A SECRETARIA DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES REALIZOU, NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (4), O SEGUNDO DEBATE INTERGERACIONAL “CAMINHOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL: SABERES E MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO”, NA ESCOLA MUNICIPAL NATIVIDADE SALDANHA, EM CAJUEIRO SECO. A AÇÃO, QUE INTEGRA AS ATIVIDADES DO MÊS DA PESSOA IDOSA, É UMA PARCERIA ENTRE AS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, POR MEIO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
DE ACORDO COM ELLEN LEAL, DA GERÊNCIA DE POLÍTICAS ESTRATÉGICAS E PROGRAMAS DA SECRETARIA DE SAÚDE, O DEBATE É UMA FORMA INOVADORA DE APROXIMAR O SERVIÇO PÚBLICO DAS COMUNIDADES ESCOLARES. O DEBATE INTERGERACIONAL É UMA ESTRATÉGIA INOVADORA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. E JÁ TEM MAIS DE 15 ESCOLAS SOLICITANDO O PROJETO. DESTACOU QUE O OBJETIVO É FORTALECER O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE COMO CADA GERAÇÃO COMPREENDE E PRATICA O AUTOCUIDADO.
O ENCONTRO CONTOU TAMBÉM COM A PRESENÇA DE EDUARDO BEZERRA, DIRETOR-GERAL DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL DO ESTADO, QUE RESSALTOU O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INTEGRADAS NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. COMO SENDO UMA AÇÃO EXCEPCIONAL PORQUE CHEGA ONDE AS COISAS REALMENTE ACONTECEM. AFIRMOU QUE A INTERAÇÃO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIO É FUNDAMENTAL PARA FORTALECER O SUS E LEVAR CONHECIMENTO A QUEM MAIS PRECISA.
PARA A PROFESSORA MARIA DEL CARMEM CALAFELL, COORDENADORA EDUCACIONAL DA EJA, O DEBATE TEM PAPEL PEDAGÓGICO E SOCIAL, AO MESMO TEMPO EM QUE LEVA O SERVIÇO DE SAÚDE PARA DENTRO DAS SALAS DE AULA. ESTER, ALUNA DA EJA, DESTACOU QUE O CUIDADO COM A SAÚDE COMEÇA COM PEQUENAS ATITUDES. DONA CONCEIÇÃO, UMA DAS PARTICIPANTES MAIS EXPERIENTES, COMPLETOU COM SABEDORIA. QUE FOI CRIADA COM COMIDA DA TERRA E LEITE DE VACA. E AFIRMOU QUE PARA TER SAÚDE, É PRECISO FAZER ALGUNS SACRIFÍCIOS, COMO EVITAR REFRIGERANTES, BEBIDAS ALCOÓLICAS E TER REGULARIDADE NO SONO.
O DEBATE INTERGERACIONAL INTEGRA AS AÇÕES PREVISTAS NA NOTA TÉCNICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. A INICIATIVA TAMBÉM BUSCA FORTALECER O VÍNCULO ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E REDE DE SAÚDE, INCENTIVANDO UM OLHAR MAIS HUMANO E COLETIVO SOBRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.
COM ATIVIDADES DINÂMICAS, NO FORMATO DE UM “PODCAST AO VIVO”, O EVENTO TRANSFORMOU A ESCOLA EM UM ESPAÇO DE ESCUTA E APRENDIZADO MÚTUO, REFORÇANDO O COMPROMISSO DA GESTÃO MUNICIPAL COM O ENVELHECIMENTO ATIVO, SAUDÁVEL E PARTICIPATIVO. “SE AS PESSOAS NÃO CHEGAM ATÉ O SERVIÇO DE SAÚDE, O SERVIÇO CHEGA ATÉ ELAS E A ESCOLA É O ESPAÇO PERFEITO PARA ISSO”, RESUMIU ELLEN LEAL.
REPORTAGEM: ROGILSON RODRIGUES
SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DA PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
Por, Paulino Andrade/FN
%2009.58.12_bc0edc8e.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.