa é uma obra que está acontecendo em ritmo importante. Na fase atual, estamos realocando a rede elétrica, que é sempre um ponto crítico, e preparando o terreno para recebimento das primeiras placas de concreto", explicou João. "Para fazer essa obra, precisamos de três conjuntos de muro de arrimo. Então, além da obra da via, temos que fazer também uma contenção de encosta para viabilizar a construção. Isso tudo será feito nos próximos dias. A duplicação vai gerar uma série de benefícios a toda a população local e àqueles que circulam pela região", detalhou o gestor.

Já foram concluídas duas das três frentes de muros de arrimo necessárias para a contenção da encosta da ladeira, sendo a primeira no trecho mediano e a segunda na parte superior, e em breve será iniciado o muro que se situa na parte inferior. Também na parte superior, está sendo feita a terraplenagem com reforço da sub-base e da drenagem para posterior pavimentação em concreto, e a Neoenergia está fazendo a implantação de novos postes e da rede de energia, além da retirada dos postes antigos.

A contenção das encostas é uma etapa essencial da obra, que garante a segurança estrutural e permite a duplicação da via. Para isso, estão sendo construídos três muros de arrimo, aplicados 365 m² de solo grampeado verde e instalados 1.122 metros de grampos, além de 126 m² de telas argamassadas. Foi iniciada também a terraplenagem e drenagem para construção da via que margeia a BR-101 e dará acesso à Ladeira da Cohab.

Com quase um quilômetro de extensão, a Ladeira da Cohab passará de duas para quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido), cada uma com 3,6 metros, além de ganhar um canteiro central. A ampliação permitirá que a via deixe de ser apenas um ponto de passagem e se torne um eixo estruturador do bairro, integrando melhor o tráfego da BR-101 e preparando o entorno para receber novos equipamentos públicos, como o Parque Municipal do Ibura. As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2026.

Além da duplicação, o projeto inclui a recuperação do pavimento, execução de placas e pisos de concreto, instalação de meio-fio, modernização do sistema de drenagem e requalificação das calçadas com piso tátil e travessias em nível. Também haverá ampliação e modernização da iluminação pública, aumentando a segurança de quem circula pelo local.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife





Ascom/Iara Lima/Secretária Executiva de Imprensa - PCR

Por, Paulino Andrade/FN

CONEXÃO CIDADÃ REGISTRA 2.228 ATENDIMENTOS E FORTALECE LAÇOS ENTRE GESTÃO E COMUNIDADE EM JARDIM PIEDADE

 

A QUINTA-FEIRA (30) FOI MARCADA POR UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM JARDIM PIEDADE, ONDE A PREFEITURA DO JABOATÃO, EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO E O MOVIMENTO PRÓ CRIANÇA DE JABOATÃO, REALIZOU MAIS UMA EDIÇÃO DO PROGRAMA CONEXÃO CIDADÃ. QUE PROMOVEU 2.228 ATENDIMENTOS,  E DIVERSOS SERVIÇOS AOS MORADORES, REFORÇANDO O COMPROMISSO DA GESTÃO MUNICIPAL EM ESTAR CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DA POPULAÇÃO.

O PREFEITO MANO MEDEIROS DESTACOU QUE O CONEXÃO CIDADÃ MARCA UMA NOVA FASE DA GESTÃO MUNICIPAL, FOCADA EM ESCUTA ATIVA E CUIDADO COM AS PESSOAS. A PRESENÇA DO PADRE DAMIÃO E O ENVOLVIMENTO DE TANTAS EQUIPES MOSTRAM QUE A SUA GESTÃO É DE PROXIMIDADE E COMPROMISSO. MANO AGRADECEU A DEUS, À GESTORA DO PPS, ANDRÉA MEDEIROS, AO PADRE E A TODOS OS SERVIDORES PELO EMPENHO. AFIRMOU QUE SERVIR À COMUNIDADE É SUA PRIORIDADE E VAI SEGUIR TRABALHANDO COM FÉ E DETERMINAÇÃO PARA MELHORAR A VIDA DE CADA JABOATONENSE.

A GESTORA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS (PPS), ANDRÉA MEDEIROS, RESSALTOU O CARÁTER SOLIDÁRIO E HUMANO DA INICIATIVA. AGRADECEU AO PADRE DAMIÃO, CIDADÃO JABOATONENSE QUE ABRAÇA O POVO COM TANTO AMOR, E AO PRÓ CRIANÇA POR ESSE PROJETO LINDO E COM OLHAR HUMANO QUE SOMA ÀS AÇÕES DA PREFEITURA. É COM EMPATIA E AJUDA MÚTUA QUE A GENTE TRANSFORMA A REALIDADE DAS PESSOAS.

