Centro de Controle Operacional já está sendo montado e, posteriormente, vai ser usado também para monitorar câmeras de segurança
A modernização do parque de iluminação pública do Jaboatão dos Guararapes está praticamente concluída: 98% dos 48.448 pontos de iluminação mapeados no novo censo foram modernizados. E, agora, a Parceria Público-Privada do município com o consórcio Luz do Jaboatão entra na segunda fase do contrato, com a implantação da telegestão, além da finalização das iluminações especiais (campos de futebol e quadras) e de destaque (igrejas e sítios históricos).
O sistema de telegestão tem o objetivo de usar a tecnologia para dar mais celeridade na identificação e correção de problemas no parque de iluminação. Um Centro de Controle Operacional (CCO) já está sendo montado pela Emlume (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), para que tanto a Prefeitura quanto o consórcio possam identificar, à distância, casos de falhas em nove mil pontos de iluminação, situados em lugares estratégicos.
“Quando uma luminária apagar ou estiver em funcionamento durante o dia, por exemplo, o sistema vai indicar nos painéis do Centro de Operações, que serão espelhados junto ao Consórcio, e este poderá acionar uma equipe para ir ao local rapidamente”, esclarece o presidente da Emlume, Paulo Lages. “Essa questão é muito importante sobretudo para grandes corredores de transporte, onde o tráfego e a circulação de pessoas é intensa, inclusive com muitas paradas de ônibus sendo utilizadas até de madrugada, por boa parte da população”.
Paulo Lages explica que os pontos modernizados tiveram as luminárias de vapor de sódio ou metálica substituídas por LED. Os demais estão sendo identificados para a modernização e outros que estão fora dos padrões recomendado pela ANEEL serão realocados, a fim de atender as normas. “Também há áreas onde a iluminação precisa ser ampliada em função da expansão dos bairros, a exemplo de comunidades no bairro de Curcurana (onde implantamos LED recentemente), como o Loteamento Terra e Mar, e também locais onde a infraestrutura de energia da Neoenergia ainda não chegou. Conforme essa infraestrutura for sendo viabilizada, novos pontos de iluminação serão implantados”, informa o gestor.
A ampliação de pontos de iluminação estará presente a cada etapa. Nessa primeira fase, esse crescimento incluiu 34 escadarias, com 215 novos postes, luminária e rede. Dos 170 pontos de iluminação especial e de destaque previstos, 156 foram executados até o momento, restando apenas 14 equipamentos.
AVANÇOS
Em breve, a modernização chegará à BR-101 (do trecho divisa com Recife até a Vitarella), além de à antiga BR-101 (Vitarella até Pontezinha) e a dois trechos da Orla que estão em obras (Piedade e Barra de Jangada). “No caso da orla, estamos implantando um novo modelo de iluminação, com postes metálicos duplos e ornamentais, para atingir tanto a via, quanto a calçada e a ciclovia. Serão 184 postes novos e 368 luminárias, um investimento estimado em R$ 3 milhões”, pontua Lages.
O gestor adianta que, a partir da estruturação do Centro de Operações, as equipes da Emlume responsáveis pelo monitoramento passarão por treinamento e, gradativamente, o serviço do órgão será ampliado. “Estamos realizando um estudo para lançamento de concurso público específico para a Emlume, ainda este ano, como também estão sendo feitos estudos para implantação de uma usina fotovoltaica, de forma que possamos gerar energia e manter investimentos contínuos nos setores de iluminação e telecomunicações”, destaca.
SEGURANÇA
Posteriormente, a CCO também fará o monitoramento de 200 câmeras de segurança que serão implantadas em áreas mais vulneráveis do município. Por meio de parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Defesa Social (SDS) indicará as áreas com maior índice de criminalidade, onde serão implantadas câmeras com o apoio da tecnologia IA - inteligência artificial.
Fotos iluminação - Divulgação/PMJG (Curcurana acima/campo/parque da cidade...)
Ascom/PMJ
Por Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.