quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Linha 1091 - Centros Históricos é ativada em caráter excepcional no período de 31/10/2024 à 03/11/2024


 Conhecer as cidades-irmãs Recife e Olinda é algo imperdível para quem vem visitar Pernambuco. Os dois lugares, ao longo do ano, atraem uma grande quantidade de turistas que vêm admirar suas belezas naturais, seus centros históricos e aproveitar sua culinária típica. O Governo do Estado, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, com objetivo de proporcionar um melhor deslocamento dos turistas, no período de 31/10/2024 à 03/11/2024, em caráter excepcional, vai ativar a linha 1091 - Centros Históricos, com paradas obrigatórias de embarque e desembarque localizadas no Marco Zero (Av. Alfredo Lisboa), Terminal Marítimo, Mercado Eufrásio e Casa da Cultura, principais pontos turísticos das cidades.


A iniciativa é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte. O serviço opcional será realizado por micro-ônibus elétrico que comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé, e custará R$7,70 por passageiro, aceitando pagamento com cartões de débito ou crédito, PIX e Vem Comum. Ao domingo, a linha fará um itinerário diferente dos dias úteis e sábado.


Para Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, além das eventuais linhas metropolitanas que atendam conjuntamente o interesse de deslocamento dos turistas e cidadãos da RMR, estamos disponibilizando mais uma opção, sempre buscando o melhor para os nossos usuários. “Nosso objetivo é proporcionar um melhor deslocamento aos cidadãos pernambucanos e turistas, sempre oferecendo um serviço de qualidade e propiciando mais conforto na utilização do sistema”.


Itinerário Dias Úteis e Sábado


Terminal/Ponto de Retorno:


Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, Praça General Abreu e Lima, Rua Alexandre Moura, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves, Retorno Avenida Liberdade, Praça do Carmo


Ponto de Retorno/Terminal:


Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Avenida Olinda, Avenida Agamenom Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Praça Visconde de Mauá (Casa da Cultura), Travessa do Cais da Detenção, Ponte Velha, Rua Dr. José Mariano, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Avenida Alfredo Lisboa.


Itinerário Domingo


Terminal/Ponto de Retorno:


Terminal Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Ponte Conde Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, Praça General Abreu e Lima, Rua Alexandre Moura, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves, Retorno Avenida Liberdade, Praça do Carmo.


Ponto de Retorno/Terminal:


Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Avenida Olinda, Avenida Agamenom Magalhães, Rua Rampa, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Praça Visconde de Mauá (Casa da Cultura), Travessa do Cais da Detenção, Ponte Velha, Rua Dr. José Mariano, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua Imperador Dom Pedro II, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (Pista Leste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Cais Santa Rita (Via da Beira Mar), Cais Santa Rita (Via de acesso ao Terminal Cais de Santa Rita), Terminal Cais de Santa Rita.

Assª. Jô Lima/Grande Recife

Por Paulino Andrade/FN

Jaboatão prepara cemitérios públicos para receberem visitantes no Dia de Finados

 

Este sábado (2), Dia de Finados, será dedicado a prestar homenagens aos entes queridos. Em Jaboatão dos Guararapes, os serviços de manutenção foram intensificados nos três cemitérios administrados pela Prefeitura, com ações de limpeza, capinação e pintura, tanto nas áreas internas quanto externas dos equipamentos públicos, para atender a população. São eles: Cemitério da Saudade, no Jaboatão Centro, Cemitério Parque da Paz, em Muribeca, e o Cemitério Muribeca dos Guararapes, no bairro do mesmo nome. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, e a expectativa é que cerca de 10 mil pessoas visitem os três cemitérios neste sábado.

 

No Cemitério Parque da Paz estão programadas missas nos horários das 9h, 11h, 14h e 16h. Já na Igreja de Santo Amaro, no Jaboatão Centro, que fica ao lado do Cemitério da Saudade, vão acontecer cerimônias eucarísticas às 7h, 9h, 11h, 14h e às 17h.

 

Por causa da grande circulação de pessoas, no sábado (2), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reforçará a segurança, as operações de trânsito e atendimento ao público, com equipes de diversas secretarias, da Guarda Civil Municipal e o apoio da Polícia Militar e de bombeiros civis. 


 

Fotos: Chico Bezerra/PMJG 

Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Em Pernambuco, neurocirurgião inova na triagem de cefaleia com tecnologia de monitorização não invasiva do risco de hipertensão intracraniana

Há cerca de 250 tipos diferentes de cefaleias, ou dores de cabeça, classificadas internacionalmente. Só no Brasil 140 milhões de pessoas sofrem com a doença. O desafio para pacientes e médicos começa com o diagnóstico assertivo e ágil. Nesse aspecto, o médico Luiz Severo, neurocirurgião funcional e especialista no tratamento avançado da dor, incorporou na triagem desses pacientes, a monitorização não invasiva do risco de hipertensão intracraniana e já colhe resultados em seu consultório  


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, aproximadamente 140 milhões de pessoas no Brasil sofrem com cefaleias, as conhecidas dores de cabeça. Essas dores de cabeça não são iguais. Ao contrário, são classificadas internacionalmente em cerca de 250 tipos diferentes. Além disso, uma dor de cabeça pode ser uma doença primária ou sintoma de outras patologias, algumas mais graves, como um tumor, um aneurisma ou um AVC.  Além do desafio do diagnóstico, as cefaleias também geram custos diretos, no uso de recursos da saúde, ou indiretos, quando pessoas faltam no trabalho. Estima-se que o Brasil, a cada ano, gaste R$ 67 bilhões em recursos referentes a dias perdidos de trabalho (absenteísmo) e queda da produtividade (presenteísmo) apenas devido à enxaqueca, a segunda forma mais comum de dor de cabeça, e a mais incapacitante.


