quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mundo: Crimes ‘chocantes e horríveis’ do Estado Islâmico podem constituir crimes de guerra, alerta ONU


Crianças, mulheres e homens Yazidis que conseguiram sair das montanhas sitiadas de Sinjar. Foto: UNICEF / Khuzaie
Crianças, mulheres e homens Yazidis que conseguiram sair das montanhas sitiadas de Sinjar. Foto: UNICEF / Khuzaie
A chefe da ONU para os direitos humanos, Navi Pillay, condenou nesta segunda-feira (25) os crimes “chocantes e horríveis” contra a humanidade cometidos diariamente no Iraque pelo grupo armado Estado Islâmico e os seus grupos aliados.
“Os alvos sistemático do Estado Islâmico são homens, mulheres e crianças com base em sua etnia e afiliação religiosa ou sectária”, disse Pillay, em um comunicado à imprensa. Na ocasião, ela alertou sobre impiedosos genocídios cometidos pelo grupo armado em áreas sob seu controle. Segundo a alta comissária, as comunidades mais visadas são as cristãs, yezidis, shabaks, turcomanos e sabeus.
Com base em vários relatos, as principais violações incluem assassinatos seletivos, conversões forçadas, sequestros, tráfico, escravidão, abuso sexual, destruição de lugares de importância religiosa e cultural, bem como cercar e aprisionar comunidades inteiras por causa de sua afiliação étnica, religiosa ou sectária.
“Tais assassinatos a sangue frio, sistemáticos e intencionais de civis devido à sua afiliação religiosa podem constituir crimes de guerra e crimes contra a humanidade”, disse Pillay. “Peço à comunidade internacional para garantir que os autores destes crimes violentos não fiquem impunes. Qualquer indivíduo que cometa ou auxilie na prática de tais crimes  , devem ser responsabilizado de acordo com a lei”, acrescentou.

Fonte: Nações Unidas do Brasil

Veja também:www.twitter.com/@folhadenoticia2 www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticia2
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.