ANDRÉA MEDEIROS TAMBÉM FEZ UM CONVITE PARA O ENCERRAMENTO DO OUTUBRO ROSA, CUJA CAMINHADA ACONTECERÁ NESTA SEXTA-FEIRA (31), EM CAVALEIRO, A PARTIR DAS 15H.  MULHERES E HOMENS DE JABOATÃO, JUNTOS PARA PARTICIPAR DA  CAMINHADA E LEMBRAR QUE O CUIDADO COM A SAÚDE É FEITO DIARIAMENTE. E ENFATIZOU PARA QUE A MULHER, SE AME, E SE CUIDE TODOS OS DIAS.

O PADRE DAMIÃO SILVA, PÁROCO DA IGREJA DA MADRE DE DEUS, COMUNICADOR DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE, E ADMINISTRADOR DO MOVIMENTO PRÓ CRIANÇA, FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UNIR FÉ E AÇÃO EM PROL DA COMUNIDADE. RECEBENDO O CONEXÃO CIDADÃ DE BRAÇOS ABERTOS, COMO PARTE DA CORRENTE DO BEM QUE MOVIMENTA O TRABALHO FEITO COM O ACOLHIMENTO DE JOVENS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMÍLIAS INTEIRAS QUE ENCONTRAM NOS SERVIÇOS PÚBLICOS UMA OPORTUNIDADE DE DIGNIDADE.

COM MAIS DE DOIS MIL ATENDIMENTOS REALIZADOS O CONEXÃO CIDADÃ SE CONSOLIDA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA QUE VAI ALÉM DA ENTREGA DE SERVIÇOS. É UMA INICIATIVA QUE APROXIMA A GESTÃO DA POPULAÇÃO, FORTALECE OS VÍNCULOS COMUNITÁRIOS E REAFIRMA O COMPROMISSO DA PREFEITURA DO JABOATÃO EM CONSTRUIR UMA CIDADE MAIS JUSTA, HUMANA E SOLIDÁRIA.

DE JABOATÃO, REPORTAGEM: GILSON RODRIGUES

SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DA PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES



Por, Paulino Andrade/FN

Especialista orienta revisão das finanças nos últimos meses do ano para alcançar metas em 2025

 

Nestes últimos meses do ano surge uma pergunta inevitável: como andam as metas que você traçou para 2025? Muita gente começa o ano com promessas e objetivos ambiciosos, principalmente quando o assunto é finanças, quitar dívidas, reduzir despesas, investir, fazer aquela viagem dos sonhos. No entanto, a organização financeira nem sempre acompanha esse planejamento. Neste momento estratégico do ano, especialistas reforçam: ainda dá tempo de ajustar a rota e terminar o ano com as metas batidas.

Segundo pesquisa realizada pela Federação Nacional da Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), em parceria com o Datafolha, 76% dos brasileiros afirmam ter alguma meta de planejamento financeiro, principalmente a curto (12 meses) e médio prazo (pelos próximos 5 anos), e adotam algumas estratégias para atingir esse objetivo, como poupar ou guardar dinheiro (30%), trabalhar (30%), investir (22%) e cortar custos (18%). 

Mas quando o planejamento não é bem estruturado e adaptado a situações de risco, alguns fatores pessoais, profissionais e até macroeconômicos podem comprometer o alcance desses objetivos ao longo do tempo, como uma despesa emergencial, a perda de parte da renda ou até mesmo o aumento do custo de vida. Por isso, é sempre importante acompanhá-lo e, se necessário, realizar algumas adaptações.

Para Paulo Pereira Filho, sócio e líder da XP no Norte e Nordeste,  revisar o planejamento é parte essencial do processo de organização financeira,  e isso vale para todos: para quem se distanciou do objetivo e àqueles que conseguiram manter a estratégia. “Agora é o momento ideal para fazer essa reflexão, pois estamos no meio do caminho. Ao longo dos meses, surgem novos desafios e prioridades. Por isso, o planejamento precisa estar sempre à vista e ser ajustado com frequência. É ele que dará clareza sobre onde se está, para onde se quer ir e o que é preciso para chegar lá”, explica.

De acordo com o especialista, um bom planejamento financeiro é composto por cinco pilares fundamentais: identificar, planejar, controlar, investir e avaliar constantemente. “São essas etapas que permitem visualizar a situação atual, traçar metas realistas e manter o equilíbrio financeiro até o fim do ano”, afirma.

*Identifique suas receitas e despesas para entender sua realidade financeira. Registre tudo e organize em categorias, como por exemplo: essenciais (como aluguel e alimentação), supérfluos e investimentos. Isso te ajuda a visualizar e definir as estratégias, principalmente, quando for preciso reequilibrar os gastos;

*Planeje com base no que é possível hoje, mas considere cenários de riscos. Você nunca deve comprometer a maior parte de sua renda com despesas fixas. Sugerimos que 70% dos recursos pessoais sejam utilizados para o pagamento de despesas do presente e 30% pensando no futuro, como aposentadoria, desenvolvimento profissional e objetivos de médio e longo prazo; 

*Controle os gastos e evite decisões por impulso. Não gaste mais do que você ganha e, se for preciso, ajuste o seu estilo de vida ao seu real padrão financeiro. 

