domingo, 28 de novembro de 2021

CBTU Recife emite nota de aviso diante das notícias de possível risco da linha sul ter a operação suspensa devido ao sucateamento do metrô Recife

 DE QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2021




Nota CBTU
 
Diante das notícias de interrupção parcial das atividades, a CBTU informa que no momento não  cogita a possibilidade de paralisação do sistema, nem da interrupção de parte das linhas. Reitera que, em respeito à população usuária do transporte ferroviário e ao princípio da transparência, diante de uma eventual interrupção do serviço, a empresa irá emitir um comunicado oficial à população. Apesar da deficiência histórica dos recursos orçamentários destinados à CBTU, esclarecemos que o Governo Federal vem mantendo o repasse dos recursos para garantir o transporte à população.
A CBTU busca há mais de 2 anos repactuar com o Estado de Pernambuco as regras da integração entre metrô e ônibus. A atual regra tarifária de integração não remunera corretamente o metrô, e faz com que o Governo Federal subsidie indiretamente as empresas de ônibus do Recife, distorção esta que vem ocorrendo com a anuência do Governo do Estado. Além disso, de 2012 até 2020 o Consórcio de Transporte da Região Metropolitana do Recife, do qual faz parte o Governo do Estado, não repassou integralmente os valores referentes às utilizações dos cartões VEM no metrô.  Esta dívida, referente há oito anos de operação, alcança atualmente a casa dos R$ 99,7 milhões (sem juros e correção monetária). 
 
A CBTU segue persistindo na busca por uma solução perante ao Governo do Estado através do parcelamento da dívida via isenção do ICMS sobre a energia de tração. Caso o Estado aceitasse a proposta, cerca  9 milhões de reais por ano, este valor seria empregado na recuperação dos trens e VLTs, além da manutenção de via e demais melhorias em estações, redes elétricas e outras edificações. Ou seja, seria possível aumentar a frota a ser disponibilizada, reduzir restrições de velocidade, devido a melhor qualidade das vias, e assim ampliar a oferta diminuindo o intervalo de espera entre os trens. Sem contar uma estrutura mais segura e confortável aos passageiros.
 
Pelos exemplos dados acima, é possível garantir que o Metrô do Recife estaria operando em um nível de desempenho, confiabilidade e segurança muito superiores ao atual. Infelizmente o Governo local segue refutando as propostas da empresa, prejudicando aos passageiros. Em 2021, após a propositura de uma ação de improbidade administrativa pelo Ministério Público em desfavor do Estado, foi que a CBTU passou a receber o repasse dos valores pelo Estado, mas a dívida dos anos anteriores continua. 
 
Diante desse cenário, e considerando a necessidade de uma força tarefa para agir no sentido da regularização das dívidas do Governo Estadual e as ações de recuperação do sistema, a CBTU requisitou a volta de todos os empregados cedidos ao Governo do Estado.
 
A direção da Companhia segue realizando todos os esforços possíveis para ampliação de receitas e ofertar um metrô cada vez mais seguro e eficiente para todos aqueles que mais precisam de nós.

Assª. CBTU - Recife

Por Paulino Andrade/FN

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