quinta-feira, 4 de abril de 2024

Fonte especialista para falar sobre decisão do Governo de adotar dose única da vacina contra o HPV no Brasil

Queremos sugerir que o Dr. Fábio Argenta, cardiologista, sócio-fundador e diretor médico da Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas em vacinas que oferecem  o que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção, como especialista para falar sobre a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e a decisão de imunização em dose única.


O profissional possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1999). Tem experiência na área médica, sendo especialista em Clínica Médica, Medicina de Urgência, Cardiologia e Hipertensão Arterial. Speaker de Cardiologia pelas empresas: Bayer, Berhringer, Libbs, Lilly, Novartis e Torrent. Além disso, é Diretor Técnico e Sócio-Proprietário da Mediodonto, Clínica Médica e Odontológica, desde 2003 (ano de fundação).


Vacinação contra HPV no Brasil


Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal contra o HPV (Papilomavírus Humano) está abaixo dos 80% desejados e era dividida em duas doses, a primeira tinha um pouco mais de adesão, mas muitos não voltam para tomar a segunda dose, principalmente os meninos. Tabus e falta de educação sexual para esse público, estão entre os entraves para que a vacinação tenha sucesso.


A partir de 02 de abril, o esquema será em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações. Com isso, se espera um aumento da cobertura em todo país, assim intensificando a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.


Este ano completa uma década que o Brasil oferece pelo SUS, a vacina contra o HPV). Aplicada em crianças e adolescentes (9 a 14 anos), ela tem se mostrado uma importante ferramenta na prevenção do câncer do colo do útero, além de outras doenças relacionadas ao vírus. Segundo dados da pesquisa italiana publicada na revista NPJ Vaccines, quando vacinados nessa faixa etária, o poder de anticorpos neutralizadores da doença são maiores.


Sobre a Saúde Livre Vacinas


Fundada em 2012, em Lucas do Rio Verde (MT), a Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas em vacinas que oferecem  o que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção, pela dentista Rosane Argenta e o cardiologista Fábio Argenta, a empresa tem como objetivo promover a saúde por meio da prevenção de doenças imunopreviníveis. Oferece vacinas para todas as faixas etárias, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes adultos, idosos e vacina ocupacional. Com 67 unidades espalhadas pelo Brasil, a marca pretende fechar em 2024 com 230 unidades e faturar R$ 44 milhões.

Assª. Katia Amorim

Por Paulino Andrade/FN

Veja: www.twitter.com/@folhanoticiaspe www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticia2
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.