*Invista! É nesta etapa que os sonhos se tornam realidade. Defina o seu objetivo, calcule o valor necessário para alcançá-lo e a estratégia para conseguir os recursos. Se necessário, busque o apoio de um assessor de investimentos, ele vai te ajudar a construir esse planejamento e indicar os caminhos para a realização;

*Avalie constantemente suas contas e todo o processo. É aqui que você saberá se está no caminho certo. Neste cenário, o papel do assessor de investimentos torna-se cada vez mais estratégico, pois o assessor personaliza estratégias baseadas em cada perfil e auxilia o cliente a alcançar metas, como, por exemplo, a aposentadoria. 

Para além das metas

Paulo reforça que é preciso manter uma relação consciente e saudável com o dinheiro e construir uma reserva financeira, seja para a conquista de um sonho ou para lidar com situações adversas. 

“Alinhados ao time de alocação da XP, avaliamos ser crucial para os investidores manterem carteiras equilibradas entre todas as classes de ativos, porém ainda com uma maior exposição em renda fixa. Enquanto os juros básicos permanecem altos, no caso o maior patamar dos últimos 20 anos, os investidores têm na renda fixa aplicações mais seguras e, ainda assim, com retorno robusto. Para o investidor interessado em se blindar da Selic em 15% ao ano, o mercado oferece produtos como CDBs, LCIs, LCAs e fundos de investimentos focados nesta classe de ativo”, recomenda o líder da XP.


Ascom/Gabriella Guerra

Por, Paulino Andrade/FN

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Jaboatão mobiliza população para a Caminhada Outubro Rosa

 


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza, nesta sexta-feira (31), a IV Caminhada Outubro Rosa, o maior evento de sensibilização pela saúde da mulher no município. A iniciativa integra o calendário de ações do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), coordenado pela primeira-dama Andréa Medeiros, com as secretarias de Saúde; Assistência Social e Cidadania; Educação; Governo; Desenvolvimento Econômico; e Infraestrutura.

A Caminhada tem como propósito sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando a necessidade do autocuidado e do fortalecimento da rede de apoio às mulheres. Além disso, o evento promove integração comunitária e incentivo à prática de atividades físicas como instrumento de promoção da saúde e bem-estar.

A concentração será às 15h, na sede da Regional 2, em Cavaleiro, localizada na rua Severino Monteiro. O percurso seguirá pelas ruas Severino Monteiro, Padre Nóbrega, avenida Governador Agamenon Magalhães e Paes de Andrade, com dispersão na praça Murilo Braga, em Cavaleiro.

Durante a concentração e no encerramento, o público poderá participar de aulas de Zumba, promovendo lazer, movimento e alegria em um ambiente de conscientização e solidariedade.

A caminhada é parte das políticas de promoção de saúde determinadas pelo prefeito Mano Medeiros. “Todos devemos incentivar as mulheres a se cuidarem. Este é o objetivo da caminhada do Outubro Rosa”, disse Mano Medeiros.

A coordenadora do PPS, Andréa Medeiros, vê a caminhada como um compromisso coletivo para cuidar das mulheres jaboatonenses. “É um grande momento de sensibilização. Cada passo dado nessa caminhada representa apoio, informação e amor à vida. Queremos lembrar às mulheres de Jaboatão que a prevenção é o caminho mais seguro para vencer o câncer de mama”, destacou.

Com a realização da IV Caminhada Outubro Rosa 2025, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes reafirma seu compromisso com a saúde, o autocuidado e a valorização da vida das mulheres, encerrando um mês de intensa mobilização e conscientização em todo o município.


Ascom/Rogilson Rodrigues

Por, Paulino Andrade/FN

Liderança Capitalização amplia sua atuação na modalidade Incentivo

 


A Liderança Capitalização, empresa do Grupo Silvio Santos e administradora da Tele Sena, é referência nacional em Títulos de Capitalização desde 1945.

Com mais de sete décadas de atuação, a empresa vem ampliando sua presença na modalidade Incentivo, posicionando-se como parceira estratégica para empresas que buscam engajamento, fidelização e aumento de vendas.

O modelo desenvolvido pela Liderança permite que parceiros ofereçam o atributo de sorteio como benefício adicional vinculado à contratação de produtos e serviços. 

Marcas como Gazin Seguros e Akad Seguros já utilizam essa solução para potencializar campanhas de incentivo ligadas à comercialização de seguros, comprovando sua eficácia na geração de valor e atração de clientes.