Em Pernambuco, o  médico Luiz Severo, neurocirurgião funcional e especialista no tratamento avançado de dor, para diagnosticar de modo mais assertivo uma dor de cabeça, além de sua experiência clínica aliada a uma investigação bem-feita do histórico do paciente, incorporou no atendimento inicial a tecnologia que permite monitorizar em consultório o risco de hipertensão intracraniana. “É uma informação adicional, que permite realizar a triagem de casos mais graves, que devem, por exemplo, realizar imediatamente um exame de neuroimagem, diferenciando pacientes com risco neurológico daqueles que não são indicativos de urgência”, diz.


Uma informação adicional importante


A tecnologia é composta por uma plataforma com inteligência artificial, que processa dados obtidos por um sensor e emite relatórios que auxiliam os médicos na tomada de decisão. Quando há hipertensão intracraniana, o fluxo de sangue dentro do cérebro fica difícil, comprometendo a nutrição adequada. Traumas de crânio, AVCs, tumores, hidrocefalias e demências reversíveis são exemplos de patologias relacionadas ao aumento do volume intracraniano, que provoca a elevação da pressão intracraniana e leva à falta de nutrientes no cérebro. “É um exame complementar simples, sem radiação, que pode ser feito em consultório com obtenção de dados e relatórios em tempo real”, informa Severo.


Segundo o neurocirurgião, o paciente que apresenta uma dor de cabeça crônica incapacitante, em geral, está emocionalmente fragilizado e assustado com a possibilidade de uma doença grave, como um tumor. No entanto, de acordo com o especialista, a maioria das dores de cabeça constitui doenças primárias e apenas 2% são sintomas de outras patologias. “Já na primeira consulta utilizo o monitoramento brain4care, principalmente, para pacientes com dor de cabeça crônica que estão iniciando a jornada diagnóstica e não fizeram qualquer exame de imagem. Se a monitorização apontar parâmetros de normalidade e o paciente não apresentar qualquer sintoma clínico,  a possibilidade de algo mais grave diminui bastante, posso tranquilizar o paciente e seguir com a investigação e pedir o exame de imagem na medida e momento certo”, diz.


A tecnologia na prática


Para o especialista, ter informações sobre o risco de hipertensão intracraniana dos pacientes pode ser comparado a uma consulta no cardiologista, em que o médico avalia a pressão arterial, ou no oftalmologista, em que se verifica a pressão ocular. “Nas duas situações os dados da pressão são úteis para que o médico saiba de modo indireto como está a saúde do coração e do nervo óptico do paciente, respectivamente. Com a brain4care a situação é similar, temos um indicador indireto de saúde do cérebro que nos auxilia na tomada de decisão mais assertiva”, diz.


Entre os exemplos de pacientes beneficiados pela tecnologia está o de uma jovem de 19 anos que sofria com dor de cabeça crônica  de difícil controle há cinco anos. “A paciente já tinha sido submetida a procedimentos cirúrgicos, tomava medicamentos, mas as dores só se agravavam”, diz. O neurocirurgião percebeu ao monitorizar a paciente na posição sentada e posteriormente deitada, que havia mudança dos padrões do exame. Com essa informação, a suspeita era de hipotensão liquórica (quando há um vazamento de liquor). A ressonância mostrou a presença de uma fístula lombar. Fechado o diagnóstico, a paciente foi tratada com cirurgia para correção da fístula, livrou-se das dores e, atualmente, faz apenas acompanhamento anual. “Com esse caso, fomos premiados em um congresso científico da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia”, informa.


Sobre o neurocirurgião Luiz Severo


Médico neurocirurgião funcional, especializado nos tratamentos avançados em dor crônica, com atuação nas cidades de Recife (PE) e Campina Grande (PB). Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará,  realizou  residência médica em Neurocirurgia pelo Departamento de Neurocirurgia do Hospital da Restauração, fellowship em neurocirurgia funcional e medicina da dor e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Pernambuco.


É coordenador da disciplina de Neurologia do Centro Universitário Unifacisa - CG e preceptor do HELP - Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa/Unifacisa - CG. Fundador e coordenador do Centro Paraibano de Dor, com uma unidade no Hospital Help. Também fundou o Instituto Neuro Ensina.


Sobre a brain4care


A brain4care é uma deep tech brasileira pioneira na monitorização não invasiva do risco de hipertensão intracraniana. Utilizando uma plataforma de inteligência artificial e um sensor na cabeça do paciente, a tecnologia fornece informações (via relatório) que auxiliam os médicos na tomada de decisão. Oferecida no modelo SaaS, a brain4care dispensa consumíveis.


A hipertensão intracraniana (HIC) é uma condição que dificulta o fluxo sanguíneo neurológico, prejudicando a nutrição cerebral, o que pode levar a lesões cerebrais e morte encefálica. A HIC pode se manifestar através de sintomas comuns, como dores de cabeça, náusea e vômito, e estar associada a patologias diversas, como cefaleias, edemas cerebrais, tumores e hidrocefalias. A tecnologia brain4care permite monitorar o risco de HIC de forma não invasiva, facilitando o diagnóstico e tratamento


Fundada em 2014 por Sérgio Mascarenhas e acelerada pela Singularity University, a brain4care tem aprovação da Anvisa no Brasil e da FDA nos EUA. Presente em mais de 76 clínicas e hospitais, a empresa conta com mais de 90 publicações científicas e escritórios em São Carlos, São Paulo e Atlanta.


