sábado, 5 de agosto de 2023

Greve do Metrô do Recife continua

 Metrô terá funcionamento de 60% em horários de pico e 40% nos demais horários

A primeira audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) teve poucos avanços, mas a greve continua. A reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira (4) no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), e tinha o objetivo de discutir sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025.

O sindicato resolveu atender a determinação da Justiça que obriga a operação do Metrô do Recife nos horários de pico da manhã e da noite. Com isso, ficou acordado que, a partir deste sábado (5), 60% da frota de trens funcionarão das 5h30 às 8h30, e das 17h30 às 19h30. Nos demais horários, o funcionamento será de 40% da frota de trens. A categoria vinha desobedecendo a determinação que previa multa de R$ 60 mil por dia, caso fosse descumprida.

A decisão de acatar a determinação veio após a reunião entre representantes da categoria, da CBTU e do TRT-6. A negociação foi intermediada pelo Desembargador Vice-presidente, Sergio Torres Teixeira e a Procuradora-Chefe substituta da Procuradoria Regional do Trabalho da Sexta Região, Ana Carolina Lima Vieira Ribemboim. 

Os metroviários exigem que haja o reajuste do piso salarial e cláusulas que garantam a estabilidade do emprego. Além disso, o sindicato quer que o Governo Federal retire a CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND). Caso a privatização seja efetivada, os metroviários pedem pela realocação dos funcionários para outros órgãos públicos. 

Durante a reunião, o sindicato solicitou o percentual de 15% no reajuste salarial, além de outras cláusulas sociais. Também foi afirmado que na mesa de negociação foi redigida uma ata no dia 19 de junho de 2023, pugnando pelo cumprimento do acordo. A CBTU confirmou a negociação e afirmou que a ata precisava ser aprovada no Serviço Social do Transporte (SEST), o que não ocorreu. 

Após diversas tentativas de negociações, uma nova reunião com o TRT-6 foi marcada para a segunda-feira (7) para tentar definir um acordo entre as duas partes, tendo a participação de representante da SEST, e em seguida, uma nova assembleia será realizada para discutir os próximos passos da categoria.

Texto: Diário de Pernambuco

Redação B Folha de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe nossas publicações também nas nossas páginas: www.facebook.com/paulinoandrade.imprensa
www.twitter.com/@folhadenoticia2
www.twitter.com/@paulino_andrade

Os comentários a baixo não representam a opinião do B. Folha de Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.