Essa ampliação de escopo é sustentada por diferenciais competitivos que fortalecem a posição da companhia no mercado. A Liderança Capitalização reúne profundo conhecimento técnico e regulatório, ampla conformidade com as normas da SUSEP e da SPA e capacidade comprovada para desenvolver soluções personalizadas, com mecânicas ajustadas ao perfil de cada cliente.

Além disso, a operação foi recentemente criada com a mais moderna tecnologia e sem passivos operacionais, entregando uma experiência perfeita tanto para a empresa parceira como para o participante. 

Com visão estratégica, estrutura robusta e compromisso com a inovação, a Liderança Capitalização se posiciona como parceira ideal para empresas que desejam transformar campanhas promocionais em experiências de valor, com resultados sustentáveis e recorrentes.

O mercado: a modalidade de Incentivo movimentou mais de R$ 500 milhões no primeiro semestre de 2025, com projeções de crescimento médio de 12% ao ano até 2028.

A regulamentação moderna da Susep e a segurança jurídica dos títulos tornaram a capitalização incentivo uma ferramenta confiável e eficaz para empresas de todos os portes.

Com o avanço da digitalização, o uso de dados e a integração com plataformas de e-commerce, a modalidade Incentivo se consolida como um instrumento de marketing de performance, com alto retorno e impacto direto na relação com o consumidor.


Ascom/Ana Cunha - Mídias e Notícias

Por, Paulino Andrade/FN


PREFEITURA DO JABOATÃO OFERECE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS NA SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO

 

A PREFEITURA DO JABOATÃO DOS GUARARAPES PARTICIPA, DA XX SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO, QUE COMEÇA NA SEGUNDA DIA 03 E VAI ATÉ A SEXTA DIA 07, OFERECENDO CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA RENEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS FISCAIS. A INICIATIVA É PROMOVIDA PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), EM PARCERIA COM O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO (TJPE), E TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR MEIO DO DIÁLOGO E DA MEDIAÇÃO.

DURANTE A SEMANA, OS CONTRIBUINTES TERÃO A OPORTUNIDADE DE REGULARIZAR PENDÊNCIAS TRIBUTÁRIAS. COMO IPTU, CIM E ISS, ENTRE OUTRAS, COM PARCELAMENTO EM ATÉ 60 MESES, ALÉM DE OUTRAS FACILIDADES PARA QUITAR OU NEGOCIAR SUAS DÍVIDAS COM O MUNICÍPIO. O ATENDIMENTO ACONTECERÁ NO SHOPPING GUARARAPES, NO CORREDOR DA ESPOSENDE, DAS 9H ÀS 19H, GARANTINDO ACESSO PRÁTICO E HORÁRIOS ESTENDIDOS AO PÚBLICO.

AS ATIVIDADES FAZEM PARTE DA POLÍTICA DO PREFEITO MANO MEDEIROS DE TORNAR MAIS PRÁTICA A VIDA DO CIDADÃO. MANO DESTACOU QUE O PROGRAMA REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE REAL PARA O CONTRIBUINTE COLOCAR SUA SITUAÇÃO EM DIA COM O MUNICÍPIO, APROVEITANDO CONDIÇÕES DIFERENCIADAS E SEM BUROCRACIA. O PREFEITO RESSALTOU QUE O OBJETIVO É FACILITAR O DIÁLOGO E OFERECER CAMINHOS PARA A REGULARIZAÇÃO FISCAL.

A AÇÃO É UMA CHANCE ÚNICA PARA CIDADÃOS E EMPRESAS QUITAREM SEUS DÉBITOS DE FORMA ACESSÍVEL, EVITANDO MEDIDAS JUDICIAIS E RECUPERANDO O DIREITO DE EMITIR CERTIDÕES NEGATIVAS E PARTICIPAR DE LICITAÇÕES E PROGRAMAS PÚBLICOS.

ALÉM DAS NEGOCIAÇÕES FISCAIS, O PROCON JABOATÃO PARTICIPARÁ DA AÇÃO OFERECENDO ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO JURÍDICA GRATUITA, AMPLIANDO O ALCANCE DA SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO E REFORÇANDO O COMPROMISSO DA GESTÃO MUNICIPAL COM O DIÁLOGO, A TRANSPARÊNCIA E O ACESSO À JUSTIÇA. 

DE JABOATÃO, REPORTAGEM: GILSON RODRIGUES

SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DA PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO - COORDENAÇÃO ROGILSON RODRIGUES


Por, Paulino Andrade/FN

Primor é eleita pela 15ª vez a marca mais lembrada do Nordeste

 


Pela 15ª vez consecutiva, a margarina Primor foi eleita a marca mais lembrada do Nordeste no prêmio Top of Mind. A marca também alcançou o primeiro lugar no Norte, segundo o levantamento anual que ouviu 7.543 pessoas em 171 municípios de todas as regiões do país, abrangendo mais de 80 categorias de produtos e serviços.

