Metroviários determinaram prazo de 30 dias para agurdar novas ações orçamentárias pela CBTU
Fotos: Reprodução/Internet
A greve do Metrô do Recife está suspensa. Nesta quarta-feira (05), no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizou assembleia geral que definiu pelo encerramento da paralisação.
Após três dias de atividades suspensas nas estações do Metrô do Recife, a categoria decidiu por ampla maioria pelo encerramento da grave a partir das 0h desta quinta-feira (06). O sistema voltará às operações normalmente a partir das 5h.
A decisão dos metroviários está baseada na conciliação ocorrida, na última terça-feira (04), orientada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
A concessionária terá 30 dias para estabelecer novas ações orçamentárias junto ao Ministério das Cidades, o órgão supervisor da gestão, e da Casa Civil da Presidência da República, responsável pelas ações orçamentárias.
Presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares
Presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco
Dessa forma, o sindicato espera ao final desse período receber uma proposta orçamentada para compreender quais necessidades serão combatidas em curto prazo. O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, comentou sobre essa necessidade.
"A gente vai dialogar para que o recurso venha, ele não ia chegar do dia para a noite. Queremos resolver todos esses problemas em no máximo três meses, mas precisamos encontrar esses caminhos dentro deste mês", disse.
Para isso, a categoria apresentou um plano emergencial com dez itens que deve ser apresentado ao Governo Federal, que possuem os objetivos voltados à recuperação e segurança do sistema metroviário.
Recuperação das subestações de energia;
Reforço e modernização da rede aérea;
Aquisição de locomotiva de serviço;
Substituição e recuperação da rede aérea;
Reposição de peças para composições;
Recuperação das máquinas especiais, revisar e reparar equipamentos de manutenção;
Reforço da manutenção preventiva;
Requalificação de pátios e oficinas;
Melhoria da segurança operacional;
Gestão de recursos e transparência.
Ainda que a paralisação tenha sido encerrada, a categoria permanece em estado de greve. Ou seja, se as demandas não forem atendidas ou algum acordor for celebrado, os metroviários podem parar novamente o sistema.
Motivações
O presidente Luiz Soares reiterou que a decisão pela paralisação não foi de ordem para demandas exclusivas da categoria, mas pela busca de maiores investimentos para o sistema e melhoria da segurança aos passageiros e funcionários. O recente caso de incêndio no vagão foi relembrado.
"Quando a gente olha uma composição daquela pegando fogo, não é fácil para a gente, para o mecânico que consertou ver aquilo pegar fogo. Porque a gente não tem peça. Não é fácil para um maquinista, ou para o segurança, porque eles estão na ponta, todo mundo está sofrendo com isso", desabafou.
Processo de votação da assembleia geral dos metroviários
Processo de votação da assembleia geral dos metroviários em favor da suspensão da greve - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco
Diretor de comunicação do Sindmetro e maquinista do Metrô do Recife, Leando Félix, reforçou o discurso e alertou para possíveis tragédias caso melhorias não forem empregadas.
"Não é sobre salário ou outra causa social. Esse movimento que nós estamos fazendo é em defesa da vida. Hoje poderíamos estar contando corpos carbonizados dentro do sistema metroferroviário, poderia ser uma 'Boate Kiss' ambulante, entre o trecho das estações Alto do Céu e Curado", refletiu.
Informações, IA

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade
Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.