terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Final de semana registra mais de 8,2 mil raios em Pernambuco, com maior incidência no Interior

 Em três dias, o número de descargas atmosféricas já superou todo o mês de fevereiro de 2025, que registrou 3,1 mil eventos. Aumento impacta diretamente no fornecimento de energia


Ascom / Neoenergiape
Por, Paulino Andrade/FN

Pernambuco registrou mais de 8,2 mil raios entre sexta-feira (6) e domingo (8), segundo dados do Climatempo analisados pela Neoenergia Pernambuco. O aumento expressivo no número de descargas atmosféricas, somado a chuvas intensas e ventos fortes, impactou diretamente o fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do Estado, com maior concentração de ocorrências no interior.

O volume de raios registrado em apenas três dias superou todo o mês de fevereiro de 2025, quando foram contabilizados 3.107 eventos em Pernambuco. A intensidade e a concentração das descargas em um curto intervalo de tempo evidenciam um cenário de instabilidade climática acima do padrão, resultando em um número maior de ocorrências na rede elétrica.

A maior incidência foi observada no interior do Estado, onde as condições meteorológicas foram mais severas. As regiões mais afetadas foram o Sertão do São Francisco, com mais de 2,5 mil raios, Sertão do Pajeú, com aproximadamente dois mil, e Sertão do Araripe, com mais de 500. Essas descargas atmosféricas estão entre os principais fatores externos que afetam a rede elétrica, podendo provocar desligamentos automáticos dos sistemas de proteção.

Diante do cenário, a Neoenergia Pernambuco intensificou o monitoramento da rede e reforçou a mobilização de equipes nas áreas mais impactadas. Agreste e Sertão estão com mais do que o dobro do número de eletricistas de plantão desde a sexta-feira e deve permanecer desta forma até o último cliente ser atendido. A distribuidora segue acompanhando as condições meteorológicas e atuando para restabelecer o fornecimento de energia com segurança e no menor tempo possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.