“Receber o Top of Mind pela 15ª vez no Nordeste e conquistar também o primeiro lugar no Norte é um orgulho imenso. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, unindo sabor, qualidade e tradição com inovação constante e sendo reconhecidos pelos nossos consumidores. Primor é parte do dia a dia das famílias, presente nas receitas que passam de geração em geração, e na proximidade da marca nos pontos de vendas, eventos regionais e nas conversas diárias nas redes sociais”, afirmou Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da marca.

Lançada em 1960, a Primor integra o portfólio da Seara Margarinas, do grupo JBS, desde 2020. Ao longo desses anos, a marca vem ampliando sua presença na região, participando de eventos tradicionais como o Galo da Madrugada, no Recife, o Maior Pé de Moleque do Mundo e o Maior Bolo de Rolo do Mundo, em Caruaru (PE), e o Maior São João do Mundo, em Campina Grande (PB). 

Segundo Tannia Fukuda Bruno, a premiação reforça a liderança da Primor no Nordeste e o vínculo da marca com os consumidores, onde ocupa a primeira posição em vendas de margarina desde 2001. “O prêmio é dedicado às donas de casa, às mulheres empreendedoras e a todas as famílias que escolhem Primor todos os dias”, completou.


Ascom/Gabriella Guerra

Por, Paulino Andrade/FN


POLÍCIA - PMs realizam manobra e salvam bebê de oito dias em Paulista

 

Nesta terça-feira (28), policiais militares do 17º BPM, durante rondas pelo bairro Aurora, em Paulista, foram abordados por um veículo onde estavam os pais de uma recém-nascida de apenas oito dias.,

O pai informou que a bebê havia parado de respirar e apresentava coloração arroxeada na pele, sinal de ausência de circulação sanguínea. Diante da situação, os policiais colocaram a criança imediatamente na viatura e constataram que ela apresentava poucos sinais vitais.

Os militares iniciaram de pronto o procedimento de tapotagem, que consiste em posicionar o bebê de bruços e aplicar leves palmadas nas costas para estimular a respiração. Após alguns minutos de manobra, a recém-nascida começou a chorar.

Ao chegarem à UPA do bairro Jardim Paulista, a equipe foi atendida por uma médica pediatra. Após exames preliminares, constatou que a criança estava estável. A bebê permaneceu na unidade hospitalar para a realização de avaliações mais detalhadas.


Ascom/PMPE

POLÍCIA - PM prende suspeito com arma, munições e drogas após denúncia de assalto em Jaboatão

 

Na segunda-feira (27), equipes do 6º BPM foram acionadas por uma pessoa, que relatou ter acabado de ser vítima de assalto praticado por um homem trajando camisa vermelha e bermuda, em Candeias.

Ao chegarem ao local informado pela vítima, os policiais avistaram um indivíduo cujas características coincidiam com a descrição fornecida. O suspeito foi submetido à busca pessoal, sendo encontrado em sua cintura uma pistola calibre 9 mm com 12 munições intactas. No bolso de sua bermuda havia também um ziplock contendo substância análoga à cocaína.

A ação prosseguiu com a busca veicular, em posse do suspeito. No veículo, os policiais constataram forte odor característico de maconha. Foram apreendidos mais itens: um segundo ziplock com quantidade considerável de substância análoga à cocaína (peso total de aproximadamente 33 g), um ziplock contendo substância análoga à maconha (aproximadamente 4 g); um canivete; uma ampola contendo substância análoga a anabolizante.

O suspeito, a vitima e todo o material apreendido foram encaminhados para a DP, para adoção das medidas legais cabíveis.


Ascom/PMPE

Nova regra do BPC protege o beneficiário cuja renda variar

 


Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicaram uma Portaria Conjunta MDS/INSS que atualiza as normas do Benefício de Prestação Continu ada (BPC/Loas).

O texto regulamenta mudanças introduzidas na legislação no final de 2024 e representa um avanço importante para ampliar a proteção social de pessoas idosas e com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Entre as novidades, destaca-se a possibilidade de manutenção do benefício mesmo em caso de variação da renda familiar por pessoa. O BPC continuará garantido sempre que a renda do último mês analisado ou a média dos últimos 12 meses permanecer igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.

Haverá conversão automática do BPC em auxílio-inclusão (equivalente a meio salário mínimo). Sempre que o INSS identificar que a pessoa com deficiência ingressou no mercado de trabalho, com remuneração de até dois salários mínimos, o benefício será convertido de forma imediata, sem necessidade de novo requerimento. Assim, evita-se a interrupção do benefício e assegura-se uma transição mais estável e segura para quem ingressa no mercado de trabalho.