Para mais informações, visite: https://brain4.care/ 


 Ascom/Lidia de Santana - SENSU Consultoria de Comunicação

Por Paulino Andrade/FN

Jaboatão dos Guararapes-PE - III Caminhada das Mulheres do Jaboatão convoca população a se proteger do câncer de mama

Jaboatão dos Guararapes encerrou o Outubro Rosa nesta quarta-feira (30), com uma multidão de mulheres trajando a cor da campanha e lembrando à população da importância da prevenção do câncer de mama. A III Caminhada das Mulheres foi conduzida pela primeira-dama, Andréa Medeiros, e partiu do viaduto Geraldo Melo (PECOM), terminando em frente ao Palácio da Batalha, em Prazeres, onde o prefeito Mano Medeiros recebeu o grupo e aconteceu o Mutirão Mais Jaboatão.

“Esse evento é feito com muito carinho, é uma ação do PPS (Programa de Políticas Públicas Sociais), do gabinete da primeira-dama, com direcionamento do prefeito Mano Medeiros, que nos permite hoje alertar nossas mulheres jaboatonenses sobre a importância de se cuidar. Há três anos fazemos essa caminhada de alerta: venham participar cada vez mais, façam o autoexame, procurem um posto de saúde”, reforçou Andréa Medeiros.

Ainda na programação do Outubro Rosa, nesta quarta-feira, a Prefeitura do Jaboatão ofertou uma série de serviços no Ambulatório Especializado Ensino-Serviço/Afya, em frente ao Palácio da Batalha, como odontologia, clínico geral, testagem, vacina, triagem, Hemoglobina glicada (HGT) e aferição de pressão. E, claro, o enfoque principal foi a mamografia, um exame de imagem preventivo, que permite a identificação de lesões, como nódulos e cistos, que podem ser sinal de câncer.

O mamógrafo móvel está diariamente circulando por comunidades do município oferecendo o exame, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde e disponível nas redes sociais da Prefeitura. Quem tiver qualquer desconfiança da doença pode ir diretamente a uma Unidade de Saúde da Família (USF) para realizar consulta e, caso haja indicação, será prescrito o exame de diagnóstico por um médico e feito o encaminhamento para o Sistema de Regulação. Nesse caso, a mamografia será realizada num dos serviços conveniados ao município.

Segundo o Ministério da Saúde, são sinais de alerta do câncer de mama: saída de secreção pelo mamilo, vermelhidão na pele da mama, mama com aspecto de casca de laranja, nódulos palpáveis nas mamas, axilas ou no pescoço. Dor local também pode ser um sinal.



Fotos: Edilson Júnior/PMJG




 Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

CadÚnico Jaboatão realiza atualização cadastral para Benefício de Prestação Continuada

Foto: Leandro de Santana/PMJG


 A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Cadastro Único, desenvolveu uma estratégia para atender a demanda de pessoas que precisam atualizar seus dados cadastrais para continuar a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, foram identificados 6.743 cadastros desatualizados no município, sendo 3.554 (58%) referentes ao BPC Idoso e 2.570 (42%) ao BPC PCD.

Anualmente, os beneficiários que não estão inscritos ou estão com os cadastros desatualizados recebem notificações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para regularização. A partir da notificação, o beneficiário ou seu responsável legal tem um prazo de 90 dias para a regularização. Caso não realizem a atualização até o fim do prazo, a suspensão do benefício ocorrerá a partir do pagamento do mês seguinte. A inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único tornou-se obrigatória com o Decreto nº 8805/2016.

“Para solicitar ou revisar o BPC, é essencial que o beneficiário e sua família estejam registrados no Cadastro Único e com as informações atualizadas. Estamos garantindo prioridade nos agendamentos para que os beneficiários continuem recebendo o pagamento. Também vale ressaltar que neste número de mais de seis mil pessoas muitas podem não residir mais no município ou terem falecido. Por isso, a atualização cadastral é tão importante”, destacou a coordenadora do Cadastro Único do Jaboatão, Jasmim Cordeiro.

A população pode procurar as sedes do CadÚnico em Prazeres ou Jaboatão Centro e, ainda, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em cada uma das sete regionais do município. Os equipamentos funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

Serviço:

Sede Prazeres: avenida Almirante Dias Fernandes, 271-A

Sede Jaboatão Centro: rua Desembargador Henrique Capitulino, s/n  (por trás da Regional I e ao lado do DETRAN)

Documentos necessários:

 RG

 CPF

 Certidão de nascimento (para menores)

 Comprovante de residência

Todos os documentos devem ser originais e apresentados para todos os residentes do domicílio.


Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN


Em quase quatro anos, Recife cria cerca de 100 mil empregos com carteira assinada


 Dados do Caged divulgados, nesta quarta-feira (30) reforçam a expansão do emprego na capital pernambucana. Em setembro, a cidade gerou saldo positivo de 3.230 postos de trabalho, quase 20% das contratações em todo o estado

De janeiro de 2021 a setembro de 2024, a cidade do Recife criou cerca de 100 mil empregos com carteira assinada. Com os dados do mês passado divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta quarta-feira (30), a capital pernambucana alcançou o saldo positivo de 97.922 postos de trabalho. Em setembro deste ano, foram 3.230 novas vagas formais, validando o ambiente favorável da cidade para novos negócios e oportunidades. Com o resultado, a cidade supera a marca de mais de 20 mil empregos criados em 2024 (janeiro a setembro), com o destaque para o saldo positivo em todos os segmentos econômicos em atuação na cidade.

“Setembro confirmou mais um mês de saldo positivo na geração de empregos formais no Recife, validando o trabalho da gestão e a difícil missão de continuar oferecendo novas oportunidades durante todo o ano. Quando olhamos em retrospecto, temos a felicidade de observar que, desde o início da gestão do prefeito João Campos, já são quase 100 mil pessoas empregadas em todo o Recife”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio. “As empresas entenderam que o Recife é parceiro do investidor e de quem decide crescer na nossa cidade, com uma gestão municipal que entende a dinâmica do setor privado e simplifica o caminho para quem quer gerar riquezas e criar postos de trabalho. Nossa relação próximo ao investidor gera demandas desafiadoras, mas que proporcionam resultados relevantes para a população”, acrescentou.

