segunda-feira, 16 de maio de 2022

Frio pode chegar em parte de Pernambuco diz Apac

 Onda de frio: massa de ar polar vai diminuir temperaturas em Pernambuco? Entenda

Segundo Apac, tendência é de que impacto seja sentido no estado a partir da sexta-feira (20), com queda das temperaturas máximas.

Por Katherine Coutinho, g1 PE 16/05/2022 10h29 Atualizado há 6 horas

Tempo nublado nesta segunda-feira (16), no Cais José Estelita, na região central do Recife — Foto: Katherine Coutinho/g1 O deslocamento de uma massa de ar polar pelo país derruba as temperaturas em várias cidades a partir desta segunda-feira (16). Em Pernambuco, no entanto, a tendência é de que o impacto seja sentido mais para o fim da semana.

  • Compartilhe no WhatsApp

  • Compartilhe no Telegram

Os modelos meteorológicos indicam que a massa de ar frio deve atingir o Sertão e o Agreste na sexta-feira (20) e causar chuva no Grande Recife no domingo (22), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). "Deve ser um fim de semana mais 'friozinho' e também com chuvas", disse a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes. A massa de ar polar entra no estado pelo Sertão do estado e Agreste, seguindo depois para Zona da Mata e Grande Recife. "O fluxo de vento está mudando, está vindo de sul. Esse vento de sul vem trazendo ar mais frio que, em contato com o ar mais que está aqui na região, vai causar instabilidade, chuvas e também diminuição das temperaturas, principalmente durante o dia", explicou.

Segundo Aparecida Fernandes, chega mais a "borda" da massa de ar frio ao estado. "A medida que ela vai avançando, vai esfriando. Quando chega aqui em Pernambuco, não é com tanta intensidade, mas a gente ainda tem influência dessa massa de ar frio de uma forma mais leve que seria no Sul, Sudeste do país", afirmou. Em média, no Agreste e Sertão, a temperatura máxima deve cair em torno de 5°C entre sexta (20) e sábado (21). "A nossa diminuição das temperaturas não é comparada ao Sul do país e é principalmente durante o dia. Por exemplo, 24°C durante o dia no Sertão é porque está nublado e chovendo. Normalmente, a máxima fica acima de 30°C", disse. No estado como um todo, a massa de ar frio influencia mais as temperaturas máximas, segundo a Apac. "Deve ter uma queda principalmente durante o dia porque vai ficar mais nublado, com chuvas e um vento mais frio soprando. Muda o vento de nordeste para sul e sudeste", declarou.

Do G1




Vídeo da Assª. Apac para o B Folha de Notícias

Meteorologista Aparecida Fernandes

Da Redação Folha de Notícias




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticia2
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.