Saiba mais:

Itaú e desligados por critério de produtividade - Acordo

Em mediação no TRT2, o Itaú Unibanco e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro acordaram sobre um plano de indenização para os empregados desligados por critérios de produtividade. O acordo prevê indenização equivalente a meio salário por ano completo de vínculo, limitada a 10 salários. Também foram fixados pisos indenizatórios de 4 salários para quem trabalhou até 23 meses e 6 salários para aqueles com 24 meses ou mais de contrato. Acrescido de um valor fixo de R$ 9 mil e 13ª cesta-alimentação.


Dr. Ney Araújo

Por, Paulino Andrade/FN

Prefeitura do Recife apresenta dois projetos de lei com foco na reabilitação da área central da cidade

 Política de Remissão de Débitos Tributário e Regulamentação da Desapropriação por Hasta Pública são os dois projetos de lei que chegam para reforçar a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS).


Com foco na reabilitação do centro da cidade e buscando reverter o esvaziamento da área  observada ao longo dos últimos anos, a Prefeitura do Recife apresenta à Câmara Municipal dois importantes projetos de leis. Um versa sobre a Política de Remissão de Débitos Tributários e um segundo que chega trazendo a proposta de Regulamentação da Desapropriação por Hasta Pública (DHP) no Recife. As duas propostas reforçam a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS). “O centro do Recife foi esvaziando ao longo dos anos, mas nós temos trabalhado muito para reocupá-lo. Para reforçar os esforços nessa direção, nós estamos enviando hoje dois projetos de lei para a Câmara de Vereadores. O primeiro deles garante o perdão da dívida imobiliária da área coberta pelo Recentro, que são a taxa de lixo e o IPTU. Em troca, caberá ao proprietário fazer a reforma do imóvel em questão. O segundo projeto tem referência em grandes cidades do mundo (surgiu de forma exitosa em Portugal e já conta com casos bem sucedidos no Rio de Janeiro e em São Paulo). Vamos possibilitar a venda em leilão de imóveis que estão abandonados”, explicou João Campos, ressaltando o potencial que as proposições têm de intensificar o processo de recuperação do centro.

As iniciativas encontram amparo no art. 182 da Constituição Federal, no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº10.257/2001) e na nova LPUOS, sancionada neste mês de outubro pelo prefeito João Campos. Em todos os dispositivos legais listados fica estabelecida a importância do cumprimento da função social da propriedade urbana e a atuação do Poder Público na promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da justa distribuição dos benefícios decorrentes da urbanização. As propostas apresentadas pela Prefeitura do Recife nascem da constatação da situação de abandono, subutilização e/ou deterioração de imóveis localizados na área central da cidade. A situação atual dessas edificações compromete a vitalidade urbana, a preservação do patrimônio cultural e a atividade econômica na região.

A primeira proposta é que a lei que instituiu o Programa Recentro (Lei Municipal nº 18.869/2021) passe a incluir no seu escopo a Política de Remissão de Débitos Tributários com o objetivo de ser um instrumento  a mais para reabilitação urbana de imóveis localizados no perímetro do programa municipal de incentivos. 

Com a Política de Remissão de Débitos Tributários, a prefeitura busca criar mecanismos de incentivo eficazes, estimulando os proprietários dessas unidades a promoverem a recuperação, renovação e manutenção dos seus imóveis, com foco na reocupação habitacional, na dinamização econômica da localidade e na preservação do patrimônio cultural. Para tanto, a medida prevê a remissão condicional de débitos de IPTU e da Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), vinculada ao cumprimento de prazos e requisitos legais, como apresentação de análise de viabilidade, a obtenção de alvará e a conclusão das obras no prazo estabelecido.

Em outra frente, a Prefeitura do Recife apresenta o projeto de lei de regulamentação da Desapropriação por Hasta Pública (DHP). Com isso, a cidade passa a contar com um dispositivo legal específico conferindo segurança jurídica e efetividade na aplicação da DHP como instrumento indutor ou coercitivo da função social da propriedade urbana. Assim, o instrumento pode ser sucedâneo ou complementar aos instrumentos urbanísticos de Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e ao IPTU Progressivo no Tempo, já utilizados no Recife, compondo a sequência de medidas previstas no Estatuto da Cidade para combater a ociosidade e o subaproveitamento de imóveis urbanos.

Com a DHP, o imóvel que esteja pagando o IPTU Progressivo pode ser levado a leilão para aquisição por terceiros. O adquirente permanece com a obrigação de dar uso ao imóvel em um prazo estipulado, o proprietário original recebe o valor de arrematação do imóvel descontadas eventuais dívidas tributárias acumuladas, o Município recebe os tributos devidos e a cidade ganha um imóvel recuperado de volta à dinâmica urbana.

A utilização da DHP após primeiro ano aplicação do IPTU Progressivo pretende conferir maior celeridade ao processo de indução da função social da propriedade, evitando a morosidade e os custos da desapropriação que demanda autorização legislativa para emissão de títulos da dívida pública e envolve prazos que frequentemente superam uma década.