O saldo positivo do mês de setembro desse ano é resultado de 18.886 admissões e 15.656 desligamentos. O setor de Serviços foi o principal segmento na geração de empregos em setembro, contabilizando um saldo positivo de 2.143 postos, fruto de 11.823 contratações e 9.680 desligamentos. Em segundo lugar, o Comércio também apresentou um desempenho significativo, com a criação de 393 postos de trabalho. A Indústria contribuiu com 384 novos empregos, seguida pela Construção Civil, que acrescentou 302 oportunidades. Por fim, o setor Agropecuário ainda colaborou com a criação de 8 novas vagas.

Estratificando os dados por gênero, escolaridade e idade, os homens lideraram o cenário, com 1.804 novas vagas. As mulheres representaram com 1.426 novos postos formais. Os profissionais com ensino médio completo apresentaram o melhor saldo positivo por grau de instrução, com 2.481 contratações em setembro de 2024. Quanto à faixa etária, o maior número de empregos formais ocorreu entre os 18 a 24 anos, totalizando 1.572 novos empregos.

Ascom/PMR

por Paulino Andrade/FN

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Prefeitura investe R$ 20 milhões em Bônus de Desempenho Educacional para professores e educadores do Recife


Mais de 3,4 mil servidores de 164 unidades de ensino serão agraciados. Benefício contempla escolas e Gerências Regionais que atingiram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão

A folha de pagamento da Secretaria de Educação receberá um reforço de mais de R$ 20 milhões neste mês de outubro. O montante pago pela Prefeitura do Recife é referente ao Bônus de Desempenho Educacional 2024 (BDE), benefício destinado aos servidores de escolas e Gerências regionais que atingiram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão, com base nos indicadores oficiais de avaliação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). Ao todo, 3.428 servidores, entre professores e demais profissionais da Educação, serão contemplados e 164 unidades agraciadas. O bônus foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Recife desta terça-feira (29) e o pagamento ocorrerá na próxima quinta (31).

 

“A gente tem que fazer gestão e, principalmente, valorizar os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Professor, professora, quem trabalha no ambiente sagrado da escola. A Prefeitura vai pagar R$ 20 milhões por metas alcançadas, com um bônus médio de R$ 6 mil, chegando até R$ 12 mil para os profissionais da educação. Com isso, a gente garante o crescimento da nossa rede com qualidade, para ano após ano, poder incrementar ainda mais, buscar os melhores resultados e garantir o direito à aprendizagem. Toda a equipe da gestão da nossa Secretaria da Educação está de parabéns, e principalmente, quem está trabalhando no dia a dia da escola para garantir educação para todos e todas”, comemorou o prefeito João Campos.

 

O valor do bônus de cada servidor vai corresponder de acordo com algumas variáveis, como vencimento base do cargo, percentual de cumprimento da meta e tempo em meses de lotação na escola ou Gerência Regional em 2023. O valor médio de pagamento aos professores, por exemplo, é de R$ 6,1 mil, podendo os profissionais receberem mais ou menos que isso, de acordo com as variáveis citadas acima. A maior bonificação poderá chegar a R$ 12,6 mil. O maior objetivo do BDE é valorizar ainda mais os professores e demais profissionais que fazem a Rede Municipal de Ensino do Recife.

 

Desde o ano de 2023, o bônus, além dos professores, passou a ser pago para todos os servidores, incluindo contratos temporários, lotados nas unidades de ensino que alcançaram as metas. É importante pontuar que a bonificação contempla escolas de Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como as Gerências Regionais de Educação. Durante o ano, as metas são pactuadas e as avaliações realizadas para que, no ano seguinte, os resultados sejam calculados e o bônus pago aos servidores das unidades.

 

“É uma alegria imensa ver os avanços da educação do Recife. Sem dúvida, isso não seria possível sem o empenho e dedicação dos nossos gestores, vice-gestores, coordenadores, professores e demais profissionais, que assumem o compromisso das metas e se esforçam para que estas sejam atingidas. Esse reconhecimento da Prefeitura do Recife está diretamente ligado ao esforço desses profissionais que, diariamente no chão da escola, se empenham na responsabilidade de formar os nossos estudantes e fazer a educação do Recife avançar cada vez mais”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

 

BÔNUS DE DESEMPENHO EDUCACIONAL - O BDE do Recife foi criado pela atual gestão municipal por meio da Lei 18.957/22. O Bônus é inspirado na premiação de mesmo nome, criada pelo Governo do Estado, durante a gestão do ex-governador  Eduardo Campos. A bonificação premia anualmente os servidores efetivos e temporários lotados nas escolas e Gerências Regionais que atingem suas metas no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

FOTO: Rodolfo Loepert / Arquivo PCR

Assª. PMR
Por Paulino Andrade/FN



 

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Apac indica chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas para Pernambuco nos próximos meses


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a previsão climática para o período de novembro de 2024 a janeiro de 2025, indicando a possibilidade de chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em todo o estado de Pernambuco. De acordo com os modelos climáticos, há uma probabilidade de 75% de ocorrência do fenômeno La Niña em sua fase fraca, o que deve impactar o clima local entre o final de 2024 e início de 2025.


No Oceano Atlântico Tropical, observa-se resfriamento na porção sul e aquecimento na porção norte, condição que desfavorece a formação de chuvas na região Nordeste. Para o trimestre entre novembro e janeiro, a expectativa é de volumes de chuva abaixo do normal e temperaturas acima da média histórica em todas as regiões de Pernambuco.


Esse período é tradicionalmente seco na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, e representa o início da pré-estação chuvosa no Sertão. No entanto, a previsão aponta para uma estação de chuvas menos intensa, com pancadas isoladas seguidas de períodos secos, especialmente no Sertão.


