quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

A Ponte da Boa Vista no Recife está de pintura nova em 2022

 PONTE DA BOA VISTA DE PINTURA NOVA

Ponte da Boa Vista ou Ponte de Ferro




Fotos: Paulino Andrade/FN em 10 de Fevereiro de 2022.


Ponte da Boa Vista é uma ponte recifense sobre o Rio Capibaribe, ligando a Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, à Rua da Imperatriz Teresa Cristina, no bairro da Boa Vista.

É a ponte mais típica da paisagem urbana recifense, mandada construir por Maurício de Nassau, em 1640.

História

A primeira ponte foi construída em local diferente ao da hoje existente. Foi construída em sete semanas, toda em madeira.[1]

No Século XVIII, o então governador da província de Pernambuco Henrique Luís Pereira Freire (que governou a província entre 1737 e 1746) mandou derrubar a antiga ponte e construir outra, também em madeira, no local da hoje existente.

O engenheiro Antônio Bernardino Pereira do Lago a reconstruiu em 1815, colocando gradis de ferro e calçamento de seixos irregulares e construiu varandas, onde foram colocados bancos.

Com projeto do engenheiro Francisco Pereira Passos [2], a ponte foi reconstruída em agosto de 1874, por ordem do então governador da província, Henrique Pereira de Lucena, futuro Barão de Lucena. Esse novo projeto deu feições mais modernas à ponte. Seu formato é o que hoje ela apresenta. Feita em ferro batido (importado da Inglaterra), a ponte apresenta pequenos ladrilhos que se encaixam em forma de losangos.

Nas décadas de 1940 e 1950, a ponte servia de passarela para que os recifenses ali desfilassem, sob a vigilância das câmeras de fotógrafos, que ofereciam suas fotografias.

Foi parcialmente destruída em duas enchentes do Rio Capibaribe, em 1965 e 1966, tendo sido restaurada em 1967, na gestão do prefeito Augusto Lucena. Essa restauração a descaracterizou [3] e a obra foi embargada pelo IPHAN, embora tardiamente, quando o trabalho já estava praticamente concluído.

A Ponte da Boa Vista carrega parte da História do Recife e Pernambuco. A ponte original do período holandês sofreu muitas modificações ao longo dos anos. A estrutura atual é do século XIX com ferro importado da Inglaterra e sofreu sérias modificações na década de 60 quando passou por um processo de reforma.

Texto Informações da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticia2
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.