terça-feira, 7 de outubro de 2025

Hoje 07 de Outubro de 2025 é o Aniversário do artista Humanitário Catamisto André Soares Monteiro


BIOGRAFIA ANDRÉ SOARES MONTEIRO

Pintor, escultor, escritor, ilustrador, produtor, tatuador, desenhista, ativista cultural e ambiental, palestrante, performista e poeta Catamisto. André Soares Monteiro, assim se chama o artista brasileiro, nascido em Recife no ano de 1967, que une em seu trabalho sustentabilidade e arte, de forma lúdica, colorida e de grande relevância social. André é autodidata, idealizador do Movimento Catamisto catar e misturar o lixo e transformar em arte humanitária - neologismo cuja junção de palavras do cotidiano é característico no movimento surgido no fim da década de 70.

O Movimento Catamisto estabeleceu nova maneira de encarar os problemas com o meio ambiente através da transformação de materiais recicláveis - banners, revistas, jornais, livros, cartões postais, borracha, papelão, polietileno, vidro - entre outros em arte socioambiental. A pintura é apenas um dos tentáculos do Movimento Catamisto, havendo espaço ainda para escultura, fotografia, música, moda, teatro, gastronomia, dança, cinema e demais vertentes cujos anseios de uma geração de artistas clamam pelo planeta sustentável. Na literatura, o "Dicialeto" - dicionário de dialetos sustentáveis, palavras do nosso cotidiano que através do neologismo deu voz à "Linguixo Linguagem do Lixo" nos títulos das obras, poemas, músicas, enfim, na Literatura. Nos quadros, as molduras são portas de armários, janelas e madeiras de demolições recolhidas nas ruas. Sua carreira começou ao pintar sobre a foto de uma capa de caderno velho, onde esboçou os primeiros passos de seu Movimento e, daí, surgiu a busca por materiais em desuso ou desperdiçados. Assim, André Soares Monteiro desenvolveu a técnica Catamisto a partir da pintura sobre banner, substituindo a tela convencional pela lona vinílica, que, quando incinerada (seu destino habitual), produz fumaça altamente tóxica ou que demora 400 anos para se decompor naturalmente. É desta forma que se notabilizou o trabalho de André, unindo sustentabilidade e arte. Outra peculiaridade de sua obra consiste em recriar sobre impressões publicitárias novas imagens com sua perspectiva artística, um nascedouro para o novo e belo a partir de materiais os quais, na maioria das vezes, seriam rejeitados e tratados como lixo inadequadamente descartados.

A técnica inovadora de André Soares Monteiro demonstra o seu engajamento nas causas ambientais, mas traz também para a arte uma nova responsabilidade, a de assumir-se como método de ensino. Tal compromisso pode ser observado através de projetos como MUSEROLA Museu e Galeria de Arte na Escola; o TRAJETÁVEL - Trajetória Sustentável; o Troféu Construtores da Cultura de Paz, entregue anualmente no ESPIRITOARTELIDADE; a LESSOMBRIXO Lenda de Assombração do lixo; o NAVEGÁVEL - Navegação Sustentável e o FUNCULTÁVEL - Fundo para Cultura Sustentável.

O HOMIXO é sua mais nova criação. Personagem cuja vestimenta é cravejada de elementos como tampinhas de garrafas, capa de celular, barbeadores descartáveis, pilhas e baterias, materiais invariavelmente jogados nas ruas e calçadas pela irresponsabilidade ambiental humana. A principal missão do HOMIXO é impactar sobre a consciência de destinar corretamente os resíduos que produzimos.

Receba os mais sinceros parabéns de toda equipe do B. Folha de Notícias

Por, Paulino Andrade/FN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.