Esses dados foram discutidos e consolidados na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas. O encontro, realizado por videoconferência em 24 de outubro de 2024, contou com a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

(Ver Mapas)




Assª. Apac

Por Paulino Andrade/FN

 

Apac: Agência Pernambucana de Águas e Clima - Meteorologista Thiago do Vale, fala sobre o clima nos próximos três meses na área do sertão Pernambucano



Assª. Apac
Por Paulino Andrade/FN

Brasil ou México: quem vai lançar seu carro nacional primeiro?

 Lecar está na corrida para lançar o primeiro carro latino-americano


Muito além dos campos de futebol. A competição entre Brasil e México deve se acirrar com o anúncio de que o país de origem hispânica planeja lançar um veículo nacional. O projeto Olinia, um carro com o selo "made in Mexico", foi apresentado pela presidente, Claudia Sheinbaum, que busca desenvolver uma alternativa acessível e que represente um símbolo do progresso tecnológico e econômico do país.


Por aqui, a Lecar, montadora brasileira anunciada em dezembro de 2023 por Flávio Figueiredo Assis, que ficou conhecido como “Elon Musk brasileiro”, caminha em alta velocidade para entregar um veículo nacional híbrido. O modelo Lecar 459 Híbrido possui um motor de tração 100% elétrico Hepu de 165 cv e um motor à combustão 1.0 Turbo de 3 cilindros flex fuel (etanol e gasolina), da Horse, joint venture Renault e Geely, com um gerador de energia WEG que recarrega uma bateria da fabricante Winston para alimentar o motor elétrico de tração.


Com tecnologia de assistente de direção semiautônoma da Openpilot nível 2, o carro tem autonomia prevista de 1.000 quilômetros com 30 litros de etanol e emissões reduzidas, além de um design inspirado na Amazônia. Uma promessa de novo orgulho nacional. “Temos plena convicção de que nosso carro tem total potencial para ganhar espaço não só no Brasil e América Latina, mas no mundo todo”, diz, otimista, Assis.


Enquanto isso, no México, segundo a presidente, a perspectiva do governo é criar um carro elétrico compacto e com identidade mexicana, do design à fabricação. Isso envolveria não apenas reduzir a dependência de importações, mas também impulsionar a indústria automotiva nacional e aproveitar recursos locais, como o lítio, para a fabricação de baterias.


O projeto faz parte do chamado Plano Sonora, uma iniciativa do governo que busca aproveitar os recursos naturais do estado de Sonora, como o lítio, essencial para os carros elétricos. A perspectiva é que o Olinia gere milhares de empregos na região e fortaleça as cadeias produtivas locais, o que daria ao México maior independência tecnológica e econômica no setor automotivo. “Olinia tem o potencial de mudar tudo no México”, argumenta a presidente.


A viabilidade do projeto, contudo, ainda depende de muitos fatores, desde a qualidade do design até o preço final do veículo. As expectativas são altas, e tanto o governo quanto os mexicanos esperam que este carro cumpra todas as promessas feitas até agora. Se isso, de fato, acontecer, o veículo poderá atender não apenas o mercado interno, como se tornar um modelo para outros países da região, de acordo com as expectativas de Claudia.


Por aqui, o Lecar 459 Híbrido já tem data para chegar às ruas. A empresa anunciou a construção de sua fábrica em Sooretama, no Espírito Santo, e entrega do primeiro lote de veículos para agosto de 2026. Muitos interessados já aderiram à lista de espera disponível no site da montadora, por R$ 1.300,00. Os primeiros mil clientes terão uma versão exclusiva "Founder Edition" pelo preço de R$ 147.900,00. A perspectiva é produzir 120 mil carros/ano. “Essa disputa vai dar ainda mais sabor ao desenvolvimento do nosso carro. Queremos golear o México e apresentar o primeiro carro latino-primeiro americano muito antes deles”, finaliza Assis.


Assª. Nathália Bellintani

Por Paulino Andrade/FN

Escolas da Ilha de Itamaracá receberam campanha “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”

“Queremos conscientizar que isso não é um esporte, é extremamente perigoso, colocando a vida em risco. Por isso, precisamos da ajuda de vocês, alertando os amigos e familiares para que, caso presencie esse crime, denuncie.”, com essas palavras, em uma conversa dinâmica com os alunos, Kathia Sena, gerente de fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, destacou a campanha “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”, que em parceria com as Secretarias de Educação e Defesa Social, vem realizando ações de educativas nas escolas municipais com objetivo de o aumento que vem ocorrendo da prática criminosa de “surf” e “amorcegamento” nos ônibus da Região Metropolitana do Recife – RMR, principalmente entre os jovens.


Com foco em garantir a segurança dos passageiros, salvar vidas e preservar o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, técnicos de educação e fiscalização estiveram nas Escolas Municipal Senador Paulo Pessoa Guerra e de Referência em Ensino Médio Alberto Augusto de Morais Pradines, localizadas na Ilha de Itamaracá, realizando panfletagem e abordaram a mobilidade de forma lúdica, utilizando como base as disciplinas ensinadas no ano letivo, enfatizando a ameaça à vida que é viajar na parte externa dos ônibus.


Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, destacou o incessante trabalho das gerências de Fiscalização e da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM, que vem realizando ações, baseados nas informações das operadoras e dos usuários, nos terminais integrados da RMR. “Estudos realizados destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do “surf” nos coletivos. Solicitamos que, todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento, para que possamos mapear os locais com maior incidência dessa prática, e assim direcionar a estratégia em campo”.


