PONTE DA BOA VISTA DE PINTURA NOVA
Ponte da Boa Vista ou Ponte de Ferro
Fotos: Paulino Andrade/FN em 10 de Fevereiro de 2022.
Ponte da Boa Vista é uma ponte recifense sobre o Rio Capibaribe, ligando a Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, à Rua da Imperatriz Teresa Cristina, no bairro da Boa Vista.
É a ponte mais típica da paisagem urbana recifense, mandada construir por Maurício de Nassau, em 1640.
História
A primeira ponte foi construída em local diferente ao da hoje existente. Foi construída em sete semanas, toda em madeira.[1]
No Século XVIII, o então governador da província de Pernambuco Henrique Luís Pereira Freire (que governou a província entre 1737 e 1746) mandou derrubar a antiga ponte e construir outra, também em madeira, no local da hoje existente.
O engenheiro Antônio Bernardino Pereira do Lago a reconstruiu em 1815, colocando gradis de ferro e calçamento de seixos irregulares e construiu varandas, onde foram colocados bancos.
Com projeto do engenheiro Francisco Pereira Passos [2], a ponte foi reconstruída em agosto de 1874, por ordem do então governador da província, Henrique Pereira de Lucena, futuro Barão de Lucena. Esse novo projeto deu feições mais modernas à ponte. Seu formato é o que hoje ela apresenta. Feita em ferro batido (importado da Inglaterra), a ponte apresenta pequenos ladrilhos que se encaixam em forma de losangos.
Nas décadas de 1940 e 1950, a ponte servia de passarela para que os recifenses ali desfilassem, sob a vigilância das câmeras de fotógrafos, que ofereciam suas fotografias.
Foi parcialmente destruída em duas enchentes do Rio Capibaribe, em 1965 e 1966, tendo sido restaurada em 1967, na gestão do prefeito Augusto Lucena. Essa restauração a descaracterizou [3] e a obra foi embargada pelo IPHAN, embora tardiamente, quando o trabalho já estava praticamente concluído.
É a ponte mais típica da paisagem urbana recifense, mandada construir por Maurício de Nassau, em 1640.
História
A primeira ponte foi construída em local diferente ao da hoje existente. Foi construída em sete semanas, toda em madeira.[1]
No Século XVIII, o então governador da província de Pernambuco Henrique Luís Pereira Freire (que governou a província entre 1737 e 1746) mandou derrubar a antiga ponte e construir outra, também em madeira, no local da hoje existente.
O engenheiro Antônio Bernardino Pereira do Lago a reconstruiu em 1815, colocando gradis de ferro e calçamento de seixos irregulares e construiu varandas, onde foram colocados bancos.
Com projeto do engenheiro Francisco Pereira Passos [2], a ponte foi reconstruída em agosto de 1874, por ordem do então governador da província, Henrique Pereira de Lucena, futuro Barão de Lucena. Esse novo projeto deu feições mais modernas à ponte. Seu formato é o que hoje ela apresenta. Feita em ferro batido (importado da Inglaterra), a ponte apresenta pequenos ladrilhos que se encaixam em forma de losangos.
Nas décadas de 1940 e 1950, a ponte servia de passarela para que os recifenses ali desfilassem, sob a vigilância das câmeras de fotógrafos, que ofereciam suas fotografias.
Foi parcialmente destruída em duas enchentes do Rio Capibaribe, em 1965 e 1966, tendo sido restaurada em 1967, na gestão do prefeito Augusto Lucena. Essa restauração a descaracterizou [3] e a obra foi embargada pelo IPHAN, embora tardiamente, quando o trabalho já estava praticamente concluído.
A Ponte da Boa Vista carrega parte da História do Recife e Pernambuco. A ponte original do período holandês sofreu muitas modificações ao longo dos anos. A estrutura atual é do século XIX com ferro importado da Inglaterra e sofreu sérias modificações na década de 60 quando passou por um processo de reforma.
Texto Informações da Internet.
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