quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Artista Humanitária Catamisto, André Soares Monteiro, recebe titulo de cidadão Jaboatonense



 

Pedro André Soares Monteiro, nasceu em 07 de outubro de 1967, filho de Roberval Freire Monteiro e Urbanita Soares Monteiro, o segundo de mais quatro irmãos. Foi gerado aos pés do Monte Guararapes em Jaboatão dos Guararapes-Pe-Brasil. Por falta de maternidade no município nasceu no Hospital Barão de Lucena no bairro da Iputinga no Recife, conhecido como " Bairro dos Artistas ".

André Soares Monteiro é um artista Catamisto Humanitário Brasileiro pintor, escultor, escritor, tatuador, produtor, educador, empreendedor cultural, educacional e socioambiental, projetista, desenhista, ativista cultural e socioambiental, performista, palestrante e poeta Catamisto.

Em 1988 vai morar na Av. Domingues Fernandes Bloco -129 apt 408 no Conjunto Marcos Freire em Jaboatão dos Guararapes. Através da janela do seu apartamento com um binoclo observava a vida e o drama dos Catadores de materiais recicláveis no Lixão de Muribeca. Assim foi criada a palavra Catamisto - Catar e Misturar Descarte ou Lixo e Transformar em Arte Humanitária em homenagem aos Catadores. Foi nos anos 80 que idealizou toda concepção e filosofia do Movimento Catamisto.

Dicialeto da Linguixo: Dicionário do Dialeto da Linguagem do Lixo, O Homixo: O Homem do Lixo, pintura, escultura, literatura, música, cinema,moda, teatro, gastronomia, fotografia, dança e performance.

Nesse ano conheceu os artistas Roberto Ribeiro, Lula Côrtes, Chemp e Chico Laranjeiras e movimentaram a Cultura de Jaboatão dos Guararapes com reuniões e exposição coletiva no Shopping Guararapes.

De, Pedro André Soares

Por, Paulino Andrade/FN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.