DENÚNCIA


Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

FOTOS: PAULO MACIEL // CONSÓRCIO DE TRANSPORTE METROPOLITANO





 Ascom/Jô Lima - Grande Recife

Por Paulino Andrade/FN

Joinville receberá o XXIV Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, que abordará o tema "Condições Climáticas - Mitos e Verdades"

 

O XXIV Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, organizado pelo DNPC (Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores) da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento), acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro em Joinville, SC, e terá como tema "Condições Climáticas - Mitos e Verdades". Realizado de forma itinerante em anos pares, o evento reunirá especialistas para discutir questões relevantes da área de projetos, engenharia, arquitetura e setores clientes.

De acordo com Fernando Tessaro, presidente do DNPC, "Nosso objetivo é promover um evento de destaque, caracterizado pela diversidade de ações e iniciativas em torno do tema condições climáticas, especialmente em um momento em que os efeitos das mudanças climáticas se tornam cada vez mais evidentes. As palestras explorarão mitos e realidades do setor AVACR, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento técnico, aumentar a conscientização sobre a realidade climática e capacitar profissionais para enfrentar os desafios climáticos nas áreas de projetos e consultoria."

As mudanças climáticas estão entre os maiores desafios globais da atualidade, com impactos abrangendo diversas áreas do planeta e da sociedade. Nesse cenário, surgem muitos mitos e incertezas no cotidiano sobre questões climáticas, e a concepção de projetos de climatização também está relacionada a essas discussões. Percepções equivocadas podem levar a decisões incorretas, resultando em projetos ineficientes. Por isso, é fundamental debater os desafios e as soluções mais atuais, o uso de tecnologias sustentáveis, a eficiência energética, a adaptabilidade às mudanças climáticas e o incentivo à aplicação de projetos que não apenas garantam conforto, mas também contribuam para um futuro mais sustentável.

Esses e outros temas estarão em destaque na programação dos dois dias do XXIV Encontro, que conta com mais de 15 palestras a serem ministradas por renomados profissionais dos setores representados e convidados, com curadoria da comissão organizadora. Entre os convidados, o Prof. Dr. Roberto Lamberts, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, que irá destacar o tema "O Condicionamento do Ar no PBE Edifica - Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações".

O evento tem por objetivo promover a disseminação de conteúdos relevantes por meio de palestras, trocas de experiências, atualização de conhecimentos, tendências tecnológicas e networking entre profissionais das áreas da engenharia e arquitetura, setores clientes, academia, facility management, entre outros.

A programação pode ser conferida no site da abrava , as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações AQUI

Mais informações no site www.abrava.com.br

Serviço

O que: O XXIV Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, organizado pelo DNPC (Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores) da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento)


Quando: 05 e 06 de novembro


Onde: Centro de Convenções do Hotel Bourbon Joinville/SC.


Assª. Alessandra Lopes

Por Paulino Andrade/FN

Saiba como acumular aposentadoria e pensão por morte

 Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista


Você sabia que é possível acumular aposentadoria e pensão por morte? Isso pode ocorrer quando o casal já é aposentado e um dos cônjuges vem a falecer. Nesse cenário, o sobrevivente pode continuar a receber sua aposentadoria, além de ter direito à pensão por morte. No entanto, é fundamental conhecer as regras de acumulação de benefícios para evitar surpresas indesejadas.

Com a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional n.º 103/2019), houveram algumas alterações nas normas de acumulação desses benefícios. Embora a acumulação ainda seja permitida, o cálculo dos valores foi alterado.

Primeiramente, o segurado deve identificar qual benefício é mais vantajoso, ou seja, aquele com o valor mais alto. Esse benefício será recebido integralmente. Porém, o segundo benefício sofrerá uma redução, conforme as seguintes faixas baseadas no salário mínimo:

· 60% do valor que exceder 1 salário mínimo, até o limite de 1 salário mínimo;

· 40% do valor que exceder 2 salários mínimos, até o limite de 3 salários mínimos;

· 20% do valor que exceder 3 salários mínimos, até o limite de 5 salários mínimos;

· 10% do valor que exceder 4 salários mínimos.

A pensão por morte será paga de 4 meses a vitalícia.

Saiba mais:

Acidente com diarista - Responsabilidade do casal

 

A 1ª Turma do TST reconheceu a responsabilidade de um casal de aposentados pelo acidente ocorrido com uma diarista e que a deixou paraplégica. Segundo o colegiado o acidente poderia ter sido evitado se os patrões tivessem instruído a trabalhadora e observado as normas de segurança do trabalho. Para a diarista foi determinado limpar os vidros e as grades da parte externa da casa com uma pistola de pressão de água. Sem equipamentos de proteção ela caiu de uma altura de 3 metros de uma escada.

Por Paulino Andrade/FN

Pé-de-Meia: nova parcela começou a ser paga ontem 28/10

 MEC vai depositar o incentivo até a próxima segunda-feira (4/11) para participantes do programa que tenham 80% de frequência nas aulas. O benefício será repassado conforme o mês de nascimento dos estudantes


O Ministério da Educação (MEC) começa a pagar nesta segunda-feira, 28 de outubro, nova parcela do Pé-de-Meia para todos os públicos do programa. O benefício será repassado até 4 de novembro, conforme o mês de nascimento dos estudantes:  

Mês de nascimento 

Data de recebimento da parcela 

Janeiro e fevereiro 

28/10 

Março e abril 

29/10 

Maio e junho 

30/10 

Julho e agosto 

31/10 

Setembro e outubro 

1º/11 

Novembro e dezembro 

4/11 

Os novos participantes do programa são os alunos do ensino médio público regular e da educação de jovens e adultos (EJA) cuja família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até o dia 15 de junho de 2024 e possua renda per capita de até meio salário mínimo. Em 2024, contarão com até cinco depósitos. O Incentivo-Enem e o Incentivo-Conclusão serão repassados, entre 20 e 27 de fevereiro de 2025, para os estudantes que forem aprovados no ano letivo e participarem dos dois dias da prova. 