Para o Recife, a adoção da DHP é especialmente relevante porque reforça as políticas públicas de reabilitação de áreas centrais, promovendo, em tempo reduzido, ativação na área central da cidade e em outras áreas onde seja necessária a intervenção pública para promoção de reabilitação e dinamização urbana.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Ascom/Iara Lima/Secretária Executiva de Imprensa - PCR

Por, Paulino Andrade/FN

Prefeitura do Recife resgata 13 cavalos em operação contra maus-tratos a animais

 Equinos resgatados foram encaminhados ao Centro de Vigilância Ambiental do Recife (CVA), onde passarão por exames e receberão demais cuidados veterinários


A Prefeitura do Recife resgatou, nesta quarta-feira (29), 13 cavalos que estavam sofrendo maus-tratos ou em situação de risco pelas ruas da cidade. A operação foi conduzida pelo Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Guarda Municipal. Os animais de grande porte resgatados foram encaminhados ao CVA, onde passarão por exames e receberão demais cuidados veterinários. 

O secretário executivo de Proteção e Defesa dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, reforça que a operação tem como missão proteger os animais e garantir mais segurança nas ruas da cidade. Os cavalos foram resgatados em vias públicas nos bairros de Engenho do Meio, Areias, Cabanga e Caxangá. Na ocasião, os animais foram avaliados por médicos veterinários do município, que constataram sinais de maus-tratos nos equinos e adotaram os protocolos de cuidados necessários.

“Essa operação faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura do Recife para garantir o bem-estar dos animais e, principalmente, a segurança nas vias. Os cavalos resgatados hoje receberão cuidados e, em breve, serão adotados e transferidos para área onde possam viver de maneira adequada. A retirada de equinos em situação de risco ou maus-tratos é uma ação concreta dentro do nosso plano de transição para o fim das carroças em 2026. É uma mudança que exige responsabilidade e ação”, frisou Luís dos Anjos. 

Os tutores têm um prazo de 15 dias para reaver o animal. Para tanto, é imprescindível apresentar documentos que comprovem a existência de uma área rural fora do município, entre outros requisitos. Caso contrário, os animais são colocados para adoção, sendo obrigatório que o adotante possua uma área rural fora do Recife, além de outras exigências.

Alinhada ao compromisso com a proteção e o bem-estar dos animais, a Prefeitura vem estruturando o Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, que inclui a capacitação profissional dos trabalhadores, oferecendo novas oportunidades de trabalho e programas de qualificação. Este esforço visa proporcionar uma transição sustentável para outras atividades econômicas, uma vez que a tração animal será totalmente proibida a partir de 31 de janeiro de 2026.

FOTOS: WAGNER RAMOS (PCR)








Ascom/Iara Lima/Secretária Executiva de Imprensa - PCR

Por, Paulino Andrade/FN

JABOATÃO DOS GUARARAPES INAUGURA NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, O INOVAHUB

 


JABOATÃO DOS GUARARAPES DEU UM IMPORTANTE PASSO RUMO À CONSOLIDAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À INOVAÇÃO E À TECNOLOGIA. A PREFEITURA E O SEBRAE PERNAMBUCO LANÇARAM O INOVAHUB JABOATÃO, O NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DO MUNICÍPIO. O PREFEITO MANO MEDEIROS, GESTORES PÚBLICOS E REPRESENTANTES DE DIVERSOS SEGMENTOS ESTIVERAM PRESENTES NA FACULDADE UNIFG, EM PIEDADE PARA O LANÇAMENTO.

COM O PROPÓSITO DEFINIDO NA FRASE “TRANSFORMAR JABOATÃO NA PÁTRIA DA INOVAÇÃO”, O PROJETO UNE GOVERNO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E EMPRESAS PRIVADAS EM UMA REDE COLABORATIVA VOLTADA AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E ECONÔMICO DA CIDADE.

O INOVAHUB TEM COMO MISSÃO FOMENTAR SOLUÇÕES INOVADORAS, CAPACITAR EMPREENDEDORES, AMPLIAR REDES DE RELACIONAMENTO (NETWORKING) E ATENDER ÀS DEMANDAS TECNOLÓGICAS LOCAIS. AS AÇÕES DO NÚCLEO DEVEM IMPACTAR SETORES ESTRATÉGICOS EM EXPANSÃO, COMO LOGÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAMENTO. ÁREAS CONSIDERADAS FUNDAMENTAIS PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO DE JABOATÃO.

O PREFEITO MANO MEDEIROS DURANTE O LANÇAMENTO DESTACOU QUE O NÚCLEO É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS. COM O GRANDE OBJETIVO DE CAMINHAR JUNTOS, EM PARCERIA, PARA INOVAR E FOMENTAR TECNOLOGIA NO MUNICÍPIO. O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO, CULTURA E ESPORTES, ROBERTO ABREU E LIMA, RESSALTOU QUE O INOVAHUB SE INSPIRA EM EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS DE OUTROS POLOS DE INOVAÇÃO.

