terça-feira, 11 de novembro de 2025

MIDR reforça agenda de sustentabilidade e integração regional

 Secretário Eduardo Tavares destaca a importância de mecanismos financeiros inovadores, parcerias público-privadas e parcerias estratégicas para impulsionar projetos estruturantes na Amazônia

 Secretário Eduardo Tavares destaca o papel do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS) como instrumento de integração e crescimento social. (Foto: Divulgação/MIDR)

Belém (PA) – Para tratar de iniciativas relacionadas ao financiamento de infraestrutura, saneamento e desenvolvimento sustentável, o secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Eduardo Tavares, participa de painéis e mesas técnicas na  30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará.

Ao longo do evento, Tavares representa o MIDR em debates promovidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aegea e EY House, reforçando a importância de mecanismos financeiros inovadores, parcerias público-privadas (PPPs) e parcerias estratégicas para impulsionar projetos estruturantes na Amazônia.

Os principais temas abordados pelo secretário incluem:

•             Universalização do acesso à água e esgoto como estratégia de combate às desigualdades socioambientais e de fortalecimento da resiliência climática nas cidades;

•             Integração de políticas de logística, infraestrutura e adaptação climática para promover desenvolvimento equilibrado na Amazônia;

•             Articulação entre fundos, bancos públicos e setor privado para acelerar projetos estruturantes;

•             Uso de dados, soluções conectadas e governança colaborativa para gestão territorial e serviços públicos na região amazônica.

No evento, Tavares também destaca o papel do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS) como instrumento de integração e crescimento social voltado para expansão das parcerias público-privadas. Segundo ele, o avanço da logística sustentável, com foco no transporte hidroviário e na infraestrutura verde, é decisivo para promover inclusão e competitividade na região.

“Aqui no Pará, temos dois exemplos que se destacam mundialmente: a PPP das escolas e a PPP da saúde. São duas iniciativas que representam o futuro da gestão pública eficiente. Não podemos falar em desenvolvimento sem falar em infraestrutura e sustentabilidade”, afirma o secretário.


Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Por, Paulino Andrade/FN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.