Confira o calendário de pagamentos completo do Pé-de-Meia neste ano. 

Frequência – Para receber o incentivo do Pé-de-Meia, é preciso que o estudante esteja indo às aulas com, no mínimo, 80% de frequência por mês. A regra é válida para todos os públicos. Caso o aluno apresente assiduidade abaixo desse patamar em algum mês, a parcela referente a esse período não será paga. O pagamento é normalizado se, nas próximas medições, o estudante voltar a ter frequência mensal ou média acima dos 80%. Os alunos podem conferir seus dados de comparecimento às aulas na secretaria da escola.   

Leia mais: Entenda como a frequência é calculada no Pé-de-Meia  

Benefício – Os participantes do programa recebem um incentivo por frequência, além de depósitos ao final de cada ano concluído com aprovação, que podem somar até R$ 9.200 por aluno. Os depósitos são feitos pelo MEC em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal para os estudantes que cumprem os critérios do programa. 

Caso o adolescente seja menor de idade, para movimentar a conta, sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, é necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize seu uso. Esse consentimento pode ser feito pelo aplicativo ou em uma agência bancária da Caixa. Atualmente, 750.522 contas de beneficiários ainda estão bloqueadas por falta de autorização do seu responsável legal. Se o estudante tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Os estados, o Distrito Federal e os municípios prestam as informações necessárias à execução do incentivo, a fim de possibilitar o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.


Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Por Paulino Andrade/FN 


 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Aposentadoria a ex-motorista de caminhão com conversão de tempo

 Ney Araújo

Advogado Previdenciarista e Trabalhista


A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença que reconheceu o tempo de atividade especial de um segurado convertendo o período para tempo comum e condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição integral a partir da data do ajuizamento da ação, de acordo com os arts. 3º, 20 e 26 da Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma da Previdência).

O INSS alegou falta de interesse do segurado ao disponibilizar os documentos referentes ao tempo de atividade especial apenas na via judicial, e não na via administrativa, quando requisitado.

O relator, desembargador federal Morais da Rocha, destacou que as normas previdenciárias impõem ao INSS o dever legal de conceder ao segurado o melhor benefício possível. Dessa forma, o magistrado argumentou que não houve falta de interesse por parte do segurado, pois o fato de os documentos terem sido apresentados apenas na ação judicial não exime a autarquia previdenciária em conceder o benefício mais vantajoso, além de esclarecer e orientar o segurado de forma adequada no cômputo correto dos períodos trabalhados, inclusive quanto à especialidade da atividade laborativa.

O Colegiado negou provimento à apelação do INSS.


Saiba mais:

Participação sindical - Impedimento pela empresa

 

A Justiça do Trabalho determinou que uma mineradora pague indenização a quatro ex-empregados que foram impedidos de participar de uma assembleia sindical da categoria. Pela decisão, cada trabalhador vai receber o valor de R$ 15 mil em função do dano moral vivenciado. A mineradora argumentou que não há prova de ofensa à liberdade sindical. Ressaltou ainda que os reclamantes na ação não provaram qualquer impedimento de participação em assembleia sindical.

Por Paulino Andrade/FN


Reinaldo Belo, o véi de Petrolina - Daqui a pouco, às 20h00 Reinaldo Belo, o velho de Petrolina vai estar no Pernambuco na TV no Pgm. Pega Pra Capar

                                     Foto: Reprodução/Internet


Por Paulino Andrade/FN

 

Governo Federal confirma bandeira tarifária amarela para o mês de novembro; saiba como economizar

 Com oficialização da cobrança extra pela Aneel, a Neoenergia Pernambuco

reforça dicas de economia com adoção de atitudes simples no dia a dia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela. Conforme a Agência, que regula o setor elétrico nacional, a adoção dessa bandeira ocorre em razão da melhora das condições de geração de energia no País. A Neoenergia Pernambuco reforça as dicas do uso eficiente de energia pelos seus clientes com medidas simples no dia a dia (veja abaixo).

Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar 2, mas com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Confira dicas para economizar na conta:

Ar-condicionado e ventilador

O recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. Outro detalhe importante é conferir se a manutenção do aparelho está em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.

As recomendações para quem vai comprar um ar-condicionado são de optar por modelos Split, dotados de tecnologia Inverter. Eles são até 60% mais econômicos por adotarem um sistema que não desliga completamente o compressor de ar durante o uso, evitando picos de energia. É essencial identificar a capacidade mais adequada do aparelho para as características do ambiente. A instalação deve ser feita, preferencialmente, em paralelo ao lado de maior dimensão do cômodo e no alto.

Após a refrigeração do espaço, o consumidor pode recorrer aos ventiladores de teto, que são mais econômicos, para circular o ar e manter o clima agradável. Quanto maior a velocidade, maior o consumo.

Chuveiro elétrico

Deve ser mantido desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia. Além disso, deve-se tomar banhos rápidos, e desligar a água quando estiver ensaboando. Por segurança, a orientação é sempre usar resistências originais, pois as inadequadas podem elevar o consumo de energia e provocar sérios danos à instalação e ao chuveiro, causando risco de acidentes. A troca por aquecedor solar térmico é sempre recomendado.

Geladeiras

Para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira. Deve-se abrir a geladeira o mínimo de vezes possível.

Iluminação natural e uso de LED

É importante manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Utilizar cores claras nas paredes e apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados, com exceção daquelas que contribuem com a segurança também é importante. Quando precisar usar lâmpadas, escolher as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas. O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia.

Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando essas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.

