quinta-feira, 11 de setembro de 2025

NORTE CONECTADO - Presidente Lula e ministro das Comunicações iniciam obras de integração da rede digital que ampliará a conectividade na Amazônia

 Evento também marca a entrega dos cabos de fibra óptica da Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) ao Amazonas


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participaram nesta terça-feira (9/9), em Manaus (AM), do lançamento das obras de integração do programa Norte Conectado e da entrega da Infovia 04.


Durante a cerimônia, o presidente e o ministro acompanharam, a bordo da balsa responsável pela obra, o lançamento do cabo subfluvial de fibra óptica no leito do rio Negro. O sistema faz parte de um dos maiores projetos de infraestrutura digital já realizados na Amazônia, que prepara a região para o futuro da conectividade.

“Quando eu apertar o botão, o cabo vai começar a descer na água e a balsa começa a andar”, brincou o presidente. "Estamos fazendo praticamente 12 mil quilômetros de infovia e toda a região Norte do Brasil estará conectada, com benefício para 70 municípios".

“O Norte Conectado é mais do que uma obra de tecnologia: é uma obra de cidadania. Estamos falando de crianças que terão condições de estudar online, de médicos que poderão atender pacientes à distância, de comunidades indígenas que vão se comunicar com segurança. É inclusão digital, social e econômica chegando a quem mais precisa, e com respeito à floresta”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

O início da integração das infovias marca um novo momento para o setor de telecomunicações brasileiro. Pela primeira vez, a Amazônia contará com uma infraestrutura robusta e interligada, capaz de transformar a vida de milhões de pessoas.

O projeto posiciona o Ministério das Comunicações e o Governo do Brasil como protagonistas de uma das maiores iniciativas de conectividade da história da região, reforçando a presença do Estado em áreas estratégicas e levando inclusão digital real a comunidades antes isoladas.

Com Manaus como ponto central, está em construção um anel óptico que interligará infovias já existentes, em recuperação e em execução, formando uma rede integrada e ininterrupta de dados. Essa infraestrutura permitirá conectar diretamente, no momento, as Infovias 01, 02 e 04, além das Infovias 05, 06 e 08, que ficarão prontas até o final do próximo ano.

O projeto se destaca pelo baixíssimo impacto ambiental, já que a instalação dos cabos submersos dispensa grandes intervenções na floresta. Ao mesmo tempo, representa um salto na infraestrutura regional, ampliando a estabilidade e a velocidade da internet.

Essa integração viabiliza serviços digitais essenciais para a população amazônica, como telemedicina, educação a distância e segurança de fronteira. Escolas, hospitais, fóruns, unidades militares, instalações da Funai e outros equipamentos públicos já estão recebendo conexão de alta velocidade.

Entrega da Infovia 04

Na mesma ocasião, foi inaugurada a Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) à Vila de Moura (AM), com 480 km de cabos subfluviais pelo rio Branco e 130 km terrestres dutados, totalizando 610 km de extensão. O investimento de R$ 118 milhões amplia a capacidade e a estabilidade do tráfego de dados, além de garantir a implantação de redes locais para atender diretamente a população e estabelecimentos públicos estratégicos.

A nova estrutura beneficiará cerca de 460 mil pessoas em quatro cidades, três em Roraima e uma no Amazonas, levando internet de alta qualidade a escolas públicas, universidades, hospitais, prefeituras e outros serviços essenciais.

Norte Conectado

Essas obras fazem parte do programa Norte Conectado, criado para expandir a infraestrutura de comunicações na Amazônia por meio da instalação de 12 mil km de cabos de fibra óptica submersos em rios. A iniciativa melhora a conectividade nas áreas da educação, saúde, pesquisa, defesa e Justiça.

Com investimentos de R$ 1,3 bilhão do Novo PAC, o programa atenderá 70 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas e preservando 68 milhões de árvores.

Cada infovia é composta por cabos com 24 pares de fibras ópticas, cada par capaz de transmitir até 4 Tb/s, o suficiente para trafegar simultaneamente cerca de 200 mil vídeos em alta definição.


Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações 

Categoria

Comunicações e Transparência Pública

Por, Paulino Andrade/FN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.