terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Tendências para 2024: saiba o que esperar da inteligência artificial aplicada ao e-commerce Automação de tarefas e alta personalização das ofertas devem modificar o cenário das vendas online nos próximos meses

São Paulo, dezembro de 2023 — A frequência de quem compra online aumentou em 2023: 17% dos consumidores solicita algum produto ou serviço pela internet pelo menos uma vez por semana. Em 2022 esse número era de 12%. Os dados são do Relatório E-Commerce Trends, que também prevê o aumento da atividade no ano que vem, já que 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar o consumo online nos próximos 12 meses.


“Acredito que os principais resultados vindos da inteligência artificial para o ano que vem estejam relacionados à otimização de processos e automação de tarefas. Seja aplicar IA para criar experiências mais personalizadas, com foco em fidelização, ou usar para atendimentos com clientes, com melhorias em chatbots e desenvolvimento de linguagem natural em conversas automatizadas”, reflete Rafael Ataide, diretor de Data & Tech da agência full service Adtail.


Atualmente, o principal benefício que empresas dos mais variados setores já estão sentindo tem a ver com a redução dos custos operacionais. Processos repetitivos podem ser automatizados com eficácia. Além disso, a utilização das ferramentas tecnológicas diminui a frequência de erros humanos que podem impactar o negócio, reduzindo também desperdícios e colaborando para a saúde da instituição.


“Chatbots, automação de marketing, recomendação de produtos, precificação dinâmica, diminuição de fraudes, etc. Existem várias formas de usar inteligência artificial para aumentar vendas e eficiência no e-commerce. Mas o mais importante é começar agora. Implemente, teste, otimize e teste novamente. A IA é a realidade e seus concorrentes já estão utilizando”, destaca Rafael.


Desafios do cenário


Para funcionar corretamente e oferecer insights de valor, as ferramentas de inteligência artificial necessitam de um alto volume de dados. Para Leandro Furlan, gerente de Tech da agência full service Adtail, a qualidade dos dados corporativos ainda é um grande desafio. “Big data é um tema que todos conhecem há anos, mas organizar dados estruturados em uma linha histórica pode não ser tão simples. Sem dados de qualidade, o retorno da IA pode gerar percepções imprecisas e decisões equivocadas.”


Outra dificuldade quando se trata de um contexto muito novo é a qualificação do time para adoção da tecnologia. Em alguns casos, a contratação de especialistas é imprescindível. Já existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, com objetivos diferentes. Cabe aos gestores encontrar as que mais se encaixam e que tragam os melhores resultados possíveis.


“Na Adtail, usamos IA preditiva para auxiliar nossos clientes a prever orçamentos e resultados de campanhas. Aplicamos também a IA generativa para auxiliar clientes a destravar estratégias de marketing e branding. Nas estratégias de Mídia e CRM, contamos com a IA para criar segmentos de público personalizados.”


“A melhor estratégia de marketing para impulsionar as vendas de um e-commerce com IA, é a personalização. Todo cliente é único e agora temos ferramentas para criar jornadas de compras que também sejam únicas. A tecnologia cria, para cada cliente, uma experiência singular. É isso que vai fazer a diferença e aumentar as chances de conversão”, conclui Furlan.


Sobre a Adtail


A Adtail é uma agência full service que vai além do marketing digital de performance  oferecendo uma gama completa de soluções, como digital planning, paid media, SEO optimization, CRM marketing, inbound marketing, social media, creative & design. Composta por uma equipe de mais de 200 profissionais certificados pelas principais plataformas do mercado e forte know how tecnológico, a empresa utiliza ferramentas renomadas e metodologias próprias para otimizar processos e performance. Com escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Blumenau e Curitiba – e atuação em toda América Latina – a Adtail faz parte da holding DBG&Co. Mais informações: https://adtail.ag/  

Assª. Camila Caringe

Por Paulino Andrade/FN

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