sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Festival do Caldinho da Orla do Jaboatão começa neste sábado (21)

 Iniciativa valoriza empreendedores do município que atuam com a produção e venda da culinária característica do litoral 


Ascom / Rogilson Rodrigues - PMJG

Por, Paulino Andrade/FN


Inicia neste sábado (21), o primeiro Festival do Caldinho da Orla do Jaboatão. A ação visa promover os empreendedores que atuam na produção e venda de caldinhos comercializados exclusivamente nas praias do município, além de dar destaque à iguaria que é tão tradicional em Pernambuco, sobretudo, do litoral. O projeto, com período de votação popular até 21 de março, terá uma grande final com os concorrentes inscritos no domingo, dia 22 de março. Mais de 30 empreendedores, entre fixos e volantes (ambulantes) ao longo dos mais de oito quilômetros de praias, estão participando da promoção que busca conhecer o melhor caldinho da Orla do Jaboatão.     

Além dessa escolha, o projeto reforça o caldinho como símbolo da gastronomia local, como uma estratégia de marketing turístico para venda do destino. A realização é uma parceria da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, em conjunto com a Associação dos Micro Empreendedores da Orla do Jaboatão dos Guararapes (AMO-JG), a Nova Associação dos Comerciantes e Micro Empreendedores da Orla do Jaboatão dos Guararapes (NOVACOM JG) e o Sebrae Pernambuco.

São três categorias: feijão, camarão e peixe, e o empreendedor poderá concorrer com um sabor, dois ou os três. A votação popular, até o dia 21 de março, será feita por meio de um link de QR-code afixado nos equipamentos dos participantes, onde os clientes poderão dar a nota e votar no caldinho.  

Para o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, o evento reforça o trabalho desses profissionais que tiram o sustento do comércio de praia, segmento que muitas vezes é o primeiro contato direto com turistas e visitantes do município. “É uma ação que valoriza os empreendedores da orla, na nossa culinária, e garante um movimento aos pontos fixos e comerciantes ambulantes nesse período em que já tem uma tendência de queda por conta do fim das férias e do Carnaval”, esclareceu o gestor. 

No dia 22 de março, num grande evento na orla, os participantes passarão por um júri técnico. Os votantes irão degustar e dar a nota para os concorrentes. Juntando com as notas populares, serão escolhidos os terceiros, segundos e primeiros lugares como os melhores caldinhos da Orla do Jaboatão nas categorias: feijão, peixe e camarão, respectivamente.

Capacitação - Na última quinta-feira (19), empreendedores que estão do Festival do Caldinho da Orla participaram de uma atualização com a Vigilância Sanitária do Jaboatão para a questão da higiene na manipulação dos alimentos e conservação dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.