Com o objetivo de dar celeridade à realização de exames de ultrassonografia e raio-X, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está realizando mutirões desses dois procedimentos, na rede complementar contratada ou conveniada. Será um total de 1.800 ultrassonografias, na Clínica Ultramed e no Hospital Geral de Jaboatão, além de 1.530 raios-X, realizados na Clínica Radiológica de Jaboatão. A iniciativa visa minimizar a fila de acesso, sendo realizada sempre aos sábados, nos meses de agosto e setembro. Esses pacientes foram atendidos previamente pelos médicos das Unidades de Saúde da Família (USFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), havendo a indicação para a realização de tais exames. Portanto, não há disponibilidade de novas vagas durante os mutirões.
"Esses mutirões vêm como um complemento, no sentido de dar mais celeridade e agilizar a oferta desses exames para os munícipes", explicou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
Segundo Conceição Sampaio, superintendente de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, até o final de setembro, espera-se que as 1.800 ultrassonografias e os 1.530 raios-X, acrescidos ao número normal de atendimentos (que ocorrem de segunda-feira a sexta-feira), totalizem 13 mil ultrassonografias e 5.330 raios-X.
Todos os usuários são agendados através da fila de acesso existente no Sistema Nacional de Regulação do SUS. A marcação segue os critérios de classificação de risco e de data de inserção na fila. O acompanhamento das marcações pode ser visualizado pelos usuários pelo aplicativo De Olho Na Consulta ou no site https://deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br/
De olho na consulta
deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br
, bem como, pode ser obtida a informação junto às unidades de saúde mais próximas da sua residência. Os agendamentos também são informados através de mensagens de texto nos celulares, enviadas para os números cadastrados no Cartão SUS.
Além desses exames, nos meses de julho e agosto, no Hospital Geral de Jaboatão e no Hospital Memorial Guararapes, a Prefeitura promoveu mutirões de cirurgias eletivas. Foram 45 realizadas, ao todo, nas especialidades de ortopedia (joelho), ginecologia (laqueadura tubária) e cirurgia geral (hérnias/vesículas). Tais mutirões também visam minimizar o tempo de espera entre os diagnósticos e as cirurgias.
Assª. Ascom/PMJG
Por Paulino Andrade/FN
Veja: www.twitter.com/@folhanoticiaspe www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.