Local ganhará um Centro TEA – Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), que será o quarto aberto pelo município. Equipamento passará a atender cerca de 5 mil pessoas por mês, de crianças a adultos
A Prefeitura do Recife está realizando mais uma requalificação no bairro da Boa Vista. Nesta segunda-feira (14), o prefeito João Campos fez uma vistoria nas obras de reforma e ampliação do Centro de Reabilitação Fisioterapeuta Antônio Nogueira de Amorim, que passará a contar com um Centro TEA – Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), o quarto aberto pelo município. Inaugurado em 1999, o centro, localizado na Rua Sete de Setembro, antes possuía 589,52m² de área construída e passará a ter 782,33m² distribuídos em dois pavimentos, com 29 novos ambientes. O projeto tem investimento de quase de R$ 3,5 milhões e tem previsão de entrega para março de 2025.
"Antes eram em torno de 850 atendimentos por mês e com essa expansão vamos chegar a 5 mil, atendendo tanto crianças quanto adultos. Vai ter o NDI, o Centro TEA, então estamos expandindo a reabilitação na cidade, que tem uma demanda muito grande de fisioterapia, fonoaudiologia, psicólogo e psiquiatra", comemorou o prefeito João Campos sobre os incrementos ao novo espaço. "É um cuidado que a gente tem que ter, que, muitas vezes, parece algo silencioso, invisível, mas é muito importante", frisou.
Entre as mudanças está a ampliação da área de espera, que passará de 23m² para 63m² e será climatizada, proporcionando maior conforto aos pacientes e seus acompanhantes. O centro também contará com quatro consultórios, substituindo a estrutura anterior de apenas um, aumentando a capacidade de atendimento. Além disso, novos espaços serão criados para terapias, como dois ginásios de fisioterapia, quatro salas de atendimento em grupo, uma sala de fonoterapia e uma sala de eletrotermoterapia com três leitos, garantindo que os pacientes tenham acesso a serviços mais especializados e com maior capacidade de tratamento.
Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a expansão do Centro de Reabilitação Antônio Nogueira veio da necessidade de olhar para outras demandas em ascensão. "O Recife tem um grande passivo na reabilitação, principalmente depois do advento do Transtorno do Espectro Autista. A gente precisou olhar para esse problema complexo de forma diferente. Então, inauguramos três núcleos de desenvolvimento infantil, e a proposta é que a gente abra mais três", explicou a gestora. "O Antônio Nogueira é um Núcleo de Desenvolvimento Integral e nele vamos atender crianças, adolescentes e adultos com necessidades de reabilitação intelectual e motora também. É uma obra orçada em R$ 3,5 milhões que a gente pretende entregar até o primeiro trimestre do ano que vem, e que vai ser um dos nossos maiores equipamentos em termos de reabilitação aqui no Recife", disse.
ACESSIBILIDADE - A acessibilidade também é um ponto central da reforma. O projeto prevê banheiros e áreas adaptadas para pessoas com deficiência (PCD), assegurando que todos os usuários possam utilizar o espaço de forma segura e confortável. Além disso, o centro ganhará novos ambientes dedicados ao bem-estar dos pacientes, como uma brinquedoteca para crianças, um jardim sensorial e uma Sala de Atividades da Vida Diária (AVD), que simula os ambientes de uma casa para que os pacientes possam treinar atividades cotidianas, contribuindo para uma reabilitação mais completa.
Outro destaque é a melhoria na infraestrutura para os funcionários. A antiga copa será substituída por um local amplo e bem equipado, e os colaboradores também contarão com vestiários modernos, além de uma varanda de descompressão, destinada ao descanso. Na parte administrativa, o centro passará a ter salas dedicadas para direção, recursos humanos e atenção à saúde, além de uma sala de reunião.
OFERTA PARA NEURODIVERGENTES - O Centro TEA - NDI ofertará atendimento multiprofissional para usuários do SUS com diagnóstico ou suspeita de transtorno do neurodesenvolvimento ou com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor, em todos os seus ciclos de vida: infantojuvenil, adulto e idoso, com capacidade estimada de 5.000 atendimentos/mês. Na equipe, haverá diversas especialidades, como terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, nutrição, serviço social, neurologia adulto e infantil, psiquiatria adulto e infantil, ortopedia.
Os atendimentos serão realizados em um espaço acolhedor e equipado, com salas para atendimentos individuais e em grupo, ginásio de fisioterapia infantil e adulto, sala de integração sensorial, sala para treino das Atividades de Vida Diária (AVD), brinquedoteca, jardim sensorial, destinadas para a reabilitação sensório-motora e intelectual, para estimulação das habilidades funcionais, sensoriais, cognitivas, bem como organização e regulação das respostas aos estímulos pelo indivíduo. Para acessar o NDI, o usuário deve ser encaminhado pela sua unidade de saúde de referência no APS, para avaliação global, via Central de Regulação do Recife.
Fotos: Divulgação
Ascom/PMR
Por Paulino Andrade/FN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.