O LANÇAMENTO TAMBÉM CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO CONSULTOR DO SEBRAE/PE MARCOS SUASSUNA, RESPONSÁVEL PELA MODELAGEM DO NÚCLEO. SEGUNDO ELE, O INOVAHUB JÁ NASCE COM PRESENÇA CONFIRMADA EM EVENTOS DE RELEVÂNCIA NACIONAL.

O NÚCLEO PARTICIPARÁ DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDICINA AFYA JABOATÃO (2025), COM PALESTRAS E OFICINAS NOS DIAS 30 E 31 DE OUTUBRO E 1º DE NOVEMBRO E DO ELI SUMMIT NACIONAL, PROMOVIDO PELO SEBRAE, QUE SERÁ REALIZADO EM NATAL (RN), DE 4 A 6 DE NOVEMBRO.

DE JABOATÃO, REPORTAGEM: GILSON RODRIGUES

SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DA PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Por, Paulino Andrade/FN

Programa Rua Tinindo beneficia mais duas vias da cidade

 Os serviços vão contemplar a implantação de drenagem e pavimentação realizados pela Emlurb


Nesta terça-feira (28), o prefeito do Recife, João Campos, acompanhado do vice-prefeito, Victor Marques, assinaram a Ordem de Serviço para o início de mais duas obras de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo. As intervenções serão executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) nas ruas Monsenhor Lobo e Títo Livio Soares, ambas situadas no bairro do Poço da Panela. A iniciativa vai melhorar as condições de circulação de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas.

“Já realizamos seis obras de pavimentação no Poço da Panela, e essas eram as duas últimas que faltavam. Elas têm um significado importante, pois conectam os dois lados da praça e contribuem para melhorar a mobilidade interna do bairro. Quando temos um conjunto de ruas com infraestrutura de drenagem e pavimentação e outras ao lado sem essa estrutura, acaba havendo uma dispersão dos benefícios. Por isso, conseguir fechar essa área é de grande importância. Vamos utilizar o piso intertravado para manter o padrão visual e o nível da praça, valorizando a urbanização e priorizando um tráfego mais calmo e seguro. O que estamos fazendo no Poço da Panela, fazemos em toda a cidade sem distinção. Levamos equipamentos de primeira qualidade tanto para comunidades de baixa renda quanto para áreas mais urbanizadas que ainda precisam de mais infraestrutura. Vamos em frente, a obra aqui só vai parar quando estiver pronta”, frisou o prefeito, João Campos. 

As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em 153 ruas, e os serviços de pavimentação e drenagem, seguem em andamento nas outras 24 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando a mobilidade e garantindo mais dignidade para moradores e condutores.

A Rua Monsenhor Lobo será beneficiada com pavimento intertravado de 1307,15 m², em uma extensão de 108,93 m, além de 48,84 m² de piso tátil e 244,62 m de meio-fio. A drenagem contará com implantação de 118,39 m de canaleta em concreto e 104,12 m de tubo de PVC (150 mm). As obras, que possuem um investimento de R$ 415.939,46, terão início nesta quarta-feira (29), com previsão de conclusão em seis meses.

“Alegria grande em estar aqui, essa obra é fundamental para esta região. Depois dessas duas vias no Poço da Panela, nós não teremos mais nenhuma via em leito natural - isso é muito simbólico e relevante. Então, é um orgulho fazer isso pela nossa cidade, por vocês”, destacou Victor Marques, que também é secretário de Infraestrutura.

Marcelino Silva, 59, morador do bairro há 6 anos, contou da expectativa em ver a obra concluída. “Faz muito tempo que esperamos pelo calçamento das ruas. Quando chove, essa via fica com muita lama e a locomoção se torna muito difícil. Agora, vai melhorar muito para a comunidade toda”, disse ele. 

Já a Rua Títo Livio Soares será beneficiada também com pavimento intertravado de 837,29 m², em uma extensão da via de 78,83 m. A área do piso tátil será de 18,77 m² e 123,89 m de meio-fio. A drenagem contará com 72,54 m de canaleta em concreto e 70,09 m de tubo de PVC (150 mm). As obras possuem um investimento de R$ 284.060,54 e também terão início nesta quarta-feira (29), a previsão de término será em seis meses.

Além das ruas Monsenhor Lobo e Títo Livio, que receberam a ordem de serviço, outras 6 já foram entregues no poço da panela, resultando em um investimento total de quase R$ 4 milhões.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife 





Ascom/Iara Lima / Secretária Executiva de Imprensa - PCR

Por, Paulino Andrade/FN