quarta-feira, 18 de junho de 2025

Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”: Alunos recebem ação de conscientização sobre riscos dessa prática criminosa

 

Com a proximidade das férias escolares de julho e diante do aumento da prática criminosa conhecida como “surf” e “amorcegamento” nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), principalmente entre os jovens, o Governo do Estado, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), realizou hoje (18), na Escola de Referência em Ensino Médio Edmur Arlindo de Oliveira, em Jaboatão dos Guararapes, a campanha “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos com as consequências dessa conduta. Em uma conversa dinâmica com os alunos, os gerentes Kathia Sena (Fiscalização) e Heron Farias (Terminais), além de Alex Carvalho, chefe da Divisão de Vistoria do CTM, alertaram sobre os perigos de viajar na parte externa dos coletivos. Os estudantes foram orientados a denunciar sempre que presenciarem esse tipo de crime, reforçando que essa atitude pode salvar vidas, garantir a segurança dos passageiros e preservar o patrimônio público, além de promover mais dignidade e respeito no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP/RMR).

O Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, destacou o esforço contínuo da equipe na conscientização de que essa prática não é um esporte, e sim uma atitude extremamente perigosa, que coloca vidas em risco. “Estudos mostram que domingos, feriados, períodos de férias e dias de jogos de futebol são os momentos em que mais flagrantes dessa prática ocorrem nos coletivos. Por isso, pedimos que toda vez que a população presenciar essas irregularidades, denuncie pelos nossos canais de atendimento. Assim podemos mapear os pontos críticos e direcionar nossas ações de fiscalização”, reforçou.

DENÚNCIA

Em caso de registrar elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia, e sendo o seu primeiro contato nos canais de atendimento do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, por favor, registrar manifestação na Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 081 0158, de segunda a sexta, de 08h às 18h, ou no WhatsApp 99488-3999, todos os dias, de 08h às 18h. Se a solução para sua manifestação não for atendida no prazo apresentado, o usuário, com número do protocolo inicial registrado em um dos canais, poderá enviar sua demanda no nosso canal de segunda instância, a Ouvidoria, por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5633/5630/5519, de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h às 16h. 

FOTOS: PAULO MACIEL // CONSÓRCIO DE TRANSPORTE METROPOLITANO





Ascom / Jô Lima - Grande Recife

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