segunda-feira, 20 de junho de 2022

BRK Ambiental assume compromisso para apoiar os refugiados que vivem no país

 

Empresa faz parte Fórum de Empresas com Refugiados e se torna membro da Tent Partnership for Refugee para reforçar o engajamento com projetos sociais

A BRK Ambiental reforça o seu compromisso com temas sociais no país e faz parte do Fórum de Empresas com Refugiados, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), e ao projeto Tent Partnership for Refugee, ação que mobiliza empresas para apoiar a causa humanitária em todo o mundo.

Com a participação nos projetos, a BRK Ambiental integra um grupo de grandes companhias mundiais que estão comprometidas em proporcionar aos refugiados ambientes de integração mais solidários e humanizados. A proposta é garantir a sobrevivência dessas pessoas através da capacitação e ajudá-las na inserção no mercado de trabalho, para que possam participar economicamente e socialmente nos países em que vivem.

“A adesão a programas de apoio aos refugiados é uma iniciativa que está alinhada à nossa estratégia ESG, que prioriza as questões ambientais, sociais e corporativas. A missão da companhia é trabalhar diariamente para garantir o desenvolvimento das comunidades, com ações transformadoras que vão além da garantia de saneamento de qualidade”, avalia Carlos Almiro, Head de Sustentabilidade e Gestão de Riscos da BRK Ambiental.

Atualmente, a BRK Ambiental é responsável pelo projeto Reinventar, programa que oferece formação integral técnica para mulheres refugiadas ou que vivem em situação de vulnerabilidade, realizado em parceria com a Foxtime. A proposta é que as participantes possam atuar na área de saneamento, e com isso terem uma renda própria.  Na primeira edição do projeto, realizado em 2020 na Região Metropolitana do Recife, a BRK Ambiental promoveu a formação de 25 mulheres, 3 delas brasileiras em situação de vulnerabilidade e 22 refugiadas venezuelanas. E já houve uma segunda edição do programa, que aconteceu em Alagoas em 2021.

Das participantes, seis venezuelanas já foram contratadas para atuar nas operações da BRK Ambiental em Pernambuco, entre elas Yelitza Flores, que tem 51 anos e é refugiada. “Eu dormia em papelão, pedia na rua e, quando eu não conseguia nada, tinha que revistar o lixo para ver o que conseguia. Agora, tenho um bom emprego, estou muito feliz e agradecida pois o Brasil me abriu os braços e as portas”, comenta Flores.

“Foi gratificante para nós ter a possibilidade de abrir essa seleção para essas venezuelanas, pessoas que já encararam uma jornada tão dolorosa ao precisarem deixar seu país de origem. E o Reinventar foi como uma janela de oportunidade para esse grupo, e que traz à tona a valorização das mulheres no saneamento, um segmento em franca expansão no Brasil”, reforça Renata Samuel, gerente de operações da BRK Ambiental da RMR.

BRK Ambiental em Pernambuco

A BRK Ambiental é uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil. Mantém investimentos em mais de 100 municípios do país, disponibilizando serviços que beneficiam mais de 16 milhões de pessoas de norte a sul do Brasil. Em Pernambuco, a BRK Ambiental está presente na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no município de Goiana desde 2013, por meio do Programa Cidade Saneada, uma parceria público-privada com a Compesa, e já investiu mais de R$1,5 bi. O objetivo do projeto é a ampliação do atendimento dos serviços de esgoto em todas as 15 cidades atendidas.


Assª. BRK


Por Paulino Andrade/FN


Veja: www.twitter.com/@folhadenoticia2 www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticiaspe
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.