sexta-feira, 14 de maio de 2021

NOTA APAC – 14 DE MAIO DE 2021. A Apac informa os maiores volumes registrados nas últimas 72 horas, (desde a quarta-feira – 12


A Apac informa que os maiores volumes registrados nas últimas 72 horas, (desde a quarta-feira – 12) foram nos seguintes municípios:


*REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE*

Paulista (325mm) 104% da média climatológica esperada para o mês de maio

Olinda (265 mm) 81% da média 

Recife (260 mm) 80% da média

Abreu e Lima (254 mm) 80% da média

Igarassu (249 mm) 88% da média 


*ZONA DA MATA*

Tamandaré (241 mm) 106% da média

Sirinhaém (220 mm) 70% da média

Rio Formoso (203 mm) 61% da média 

Barreiros (201 mm) 71% da média

Goiana (183 mm) 81% da média


*AGRESTE*

Bom Jardim (142 mm) 73% da média climatológica esperada para o mês


*PREVISÃO DO TEMPO PARA O FINAL DE SEMANA*

A previsão da APAC para o dia 14/05 mostra que existe continuidade de chuvas ao longo do dia de fraca a moderada desde o Litoral até o Sertão de Pernambuco. As chuvas tem tendência de diminuição de intensidade durante o final de semana em todo o Estado.


*CONDIÇÃO DOS RIOS*

Em decorrência das chuvas, seis pontos de rio monitorados atingiram a cota de alerta e foram emitidos avisos hidrológicos para São Lourenço da Mata, Nazaré da Mata, Timbaúba, Ribeirão e Jacuípe.


Situação atual dos rios monitorados na rede de alerta:


Bacia Hidrográfica do rio Capibaribe Apresenta nível estável, exceto a Estação em São Lourenço da Mata que ainda se encontra em nível de alerta, porém estável. 

Grupo de bacias de pequenos rios litorâneos GL-2 (e rio afluente Jaboatão) Estável. Estação localizada no município de Moreno.

Bacia Hidrográfica rio Goiana (e rios afluentes Tracunhaém, Capibaribe Mirim e Siriji) Estável, exceto para estação localizada em Timbaúba,no rio Capibaribe Mirin, que encontra-se subindo.

Bacia Hidrográfica do rio Ipojuca Apresentam nível estável no município de Caruaru. Com tendência de subir nas estações do Engenho Tabocas e Gravatá

Bacia Hidrográfica do rio Mundaú (e rios afluentes Canhotinho, Inhumas) Encontra-se estável

Bacia Hidrográfica do rio Sirinhaém (e rio afluente Amaraji) Encontram-se com tendência de subir para a estação de Engenho Bento (Joaquim Nabuco). O rio Amaraji encontra-se ainda em nível de alerta, mas com tendencia à estabilidade

Bacia Hidrográfica do rio Una (e rios afluentes Pirangi e Jacuípe) As estações de Palmares, Jacuípe (em conta de alerta) e Belém de Maria que se encontram com tendência de subir. Barreiros, Catende e Batateiras encontram-se estáveis. 



*NÍVEIS DOS RESERVATÓRIOS*


Os reservatórios do estado somam uma capacidade de acumulação máxima que está distribuída da seguinte forma: -Agreste 689 milhões de metros cúbicos; - Sertão 1.795 milhões de metros cúbicos; - Zona da mata / RMR 664 milhões de metros cúbicos de água acumulada.

A Gerência de Monitoramento e Fiscalização da Apac acompanha diariamente a situação dos principais reservatórios em Pernambuco, com a emissão de boletins diários e completos para acesso e consultas junto à população e demais interessados: 

https://www.apac.pe.gov.br/boletinsh 


Os reservatórios que mais acumularam água foram: Duas Unas (36,21%), Várzea do Una (17,69%), Pirapama (17,25%),  Cursaí (17,15%), Utinga (16,58%), Botafogo (8,16%), Tapacurá (3,10%), Bita (2,13%), Prata (1,66%), Goitá (1,62%), Carpina (0,29%) e Serro Azul (0,18%).

 Segue abaixo o percentual e informativo dos principais reservatórios de após as chuvas que ocorrem no Estado desde o dia 12 de maio (quarta-feira).

 Assª. Apac

Por Paulino Andrade/FN

Veja: www.twitter.com/@folhadenoticia2 www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticia2
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.