sábado, 24 de agosto de 2024

Começou neste sábado (24), em Jaboatão, a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência


Fotos: Divulgação PMJG


 Para promover o fortalecimento da política de inclusão de pessoas com deficiência no município e ampliar o debate sobre o tema, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inicia neste sábado (24) a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O tema deste ano é “Nossa história: quem somos e o que fazemos?". A programação ocorre em parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência e segue até o dia 31 deste mês, com a participação de órgãos públicos municipais, instituições e organizações da sociedade civil. O evento de abertura será o “Cuidar de quem Cuida”.


Em sua 4ª edição, o  “Cuidar de quem Cuida” será realizado das 9h às 12h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Lídia de Araújo Oliveira, em Barra de Jangada. Durante a ação haverá momentos de acolhimento e atividades voltadas ao autocuidado das mães e cuidadoras de pessoas com deficiência. Irão participar 200 mães e cuidadoras, inscritas previamente nas unidades educacionais dos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.  


A superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lauriceia Tomaz, enfatiza a importância do debate a respeito do tema. “Este é um momento de refletirmos sobre a causa e celebrarmos os avanços da inclusão, apesar de sabermos que existem desafios a serem vencidos. Para que isso aconteça, além do poder público, também é fundamental a participação da sociedade civil, para garantir os direitos da pessoa com deficiência e políticas públicas inclusivas”, reforça a gestora.


Seguindo a programação, na segunda-feira (26), será promovido o Seminário “Compartilhando Saberes”, no auditório da Faculdade Guararapes (UNIFG), em Piedade. Trata-se da 1ª Mostra Pedagógica de Profissionais da Rede de Ensino do Município. O objetivo é compartilhar experiências e metodologias educacionais utilizadas pelos profissionais, na promoção de uma educação pública inclusiva e de qualidade. A mostra será realizada das 8h às 12h.


Na terça-feira (27), às 13h30, haverá apresentação cultural do grupo de maracatu Integrarte, no Complexo Administrativo, em Jardim Jordão. Esta ação abordará com os servidores municipais a inclusão das pessoas com deficiência (PCD’s) no ambiente de trabalho.


Já na quarta-feira (28), acontecerá o seminário “Experiências exitosas no desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes com deficiência intelectual”, no auditório da Faculdade Guararapes (UNIFG), em Piedade, das 13h às 17h. 


Na sexta-feira (30), penúltimo dia de programação, motoristas e permissionários do sistema complementar municipal de transporte público irão participar de um treinamento, abordando a sensibilização desses profissionais sobre o atendimento aos PCD’s no uso do transporte público. O treinamento será das 9h às 16h, na Faculdade Metropolitana, em Prazeres. Ainda na sexta-feira, será ministrada palestra abordando o tema da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a partir das 14h, no Centro de Reabilitação, em Massangana.


Também haverá, durante toda a semana, rodas de conversa nos CRAS, Unidades de Saúde da Família (USF’s) e policlínicas do município sobre a Lei Federal 10.048/2000, que aborda o respeito à priorização dos serviços em órgãos públicos ou privados, para pessoas com deficiência.


Finalizando a programação, no dia 31 deste mês, acontecerá o momento mais aguardado pelas crianças, a 3ª edição do Cinema Acessível, no Shopping Guararapes, a partir das 10h. Com a exibição do  filme Kung Fu Panda 4, a sessão de cinema contará com a participação de pessoas com deficiência, pais ou responsáveis, totalizando 400 pessoas.


Ascom/Jaboatão dos Guararapes

Por Paulino Andrade/FN

Veja: www.twitter.com/@folhanoticiaspe www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.