Neoenergia alerta para os riscos da prática e reforça que brincadeira perto da rede elétrica passou a ser proibido para garantir a segurança das crianças e de toda a sociedade
A tradicional brincadeira de empinar pipas tem se tornado um problema grave para a rede elétrica em Pernambuco. De janeiro a setembro de 2025, a Neoenergia Pernambuco registrou 1.152 ocorrências envolvendo pipas presas à rede de distribuição, afetando 350 mil clientes, que tiveram o fornecimento de energia interrompido.
O número representa um aumento de 53% em relação a 2023, quando foram registradas 754 ocorrências. O crescimento contínuo nos últimos três anos acendeu um alerta na distribuidora, que reforça a importância da Lei Estadual nº 18.919/2025, que proíbe a soltura de pipas próximas a qualquer estrutura elétrica, como postes, torres, subestações e linhas de transmissão.
O descumprimento da lei pode resultar em uma multa de até R$ 10 mil, a depender da gravidade da situação. Quando a infração for cometida por menor de idade, as sanções previstas neste artigo serão aplicadas aos seus responsáveis legais.
“A pipa é uma brincadeira popular e cultural, mas quando feita em locais inadequados, deixa de ser inofensiva. Os impactos vão muito além da falta de energia: há risco de acidentes graves e até fatais. É fundamental que a população entenda que energia elétrica não combina com linha de pipa”, afirma Rafael Motta, gerente de Relações Institucionais da Neoenergia Pernambuco.
Além dos prejuízos à rede, o uso de cerol e linha chilena, proibidos por lei, transforma a linha da pipa em um fio cortante, capaz de romper cabos, causar curtos-circuitos e colocar vidas em risco. Em alguns casos, o contato com a rede elétrica pode provocar descargas fatais.
A Neoenergia reforça que ninguém deve subir em postes, torres ou telhados para recuperar pipas, nem entrar em subestações, que são áreas restritas e de alto risco. Também é proibido o uso de materiais metálicos ou papel laminado na confecção das pipas, pois são condutores de eletricidade.
Impacto da brincadeira com pipa na rede elétrica da Neoenergia Pernambuco (jan-set)
2023: 754 ocorrências | 233,4 mil clientes afetados
2024: 853 ocorrências | 292,5 mil clientes afetados
2025: 1.152 ocorrências | 350 mil clientes afetados
O que diz a Lei nº 18.919/2025:
Proíbe o uso de cerol e linha chilena
Proíbe soltar pipas próximas a estruturas elétricas
Multas de até R$ 10 mil (dobradas em caso de impacto no serviço)
Responsabilização dos pais em caso de infração por menores
Nunca faça isso:
Subir em postes, torres ou telhados para recuperar pipas
Entrar em subestações de energia
Usar papel laminado, fios metálicos ou cerol
Soltar pipas em dias de chuva ou com ventos fortes
Jogar objetos na rede elétrica para tentar derrubar pipas
Ascom/Neoenergiape
Por, Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.