Ascom/Neoenergia-PE
Por Paulino Andrade/FN


sábado, 26 de outubro de 2024

Confira o que abre e fecha no Dia do Servidor Público em Jaboatão

 

Foto: Edilson Júnior/PMJG

O Dia do Servidor Público será celebrado nesta segunda-feira (28) e, com isso, diversos serviços da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes terão o horário alterado. Os serviços administrativos no Palácio da Batalha, em Prazeres, e no Complexo Administrativo, em Jardim Jordão, não irão funcionar, sendo retomados normalmente na terça-feira (29).

Confira outros serviços:

Saúde

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando 24 horas, no Centro de Parto Normal Rita Barradas (Sucupira); UPA Municipal Sotave (Prazeres); e nas redes conveniadas do município, como a Maternidade do Hospital Guararapes (Prazeres); emergência clínica do Instituto Ricardo Selva (Cavaleiro) e o Hospital Memorial Jaboatão (Engenho Velho). O SAMU também funcionará normalmente, através do telefone 192. Já o Ambulatório Especializado Ensino Serviço (Prazeres) funcionará das 7h às 16h.

Educação

As escolas da rede municipal de ensino não terão aulas, retornando na terça-feira (29).

Mercados e feiras

As feiras livres e os mercados públicos das Mangueiras, Cavaleiro e  Jaboatão Centro funcionam normalmente, das 6h às 18h.

Defesa Civil

Os serviços da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes continuarão funcionando normalmente, com equipes de plantão, nas bases avançadas nos pontos mais críticos do município e também pelo telefone 0800-281-2099 e o WhatsApp 81 9 9195-6655.  

Procon

Não haverá expediente. O canal de denúncias estará disponível pelo WhatsApp 81 9 7323-7953.

Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

Jaboatão celebra mês das crianças com muitas brincadeiras, até a próxima segunda-feira


As comemorações do mês das crianças  estão a todo vapor, no Jaboatão dos Guararapes. Coordenado pela primeira-dama, Andrea Medeiros, o programa de voluntariado Amor por Jaboatão vem levando a garotada para se divertir no parque de diversões que foi montado no Parque da Cidade, no bairro de Prazeres. Nesta sexta-feira (25), crianças da comunidade Moenda do Bronze, no Jaboatão Centro, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, tiveram uma tarde de muita alegria.


“Esta é uma das ações sociais do Amor por Jaboatão que proporciona uma tarde lúdica para crianças de nossas comunidades e fortalece os laços afetivos entre mães e filhos. Este ano, nós conseguimos beneficiar quatro grupos. Já tivemos grupos de crianças com deficiência, com autismo e na próxima segunda-feira (28) será a vez de crianças da zona rural jaboatonense. Procuramos sempre diversificar as comunidades, para oferecer oportunidades a mais crianças”, explicou a primeira-dama.


Além da diversão, a Prefeitura do Jaboatão quer proporcionar momentos para que as crianças do município trabalhem habilidades sociais de interação, aprendendo e aprimorando o convívio com o outro, e para que as mães ou outros responsáveis também se divirtam junto com os pequenos, pois o brincar é fundamental para conexão e desenvolvimento das crianças.


Liderança da comunidade Moenda de Bronze, o irmão André, esteve nesta sexta-feira (25) com o grupo que aproveitou o parque de diversões. Há quase 10 anos ele está à frente do projeto Deus é fiel, dentro da Moenda, oferecendo jantar às terças-feiras, sopão para os adultos às quartas e escola bíblica aos domingos.


Fim de semana


Neste sábado (26), no estacionamento da Casa da Cultura, no Jaboatão Centro, a festa das crianças é aberta para o público em geral. No local, haverá apresentação da Boneca Encantada, a partir das 17h30. Depois, às 19h, será a vez da Barca Maluka subir ao palco para alegrar a criançada.


Já no domingo (27), no Parque da Cidade, em Prazeres, o palco será comandado pelos Heróis da Alegria e pelo Tio Bruninho, com início às 16h. Além das apresentações artísticas, a programação inclui ainda recreação e brinquedos para as crianças curtirem ainda mais o fim de semana.

Fotos: Edilson Júnior/PMJG

Ascom/PMJG

Por Paulino Andrade/FN

 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Cirurgia plástica reparadora ou embelezadora e auxílio-doença - Ney Araújo Advogado Previdenciarista e Trabalhista

 

Normalmente, aquele que necessita passar por uma cirurgia plástica reparadora não tem dúvida quanto a poder se beneficiar do auxílio-doença concedido pelo INSS. Por sua vez, a incerteza se faz presente para quem deseja passar por uma cirurgia plástica embelezadora.

Nesse contexto, é oportuno lembrarmos o que diz a lei de benefícios previdenciários. O art. 59, da referida lei, estabelece: O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos. A carência exigida corresponde a 12 contribuições. Merece ser destacado que para o empregado doméstico e os demais contribuintes, incluindo os contribuintes facultativos, ou seja, as pessoas que contribuem espontaneamente, o benefício deve ser concedido a partir do primeiro dia de afastamento. 

Por conseguinte, a perícia médica, para concessão do benefício deverá avaliar a incapacidade temporária do segurado, de pelo menos 15 dias, para desenvolver suas atividades laborais habituais. Descabe a avaliação médico-pericial se a cirurgia foi embelezadora ou reparadora para o afastamento do segurado e a consequente concessão do benefício requerido.


Saiba mais:

Empregado com nível superior - Horas extras

 

A 6ª Turma do TST rejeitou o recurso da Mineração Corumbaense Reunida contra a condenação ao pagamento de horas extras a um geólogo. Para o colegiado, a norma coletiva que exclui o controle de jornada para empregados com nível superior completo é inválida, porque ofende o princípio da isonomia e dificulta o pagamento de horas extras. No exame do recurso de revista da mineradora, o relator, desembargador convocado José Pedro Camargo, também concluiu pelo direito às horas extras para o geólogo.

Por Paulino Andrade/FN